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Negócio digital. A importância de um bom plano de marketing.

Um dos fatores mais importantes na hora de implantar ações de marketing digital é fazer uma documentação detalhada sobre as estratégias que já estão sendo implementadas e as que ainda precisam ser postas em prática.

Desta forma você terá um plano de ação claro e uma boa fonte de referência para consultar a qualquer momento antes de uma tomada de decisão.

Afinal, a falta de planejamento pode resultar em grandes prejuízos e muito tempo perdido. Vamos falar de maneira rápida sobre 9 tópicos que podem te ajudar a evitar toda essa perda de tempo e dinheiro.

São eles:

1- Avaliando as ações de marketing que já foram implementadas;
2- Usando a concorrência a seu favor;
3- Identificando o cliente, criando a 'persona';
4- Você precisa ter clareza sobre os objetivos do seu negócio;
5- A importância das boas estratégias na hora do planejamento;
6- Mantenha os pés no chão, sempre;
7- Mensuração de resultados usando os fatores corretos;
8- Seja organizado e respeite os prazos;
9- Avaliando o desempenho e medindo os resultados, novamente;


 

1- Avaliando as ações de marketing que já estão implementadas.



Se você já implementou ou está usando alguma estratégia de marketing digital no seu negócio, pare e reavalie, veja quais os resultados obtidos até este momento.

Com isso você poderá desde já obter dados importantes a partir da mensuração dessas ações.

Delete as ações que não deram bons resultados e procure entender o que deu certo naquelas que trouxeram os melhores resultados.

Isso evitará que você fique perdendo tempo precioso com estratégias inúteis.  

Se você tem algumas centenas de seguidores na sua página do Facebook, que foram convidados por você, mas o nível de engajamento deles é muito baixo, é sinal de que realmente não adianta perder nenhum minuto sequer pedindo que pessoas, que talvez nem se interessem pelo seu produto, curtam a sua página.

Compre tráfego.

Procure identificar um grupo de pessoas que tenham interesse pelo seu produto e comece a anunciar para elas, você verá um aumento incrível em seus resultados.

Mas lembre-se, não basta criar o anúncio certo, para as pessoas certas se você não tem um plano de ação bem definido de como fazer o acompanhamento desses novos leads (clientes em potencial).

Ao clicar no seu anúncio a pessoa deve ser direcionada para uma página de conversão e não para 'Home' do seu site/blog ou mesmo uma  página de categoria da sua loja virtual.

Nunca deixe que o seu prospect escolha para onde ir, é você quem deve mostrar o caminho, e pode acreditar, isso realmente funciona.

 

2- Usando a concorrência a seu favor.

 

Saber o que a concorrência está fazendo certamente ajudará a encontrar um caminho ainda não explorado.

As armas para você vencer os seus concorrentes são fornecidas pelos... seus concorrentes.

Identificar os pontos fracos deles, por mais clichê que isso possa parecer, é o caminho das pedras.

Se seu concorrente ainda não descobriu o marketing digital, quer dizer que você PRECISA começar a investir pesado em marketing digital, e em automação de marketing, e é aí que entram ferramentas de automação como o LeadLovers (clique aqui para saber mais).

Você não ganha da concorrência baixando preços, você ganha da concorrência quando consegue gerar mais valor para o seu público, e gerar mais valor significa que o seu público precisa enxergar esse valor no SEU produto, e essa é SUA missão.

Aliás, sobre GERAR VALOR, uma ótima fonte de informação, onde você vai aprender a identificar a curva de valor do seu negócio, é o livro 'A estratégia do oceano azul. Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante', que você encontra na Livraria Saraiva - http://acesse.vc/v2/233d8925a12 .

O valor já está lá, mas muitas vezes é o empreendedor que não sabe como mostrar isso para o público dele.

Quando você aprender a mostrar o valor do seu produto da maneira correta, BINGO, você achou ouro.

O SEU ouro.

E a maneira mais eficaz de se fazer isso hoje é usando o marketing de conteúdo aliado a uma estratégia de automação de marketing.  

Com uma ferramenta como o LeadLovers, por exemplo, você pode começar a automatizar o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas sem ficar se preocupando com um grande número de detalhes sobre ferramentas e métodos complexos.

