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15 mentiras sobre redes sociais em que você provavelmente acredita

Há uma pressão muito grande sobre os empreendedores do século 21 dizendo que precisam obrigatoriamente estar nas redes sociais, construir relacionamentos e listas de emails, para poder promover e expandir seus negócios. Nós paramos de questionar se realmente DEVERÍAMOS fazer marketing nas redes sociais e pulamos direto para o 'COMO FAZER?'.

Ao longo dos últimos anos, aceitamos muitas 'verdades' sobre como o marketing em redes sociais 'é eficaz', o que devemos publicar, por que devemos publicar e qual o tipo de resultados que devemos esperar.

Quando comecei meu negócio online, seguia todas as técnicas de marketing digital em redes sociais que eu podia encontrar. Passei longas horas por semana, conectado, criando perfis em plataformas e tentando construir um eco-sistema com seguidores.

Lentamente, meu negócio cresceu, mas ainda estava gastando mais tempo fazendo meu próprio marketing do que eu realmente deveria gastar com meus clientes. O resultado é que não conseguia cobrar preços que realmente implusionassem o estilo de vida que eu queria, porque não tinha credibilidade suficiente para atrair clientes de alto poder aquisitivo.

Foi só quando comecei a questionar o pensamento corrente sobre como promover meus negócios nos meios digitais que finalmente encontrei a liberdade que procurava - tanto em tempo quanto em retorno financeiro.

Então, hoje estou deixando as correntes de pensamento comum de lado e abordando o marketing digital de uma perspectiva muito mais objetiva e inteligente.

Por isso elaborei uma lista com as 15 maiores mentiras sobre como fazer marketing digital usando redes sociais nas quais, provavelmente muitos de vocês ainda acreditam:

1. Para se ter sucesso no marketing de redes sociais basta conseguir  o maior número de seguidores possível

Você vê marcas e 'celebridades digitais' com milhares, até milhões de seguidores nas redes sociais. Você vê o conteúdo que publicam e a frequência com que o publicam. E é muito fácil pensar que é justamente essa estratégia de publicação insana que eles demonstram que aumentou seu número de seguidores ao longo do tempo.

No entanto, o fato é que o número de seguidores que eles tem não é resultado direto dessa "estratégia insana".

Na verdade, a maioria das pessoas ou empresas que são bem-sucedidas nas redes sociais chegaram onde estão principalmente porque eles já tinham um certo reconhecimento no 'mundo real', proveniente de ações de relacionamento real.

Eles só aproveitaram isso nas redes sociais - mas o sucesso não vem somente daí.


2. O marketing de redes sociais funciona para todos da mesma maneira que para as empresas que já são bem sucedidas

É muito provável que mais de 90% das empresas bem sucedidas só chegaram onde estão, pagando por publicidade - não apenas publicando em redes sociais todos os dias e esperando que os algoritmos trabalhassem para elas.

É claro que existem empresas que, por acaso ou com grande esforço, alcançaram sucesso principalmente através do marketing de redes sociais. No entanto, essa não é a regra. As maiores e bem-sucedidas chegaram nesse ponto investindo pesado em seu crescimento.

3. O marketing de redes sociais é de graça

Se você tem uma pequena empresa, então seu orçamento de marketing provavelmente também é pequeno, o que pode fazer você pensar que é melhor utilizar as ferramentas gratuitas em vez de pagar.

Mas a verdade é que redes sociais não são "gratuitas". As horas e horas que você precisará gastar para ter algum sucesso, vão acabar afastando você de atividades muito mais impactantes que poderia desempenhar para aumentar seu negócio.

Seu tempo custa caro! 

Simplesmente porque  é o recurso mais limitado que você possui. É a única coisa que você nunca poderá substituir ou acrescentar! Não o desperdice tentando aproveitar o 'grátis' da internet, quando existem outras estratégias que podem produzir resultados muito melhores e com um custo de tempo muito menor.

4. O marketing "free" das redes sociais é melhor do que a publicidade paga porque é 'orgânico'

Às vezes eu ouço empreendedores falando que eles não querem pagar por publicidade porque querem que seus negócios cresçam naturalmente, de forma orgânica mesmo. Há uma crença de que as redes sociais gratuitas possam, potencialmente, expandir seu negócio de forma mais fácil do que se você estivesse pagando por publicidade.

