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Marketing digital. Será que esse negócio é para mim?

Escrevi este post com o intuito de fazer com que aqueles que estão querendo iniciar no marketing digital reflitam sobre as principais dificuldades que encotrarão pela frente ao decidirem trilhar esse novo, desafiador e recompensador caminho. Por isso você encontrará muitas perguntas logo mais abaixo, mas não se preocupe eu vou te ajudar a responde-las.
 
A grande dificuldade que as pessoas encontram quando decidem começar a trabalhar usando a internet, vendendo produtos com marketing de afiliados é organizar todos os incontáveis detalhes necessários até que estejam prontos para fazer a primeira venda.
 
Existe um passo-a-passo que precisa ser implementado para que a coisa comece a funcionar e gerar vendas, e o dinheiro comece a entrar de fato.
 
Não use jargões, sério
 
O problema é que se você não tem nenhum tipo de conhecimento sobre internet, redes sociais, estratégias de vendas, ferramentas digitais, nunca ouviu falar em HTML, páginas de conversão, não tem a menor ideia do que é e como se identifica um nicho de mercado e muito menos como construir a sua 'persona', é muito complicado entrar nesse mercado, justamente porque você precisa organizar toda essa informação, colocando tudo no seu devido lugar até encontrar a sua maneira para fazer a coisa acontecer.
 
É complicado para quem não está familiarizado com toda essa parafernália de termos e gírias moderninhas do mundo digital, além dos famosos jargões que todas as profissões tem e que infelizmente alguns profissionais adoram usar durante a conversa tentando impressionar os compradores, um belo tiro no pé.
 
Seus primeiros leads te aguardam...
 
Mas não é impossível, pelo contrário, é perfeitamente possível que qualquer pessoa aprenda tudo isso em um espaço de tempo 'relativamente' curto para começar fazer as primeiras vendas de info-produtos no mercado de afiliados ou mesmo começar a gerar os primeiros 'leads' (olha o jargão aí), aliás esse é um termo com o qual você precisa ir se acostumando, leads são seus primeiros clientes em potencial, aqueles que ainda não compraram o seu produto mas que já demonstram interesse por ele, e com os quais você começará a se relacionar usando o seu... 'auto-responder' e seus posts de blog que serão publicados na sua 'Fanpage' (sua página profissional no Facebook), além de serem enviados também para o seu Twitter.
 
Bem, mas voltando à questão do 'perfeitamente possível', você pode aprender isso sim, e olha que pode ser muito mais fácil do que parece à primeira vista. Na verdade é quase
como uma receita de bolo, quase, existe sim um passo-a-passo, uma sequência de ações que precisam ser implementadas para o negócio começar a andar 'quase sozinho'.
 
Antes de mais nada você precisa responder algumas perguntas, e essas respostas não são para mim ou para qualquer outra pessoa, elas são única e exclusivamente para você.
 
A primeira pergunta é:
 
'Será que trabalhar com  internet é para mim?'
 
Para te ajudar nesta resposta posso dizer que SE você não aguenta mais ter que acordar todo o santo-dia as 6:30 e começar a trabalhar as 8:00, tendo que aturar aquele seu chefe chato e grosseiro que pode bem ser um idiota que sabe muito menos do que você, e apesar disso manda em você e como se não bastasse ainda tem um salário bem maior que o seu...

Se você está em busca de algo que te dê mais liberdade para que possa passar mais tempo com sua família, seus filhos, cuidar mais da sua saúde, poder escolher a hora que você quer ir à academia, poder decidir se vai acordar as 8:00 da manhã ou as 11:00...
 
Bem, se esse é você. Então sim, o marketing digital, o marketing de afiliados é para você, foi feito sob medida para pessoas como você.
 
Agora que já sabemos o que queremos, vamos à receita de bolo, o passo-a-passo:
 
Quando eu comecei a primeira pergunta que precisei responder foi:
 
Mas qual produto eu vou escolher para divulgar/vender?

Reposta:
Escolhi um produto com o qual eu já tinha alguma afinidade e até mesmo expertise. E acredite todo mundo tem uma base de conhecimento em alguma coisa e pode apostar,
certamente alguém antes de você já pensou em ... criar um info-produto para vender para aquelas pessoas que não tem tanto ou nenhum conhecimento sobre o tal assunto.
 
E é justamente aí que você entra. ESTE é o produto que você vai começar a vender na internet usando as técnicas do marketing de conteúdo.
 
Respondida a primeira pergunta e escolhido o produto, veio a segunda pergunta:
 
Como?
Como iniciar a divulgação?
Como começar a construir minha lista de emails?
Quais ferramentas usar?
Como escrever a primeira sequência de emails para dar continuidade ao processo de relacionamento com os primeiros leads?

Resposta:
Sim, eu precisava da tal receita de bolo, alguém que já houvesse passado por isso e criado e testado uma técnica para conseguir colocar tudo isso em prática. Mas onde conseguir um material devidamente organizado que me mostrasse todas as principais estratégias e ferramentas necessárias para começar?
 
Comecei minha pesquisa...
 
Na época em que decidi entrar de cabeça no mundo do marketing digital minha situação financeira não estava lá essas coisas, com essa 'premissa' em mente eu sabia que precisa de uma solução que coubesse no meu orçamento, no meu limitadíssimo o orçamento, bem, comecei minha busca lendo alguns gigabytes de posts em blogs, fanpages, newsletters assinadas em páginas de conversão...
 
Depois de mais ou menos uma semana acabei clicando num banner de remarketing (vai se habituando com esse termo, tem ouro aí...) no Facebook, eu já havia visitado o site do Farouk Palis, mas por algum motivo naquele momento não havia me despertado a atenção, porém desta vez quando cliquei no banner fui redirecionado para a página de apresentação dele, me lembro de ter pensado, 'já vi esse site antes, bem, vamos ver de novo, só que com mais atenção', para minha surpresa ele consegui apresentar de forma muito sucinta e objetiva a solução que eu estava buscando exatamente naquele momento. 
 
Ele realmente consegue te passar de forma bem objetiva uma maneira de você conseguir tráfego para suas páginas de conversão sem a necessidade de pagar para postar banners no Facebook, e pode acreditar, isso faz uma grande diferença para quem está começando e não dispõe de muito dinheiro para investir na compra de tráfego. 
 
Quando comecei a assistir ao vídeo de apresentação percebi que era realmente o que eu buscava, uma forma de gerar minhas primeiras vendas - conto essa estória em outro post -  apenas utilizando ferramentas que eu já conhecia e dominava como por exemplo uma conta no Facebook, além disso todo o investimento mais caro que teria que fazer se resumia ao meu tempo.
 
Quando abri a página e li a frase: 'A REGRA É SIMPLES: PRIMEIRO FAÇA VENDAS, SÓ DEPOIS INVISTA!'. Opa! Parece mesmo que estou no caminho certo.  
 
Bem pessoal, espero que de alguma forma este post tenha ajudado aqueles que como eu um dia precisaram encontrar respostas para algumas perguntas importantes, algumas bem básicas mas que podem fazer com que você acabe deixando seus sonhos e projetos engavetados até as respostas apareçam.
 
Não que haja um grande problema em esperar um pouco mais até as tais respostas aparecerem, o problema é aquele seu chefe, lembra dele? Chato, ganha mais que você... Será que ele vai estar esperando por você... amanhã, de manhã.... as oito horas...?  
 
 
 
 
 

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Luis Carlos Weber - Consultor de marketing digital.

Luis Carlos Weber

Especialista em gerenciamento de contas digitais
para pequenas e médias empresas. 

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