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Quanto você pode ganhar com a venda de cursos on-line?

No passado o conhecimento era restrito àqueles que detinham o poder econômico, pois era muito caro ter acesso à escolas e universidades. Porém, neste inicio do século XXI essa lógica se inverteu, hoje o poder econômico é controlado por quem detém o conhecimento, é infinitamente mais fácil ter acesso ao conhecimento hoje, do que há 100 anos.

A indústria do conhecimento é um dos mercados que mais cresce no mundo neste momento.

O mercado de e-learning foi avaliado em mais de $165 bilhões em 2015 e deverá exceder $240 bilhões até 2023, com um crescimento anual de 5%, dados do Global Market Insights, no relatório de 2016.

Investir na educação e na aprendizagem ao longo da vida é uma tendência crescente entre pessoas de todas as idades e classes sociais, e os cursos on-line vêm preencher as lacunas desse conhecimento. As pessoas tendem a preferir o conforto e a flexibilidade de suas próprias casas, evitando as complexidades de deslocamento para as aulas presenciais. 

Se você ainda não está oferecendo seu próprio curso on-line, está perdendo uma grande oportunidade. Esteja entre os primeiros a entrar nos cursos on-line em seu nicho e você não vai se arrepender.

Aproveitando o poder dos cursos online

Há muitos fatores que precisam ser analisados para termos uma ideia do trabalho que dá criar seu próprio curso online e os lucros das vendas podem variar de forma bem acentuada.

Depende principalmente dos recursos disponíveis (incluindo o poder da sua marca pessoal ou da marca da empresa) e do empenho que você coloca na criação, no marketing e venda do curso. Um instrutor poderia estar ganhando de algumas centenas de reais por ano até uma renda de seis dígitos ou mais e acredite, tem gente jogando neste nível, apenas vendendo um curso na internet.

Alguns fatores a considerar são:

- Grau de reconhecimento pessoal ou da marca;
- Nível de Especialização na área;
- Conteúdo de treinamento já pronto como: postagens de blog, livros, vídeos / vlogs, áudio / podcasts;
- Tópico do curso;
- Tamanho da sua audiência;
- Renda do público-alvo;
- Tamanho do mercado e da concorrência.

Em geral, os produtores com uma audiência pronta, como profissionais estabelecidos, blogueiros / vloggers, pessoas com autoridade e celebridades terão mais facilidade na hora de iniciar sua própria 'escola online', e o reconhecimento da marca ajudará a aumentar as vendas.

Ter uma grande base de seguidores nas redes sociais, uma lista de email-marketing ou uma gama de contatos comerciais interessados ​​em sua experiência são outros fatores importantes.

Se você não se encaixa em nenhum dos perfis acima, então precisará trabalhar muito mais o marketing do negócio e se envolver com o eco-sistema on-line para vender seus cursos.

Há ainda a opção de investir num bom curso de marketing digital como este do Tiago Bastos onde você pode aprender todo o processo para estruturar um negócio online usando o marketing digital e que pode te ajudar a acelerar o processo de entrada neste mercado. 

Por último, você deve considerar o assunto do seu curso e se existe um mercado para ele. Alguém pagaria para ter acesso ao seu conhecimento e, em caso afirmativo, qual seria o valor que essa pessoa estaria disposta a pagar? Isso também afetará seu preço e também afetará a qualidade do curso oferecido.

Retorno do investimento (ROI) de uma escola on-line

Lançar seu curso on-line pode parecer muito trabalho, porém em minutos você poderá fazer um inventário do material que já tem e que pode e deve ser reutilizado, como:

- Posts de blog antigos;
- Gravações de vídeo / áudio de seminários, discursos, entrevistas;
- Livros / e-books ou material de informações da empresa.

Reduzir os gastos em novos conteúdos e reutilizar seu material antigo, pode aumentar o ROI do seu curso online (e sua própria renda). Então, você só precisa analisar suas despesas mínimas e é uma formula simples: 

      Rendas - Despesas 
       _________________________

           Despesas.

Os múltiplos benefícios dos cursos on-line para o seu negócio

Lançar um curso on-line pode, obviamente, trazer-lhe uma renda passiva ou uma nova e impressionante fonte de receita, mas também pode oferecer outros benefícios para você ou para o seu negócio.

Um curso on-line pode impulsionar  sua marca e sua presença online, posicionando você como formador de opinião e fonte de novos conhecimentos. Pode ajudar a aumentar a fidelização de seus clientes atuais, à medida que a necessidade por informações acessíveis e de boa qualidade cresce.

Mas enquanto seu próprio negócio de educação on-line não ganha corpo, você pode gerar oportunidades lucrativas, oferecendo cursos on-line rápidos e gratuitos para atrair potenciais clientes e outros formadores de opinião como você, além de também poder promover outros cursos de produtores que já estão estabelecidos há mais tempo no mercado e com isso começar a gerar receita e aprender com quem tem mais expertise que você.

Na nova sociedade baseada no conhecimento, onde a informação é poder, a utilização de sua experiência para ensinar os outros pode construir uma fonte adicional de renda para profissionais autônomos e empresas, além de beneficiar a sociedade, promovendo o conhecimento!

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Luis Carlos Weber - Consultor de marketing digital.

Luis Carlos Weber

Especialista em gerenciamento de contas digitais
para pequenas e médias empresas. 

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