No entanto, isso simplesmente não é verdade. Pagar por publicidade não é o mesmo que 'comprar' clientes ou seguidores. Se você usa redes sociais gratuitas ou publicidade paga, o que você realmente terá é, mais ou menos exposição . As pessoas querem e precisam ouvir o quê você tem a dizer antes de pensar em contratá-lo.

Se sua única estratégia de marketing forem as redes sociais gratuitas, você está limitando o número de pessoas que podem ser impactadas pelo seu negócio, o que irá limitar automaticamente seu crescimento.

5. O marketing de redes sociais 'free' é a sua única opção simplesmente porque você nunca poderia se dar ao luxo de pagar para anunciar

Mesmo que você tenha uma pequena empresa com um pequeno orçamento de marketing, você ainda pode começar a investir em publicidade - e então reinvestir seus lucros em campanhas de marketing cada vez maiores.

O marketing de redes sociais NÃO é a sua única opção.

Os anúncios do Facebook e os anúncios do Google começam em apenas R$ 10,00 ou R$ 15,00 por dia - e você pode chegar a 1.000 pessoas por dia com essa verba. Não há nenhuma razão para NÃO fazer isso.

Se você não puder pagar R$ 10,00 a R$ 100,00 por mês - realmente, seria melhor você conseguir um emprego - ou pelo menos alguns clientes pagantes - e poupar algum dinheiro para investir em seu negócio para que possa começar a crescer.

6. Se você tem presença constante nas redes sociais, você eventualmente vai crescer. É garantido

As pessoas tentam ser encorajadoras dizendo: 'Apenas seja consistente e seus esforços serão recompensados! Seu público crescerá, naturalmente!' Na maioria das vezes isso é uma grande mentira.

Já conheci muitos empreendedores que publicaram conteúdo de boa qualidade em redes sociais, de forma consistente, por anos a fio e ainda têm pouquíssimos seguidores.

Eles seguiram todos os conselhos dos gurus, mas apenas desperdiçaram tempo precioso. Pelo menos eles poderiam ter obtido resultados muito melhores se tivessem dedicado esse nível de energia em outras atividades.

Agora, não estou dizendo que ninguém tenha sucesso com as redes sociais - obviamente, muitos conseguem - mas essa não é a regra. 

EU NÃO ESTOU dizendo que, se você for realmente sério nas redes sociais e transformar isso num trabalho integral que você não terá os resultados. Se você publicar MUITO conteúdo de forma consistente, então você provavelmente será bem-sucedido - embora isso possa demorar um pouco.

Eu realmente acho que simplesmente publicar conteúdo 'bom' de forma regular não garante nada. A verdade é que se você se dispôr a impulsionar seus canais de redes sociais pode melhorar muito suas chances. 

7. Publicar em sua fanpage no Facebook certamente produzirá grandes resultados

Desde que o grande algoritmo do Facebook mudou há alguns anos atrás, as fanpages obtêm um pífio  alcance orgânico. Por causa disso, a publicação diária em sua página geralmente não vale o tempo gasto, a menos que você já tenha uma audiência grande e muito envolvida.

Isso não quer dizer que o Facebook deva ser ignorado - longe disso! O Facebook é uma ótima maneira de se conectar com seu público e alcançar novos leads, através de interações pessoais, anúncios pagos, administrar um grupo ou mesmo ter muitos amigos em seu perfil pessoal.

8. Os likes do Instagram tem grande importância

Infelizmente o Instagram tem tantos bots que quando você usa hashtags para conseguir alguns likes, muitas vezes cerca de metade desses likes não são de pessoas reais. E certamente também não são de clientes em potencial.

Isso não significa que você não deva publicar no IG - ainda pode ser uma ótima maneira de mostrar seus produtos que tenham forte apelo visual ou mesmo seus makingOff. Mas não conte apenas com esses likes para converter leads em compradores.

9. Publicar em mais de 5 plataformas de redes sociais diferentes todos os dias é uma grande estratégia

Não só é meio insano tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo, como também não é muito produtivo. Ao pulverizar sua mensagem, você acaba perdendo força em todas as plataformas. Para não mencionar que existem outras atividades nas quais você pode investir seu tempo tendo maiores resultados.

10. Sua empresa é pequena / nova, então redes sociais gratuitas são a melhor opção para você começar

Sempre que você percorre seus feeds de redes sociais, você vê anúncios de outras empresas - e você assume que elas possam se dar ao luxo de pagar para anunciar porque devam ser grandes e bem-sucedidas.