 

3- Identificando o cliente, criando a 'persona'.



Ter uma grande estratégia focada no público errado pode ser um erro crasso no marketing digital.

Conhecer o cliente é a coisa mais importante na hora de criar uma boa estratégia de marketing digital, para isso você pode usar pesquisas junto aos clientes mais fiéis do seu negócio, com um formulário simples do GoogleDocs, com duas ou três perguntas e disponibilizá-lo no blog, na sua página do Facebook ou mesmo enviar por email.

Isso pode te ajudar a começar a formação da persona do seu negócio.

O ideal é criar uma pesquisa curta com no máximo três questões de múltipla escolha, não exija que seu cliente tenha que responder perguntas de forma discursiva.

Você quer saber qual idade deles, pergunte da seguinte maneira?

Qual sua idade?
Entre 18 e 24 anos. 
Entre 25 e 34 anos. 
Entre 35 e 44 anos. 
Entre 45 e 54 anos.

Precisa saber onde eles estão:

Em que região do país você vive?
Região Sudeste.     
Região Sul.       
Região Nordeste.  
Região Norte.       
Região Centro Oeste. 

Definido o perfil dos compradores, procure entender o que ele espera do seu produto, e você pode fazer isso usando pesquisas simples como a mostrada acima ou mesmo com pequenas interações em suas redes sociais.

Entenda as dores do seu público e nunca faça absolutamente nada que não seja focado em resolver essas dores.

Na sequência use a sua ferramenta de automação de marketing para fornecer informação relevante que possa ajudá-los a resolver esses problemas.

 

4- Você precisa ter clareza sobre os objetivos da sua empresa.

 

Planejamento de marketing digital eficiente é resultado direto de se saber quais os objetivos você espera atingir com ele.

O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para quem deseja tornar o processo de prospecção de clientes mais barato.

E a primeira coisa a se fazer é:

Comece um blog, escreva sobre questões que tenham a ver diretamente com 'as dores' do seu público-alvo.

Dependendo do seu nicho de atuação, você não vai precisar ter uma frequência muito grande de publicações, mas é importante seguir uma programação e ter boas postagens, neste caso a qualidade é muito mais importante que a quantidade.


A partir daí você já terá um bom material para fazer a 'nutrição dos leads' gerados pelas campanhas de anúncios e pelo engajamento dos seguidores em redes sociais.

Além de poder utilizar o conteúdo dos posts para produzir outros formatos de mídia. Um bom post de blog pode ser um ótimo roteiro para um vídeo e para a produção de e-books (que também poderão ser usados para a captação de leads).

As possibilidades são infinitas.   

E se você já produz conteúdo para o blog do seu negócio, é hora de colocar a 'nutrição de leads' no piloto automático usando as imensas funcionalidades de ferramentas como o já sitado LeadLovers.

Com ele fazendo a comunicação com sua base de emails de forma automática você terá muito mais tempo para pensar novas estratégias de abordagem de novos leads.



5- A importância das boas estratégias na hora do planejamento.

Grandes estratégias são fundamentais para alcançar os objetivos propostos, mas para levar à cabo grandes insights é preciso ter ferramentas apropriadas que possibilitem fazer o armazenamento e mensuração de dados sobre o negócio.

Desta forma ficará mais fácil identificar oportunidades e ameaças no mercado em que você opera.

Aumentar a presença nos canais de redes sociais onde o seu público mais se concentra pode ser uma grande estratégia para quem quer aumentar a influencia e a autoridade.

Mas antes de mais nada é preciso lembrar que aumentar a presença não significa apenas aumentar o rítimo das postagens ou Twittes, a qualidade do material que enviamos para o nosso público é muito mais importante do que a quantidade.

Claro que uma estratégia de postagem de apenas uma vez por semana não surtirá efeito algum, o importante é encontrar um equilíbrio, identifique os horários em que o seu público mais acessa sua principal rede social e procure fazer bons posts nesses horários, o próprio Facebook tem essas informações disponíveis na área de administração da Fanpage.

Outro ponto muito importante, nunca faça uma postagem, em qualquer rede social, que não tenha uma chamada para ação, isso seria como dar um tiro na água.

