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Diminuir o custo de prospecção de novos clientes.

Todo empreendedor sabe que uma das coisas mais importantes em qualquer empresa é a redução de custos e isso pode ser conseguido em muitos departamentos da empresa, compras, recrutamento e seleção, logística, etc.

Mas e se pudéssemos reduzir os custos de aquisição de novos clientes? Todos sabemos que é muito mais barato manter clientes antigos do que conquistar novos, mas o que poucos empreendedores sabem é que podemos reduzir drasticamente o custo de aquisição de novos clientes se utilizarmos de forma correta as novas tecnologias.

Continuar investindo em mídia tradicional com seus altos custos de veiculação é um verdadeiro tiro no pé de qualquer pequena ou média empresa, mídias offline podem até oferecer um certo retorno imediato, mas a verdade é que sua marca ou seu produto só serão mostrados enquanto você estiver pagando, no momento em que sua verba publicitária acabar, sua marca some dos olhos de seus possíveis compradores.

Agora imagine que sua empresa pudesse estar no lugar e hora exatos onde seus clientes e futuros clientes decidirem buscar exatamente pelo produto que você vende. Esse seria o mundo perfeito, não é mesmo? A boa notícia é que ele existe, sim isto já é possível com as novas tecnologias mobile, por exemplo.  

Quando decido comprar um par de sapatos, não abro um jornal na esperança de encontrar um anúncio de uma loja que venda sapatos, ou não saio à rua procurando por outdoors com anúncios sobre sapatos.

O que é preciso entender é que o consumidor moderno não é mais refém da mídia tradicional, hoje as marcas são reféns dos consumidores, porque é muito fácil 'dar uma busca no Google' e encontrar milhares de anúncios sobre qualquer produto que estejamos dispostos a comprar.

Então a lógica desse maravilhoso mundo novo para as marcas é: "Esteja no lugar e na hora certa em que seu cliente decidir comprar o seu produto."

E não há melhor maneira para uma empresa conseguir isso se não usando a internet. Mas para que seus consumidores encontrem sua empresa no Google, em meio a milhares de outras empresas que estão ali disputando o mesmo lugar ao sol, é preciso que sua marca tenha uma presença massiva na internet.

E para conseguir isso você precisa muito mais do que apenas um site com algumas fotos de produtos, um formulário de contato e uma página com três parágrafos contando de forma extremamente sucinta, um pouco da história de sua empresa. 

O básico:

Tudo começa com um website

Mas não estamos falando de um site onde somente o seu programador pode mexer, isso seria como ter que pagar para alguém postar algo no seu perfil do Facebook, você precisa de um sistema de gerenciamento de conteúdo, algo que permita que você ou alguém de sua empresa possa atualizar toda vez que existirem novidades. É claro que nem precisamos dizer que quanto mais novidades você postar, melhor.

Tenha um blog corporativo    

Quando falamos em postar novidades, estamos falando justamente de como usar uma das ferramentas mais importantes na hora de influenciar seus clientes e potencias clientes. E é aí que entra o blog da empresa, com ele sua marca poderá se posicionar como referência em seu mercado de atuação. Conte uma estória, ensine seus clientes, e possíveis clientes a resolver algum problema que tenham, ensine-os a como usar melhor seus produtos.

O resultado disso é que chegará um momento em que o blog da empresa se tornará fonte obrigatória de informação, aquele lugar onde as pessoas vão para encontrar algo que lhes ajude de alguma forma. Isso acaba por criar confiança em seus leitores/clientes/prospects. Eles passarão a 'confiar' em você, em sua empresa, e todos sabemos que as pessoas tendem a fazer negócios com quem confiam...

Seja famoso para quem já conhece sua marca

Ok, sua empresa já tem aquele site dinâmico com muita informação relevante para seu público, o blog já tem leitores assíduos. Agora é hora de fazer com que todo esse tráfego se transforme em seguidores e fãs, é hora de começar a usar as redes sociais para espalhar sua informação, engajar seus clientes, enfim, manter contato sistemático com eles.

Use o bom e velho e-mail-marketing

Uma das ferramentas de maior relevância quando o assunto é relacionamento com clientes, ainda é o envio de mensagens por e-mail. Mas calma, quando falamos em e-mail-marketing, não estamos falando em sair mandando mensagens para todo mundo que você conhece.

Você só poderá enviar uma newsletter para aquelas pessoas que pediram para receber suas atualizações, aquelas que se inscreveram usando o formulário que está em seu website e em seu blog, ou mesmo em suas páginas de conversão. A regra é simples: "faça spam e queime sua marca", tenha sempre isso em mente quando decidir fazer uma campanha por email.

Nunca, nunca mesmo, envie um e-mail de propaganda do seu negócio para quem ainda não conhece sua empresa. E-mail-marketing não é uma ferramenta para prospecção de novos clientes. E-mail-marketing é a segunda faze do ATRAIR, RELACIONAR E VENDER, a faze do relacionamento, o que fará com que seus seguidores/clientes e futuros clientes continuem mantendo contato com sua marca.

Precisa de ajuda para implantar tudo isso em sua empresa? Fale conosco, já fazemos isso à muito tempo e certamente podemos ajudá-lo a reduzir seu custo de prospecção de novos clientes usando a internet da forma correta.

Entre em contato conosco hoje mesmo e tenha em sua empresa um ótimo plano de marketing digital.

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