Então, você se sente pequeno, acha que é apenas um principiante e talvez seja até insignificante, pelo menos no que diz respeito à sua empresa. E você quase é tomado por um sentimento de que não é 'digno de anunciar de verdade e competir com os grandes'. 

O nome disso é síndrome do impostor...

Então você cai na armadilha de começar a 'jogar pequeno', promovendo seus produtos e serviços para sua pequena audiência. Você diz para si mesmo que ainda não está 'pronto' para levar seu negócio ao grande público.

Que é melhor apenas espalhar sua mensagem para uma pessoa nova por vez, quase um boca-a-boca. Por quê?

Realmente não há nenhum motivo para isso! Só porque você tem um pequeno negócio, não significa que você tenha que se manter nas redes sociais 'gratuitas'.

11. As 'celebridades' de rede social passam um tempo mínimo nas redes sociais

Só porque você pode criar uma postagem do Instagram em 10 minutos, compartilhar no Facebook em 2, ou filmar e fazer o upload de um vídeo do Youtube em meia hora não significa que é o que os grandes influenciadores de redes sociais realmente fazem.

Se você der um esforço mínimo, mas consistente nas redes sociais, então você poderá, talvez, vir a ter crescimento exponencial. Mas a maioria das pessoas ou empresas que são bem sucedidas nas redes sociais:

1- Fizeram fama no mundo real, ou

2- Fizeram das redes sociais seu trabalho.

Você deseja garantir seu sucesso no Instagram, Youtube ou em qualquer outra plataforma?

Invista de 30 a 60 horas por semana - em apenas uma plataforma. Quando você vir pessoas com milhares de seguidores em muitas plataformas, é muito provável que elas tenham se tornado famosas em uma delas, e então seu público as seguiu para as outras redes...

12. A maior parte do seu crescimento virá de pessoas impactadas pelo que você postar

Mesmo que você tenha uma grande audiência, quando você publica um link nas redes sociais - para sua postagem do blog, uma oferta de produto ou uma lista de discussão - apenas uma fração de seus seguidores será impactada;

Um número ainda menor efetivamente clicará em algum link.

O poder real das redes sociais, para o crescimento de um negócio, vem quando você cria conteúdo que se espalha viralmente. Uma vez que alguns de seus seguidores engajem e compartilhem sua postagem, cada um de seus amigos terá a chance de vê-la também.

Você tem a chance de alcançar novas pessoas que nunca ouviram falar de você ou de sua empresa antes. Isso mostra o quão importante é criar conteúdo compartilhável.

13. O mesmo tipo de conteúdo funcionará em todas as plataformas de redes sociais

A maneira "fácil" nem sempre é a melhor maneira, e é assim com o compartilhamento nas redes sociais. Muitas empresas pensam que uma estratégia sólida é criar conteúdo e depois compartilhá-lo em todas as plataformas.

Embora possa render alguns cliques, isso não lhe dará grandes resultados. Para obter mais engajamento, é importante considerar as diferenças e o propósito de cada plataforma de maneira individual, elas não são todas iguais. Então basta usá-las da forma apropriada.

Por exemplo, os usuários do Twitter estão procurando por atualizações rápidas, enquanto os visitantes do Youtube querem se divertir com conteúdo mais envolvente. As pessoas gastam tempo no Facebook para se conectar, conversar e construir relacionamentos, e no Instagram elas querem se exibir e ver coisas interessantes, lindas e/ou inspiradoras.

Ao dar às pessoas o que estão procurando em cada um desses espaços, você vai perceber que elas estão muito mais interessadas ​​em interagir.

14. Quanto mais seguidores, melhor

Você pode até aspirar em ter 100.000 ou até mesmo mais de um milhão de seguidores, mas na verdade o que importa é a qualidade e não a quantidade de gente que te segue. É melhor ter menos seguidores que sejam mais ativos, envolvidos e comprometidos do que ter uma multidão que não está nem aí para o que você está dizendo.

O quê é melhor? Um milhão de seguidores com 1% de comprometidos, ou 100.000 com 50% de comprometidos? Um milhão de seguidores que realmente não se preocupam com sua mensagem especificamente, ou 50 mil que estão obcecados com tudo o que você faz?