Tem um post no seu blog?
Ótimo, use-o para para chamar seu público para ler, e é claro que nem preciso dizer que você deve encerrar seus posts de blog com uma chamada para a ação.

Mande seus leitores para uma página de conversão, peça para que assinem a news, ou mesmo que curtam a Fanpage. Tudo é válido para manter seus seguidores dentro do seu 'eco-sistema digital'.

Isso a médio prazo tem um grande poder de gerar mais e mais engajamento e por consequência, mais vendas.

Todas essas ações amarradas com um bom sistema de nutrição de leads criam uma máquina de prospecção e venda ininterrupta.



6- Mantenha os pés no chão, sempre. Mas não deixe de ousar, nunca.



Apresente os números do seu negócio, cenário atual, e com base no que você já sabe sobre o seu mercado, faça uma projeção realista com um prazo adequado.

De nada adianta ter uma projeção baseada em números realistas dentro de um prazo insuficiente para a implementação das ações  necessárias.

E o mais importante, definir prazos é determinante para que os planos realmente saiam do papel.

Na minha opinião, a coisa mais importante para que qualquer estratégia decole é você começar o quanto antes.

Devemos planejar?

Certamente.

Mas a fase de planejamento não pode de forma alguma se estender por muito tempo.

A hora de começar é AGORA.

As boas oportunidades estão para aqueles que não esperam o momento certo, as condições favoráveis.

Depois da estratégia implantada será hora de começar a pensar em como fazer a mensuração dos dados, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico:



7- Fazendo a mensuração dos resultados, usando os fatores corretos.

Existe uma infinidade de pontos que podemos utilizar para medir resultados e isto costuma ser uma grande armadilha para a maioria dos empreendedores.

É você quem deve listar os fatores/métricas que são importantes para o seu negócio e com base nessas métricas fazer o cruzamento de informações para determinar a eficácia das estratégias implantadas.

Para os empresários, uma das métricas principais pode ser o aumento dos pedidos de orçamento vindos através do site da empresa, com isso é possível avaliar se o marketing de conteúdo produzido está sendo eficaz para geração de tráfego qualificado vindo de buscadores, por exemplo.

A diminuição do prazo de fechamento de novos contratos que exigirão uma demanda menor de tempo e empenho para derrubar objeções e gerar mais valor aos leads também pode ser uma boa métrica.

E isso ocorre porque grande parte das dúvidas e porque não dizer da insegurança dos novos leads serão neutralizadas através de uma comunicação inteligente e ágil feita de forma automatizada por softwares como o LeadLovers, por exemplo.


 
8- Seja organizado e respeite os prazos

Definir prazos e metas fará com que fique muito mais fácil e ágil para medir resultados.

A clareza nos prazos de implantação das ações ajudará a na execução das mesmas, isso economiza tempo e recursos porque literalmente obriga os indivíduos envolvidos no processo a se auto-gerenciarem para que possam estar dentro do cronograma estabelecido.

Informações como estado inicial, recursos e quem será o responsável pela implementação devem estar sempre documentados em relatórios de fácil acesso.

É nesse ponto que entram as ferramentas de automação de dados, com elas você conseguirá ter muito mais informação para a tomada de decisões acertadas.

9- Avaliando o desempenho e medindo os resultados.

Periodicamente é importantíssimo parar e avaliar os resultados obtidos dentro dos períodos que foram previamente estabelecidos.

Uma possível mudança de estratégia ou mesmo de foco somente pode ser adotada se você souber com precisão se os resultados alcançados até o momento da avaliação estão dentro do esperado.

A falta de avaliação em ações online é um dos maiores erros que a grande maioria das empresas costuma cometer.

Sem avaliação de dados não há como definir metas realistas e muito menos estratégias vencedoras.

Esta é a última fase do processo, depois disso o que precisamos fazer é voltar ao inicio para nova implementação, tendo o cuidado de procurar inserir todas as melhorias possíveis que surgiram ao longo do caminho com a experiência de já ter feito várias vezes a mesma coisa.
 

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Luis Carlos Weber - Consultor de marketing digital.

Luis Carlos Weber

Especialista em gerenciamento de contas digitais
para pequenas e médias empresas. 

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