15. 1000 não é nada

Em muitas plataformas, ninguém parece ser muito influente ou importante antes de chegar a 10, 30 ou mesmo 50 mil seguidores.

O sucesso com centenas ou alguns poucos milhares é "praticamente nada". Mas e se você pensar sobre isso de uma maneira diferente? 1000 pessoas ouvindo você e sua mensagem pode não ser muito mesmo.

Mas imagine fazer uma apresentação a uma sala com 100 pessoas na platéia. Isso seria uma grande distinção! 100 pessoas pode ser um bom número de clientes para algumas empresas.

E quanto a uma audiência de 1000 pessoas? Isso provavelmente é um número de clientes muito maior do que você precisa, e falar com um número de clientes em potencial deste tamanho seria uma grande oportunidade. Não menospreze um público de algumas centenas ou alguns milhares. Se você se comunicar com eles efetivamente, eles serão mais do que suficientes.

16. Marketing de redes sociais é baseado apenas em 'exposição'

Muita gente está tentando crescer usando redes sociais - mas poucos realmente conseguem isso! Essa lista de mentiras sobre as redes sociais tenta explicar um pouco do porquê disso. Em qual delas você já caiu? Aprendendo a usar as redes sociais da maneira certa suas chances de escalar o seu negócio serão muito grandes.

Um dos maiores erros cometidos pela maioria das pequenas empresas e empreendedores digitais iniciantes quando planeja o conteúdo de suas redes sociais é assumir que o principal objetivo de estar nas redes sociais é de apenas obter exposição 'gratuita'.

Embora seja verdade que algumas delas consigam um certo grau de visibilidade, na verdade não é por isso que essas plataformas existem e não é o que elas fazem de melhor.

Seu objetivo é o de 'ser sociável': conversar, conhecer pessoas e compartilhar. Elas não são projetadas para serem nossas próprias plataformas de publicidade pessoal ou corporativa.

O marketing de redes sociais vale ouro na hora de se conectar com nossos clientes, aprofundando as relações e ouvindo no que nosso público está interessado. Deixe a publicidade em segundo plano.

17. Você só deve compartilhar seu próprio conteúdo 

Quando atendo novos clientes, na maioria das vezes eles acabam se encaixando num ou noutro perfil no que diz respeito aos tipos de conteúdo que compartilham. Geralmente, suas postagens são populadas por 95% de seu próprio conteúdo -geralmente apenas anúncios de seus produtos, o que é um grande erro...- ou 95% de informação copiada de outras fontes, outro grande erro.

De qualquer forma, eles sempre têm seus motivos para o porquê de usarem essas estratégias. No entanto, a realidade é que uma mistura de meio-a-meio ou pelo menos 70/30 obterá melhores resultados.

Que você precisa promover seu próprio conteúdo para envolver seu público, é verdade. Isso é vital para construir confiança e relacionamentos. No entanto, você também pode ajudar seus clientes e leads muito mais, parecendo menos centrado em si mesmo, -menos auto propaganda- do que se você também compartilhar conteúdo de outras fontes.

Fazendo o marketing de redes sociais funcionar de fato

Eu sou um crítico do marketing em redes sociais? Absolutamente não. As redes sociais são uma ferramenta INCRÍVEL, sem precedentes, para o crescimento de nossos negócios, e nós definitivamente devemos usá-lo.

Mas é importante sim sermos seletivos com as técnicas que encontramos por aí. As redes sociais desempenham um papel importante no marketing moderno, mas não devem ser a única maneira de fazermos propaganda e criarmos relacionamento com nosso público.

Mas então como podemos nos sobressair nesse meio digital?

Você pode estar se perguntando: "Tudo bem, entendi. Redes sociais são feitas para interações sociais, não para propaganda. Mas então, como faço para promover meu negócio? "

Talvez, até este ponto, promover o seu conteúdo, ou seus serviços no meio digital tenha sido a única maneira de você conseguir vender alguma coisa. Como isso tem funcionado para você?

Embora você possa até ter encontrado algum progresso, minha aposta é que você ainda está bem longe de atingir seus maiores objetivos. Talvez você queira aumentar o seu público muito mais rápido do que está crescendo hoje, e você provavelmente gostaria de aumentar seus rendimentos também.

Honestamente, eu preciso te avisar: A maioria, 90% ou mais, das pessoas ou empresas bem sucedidas chegaram onde estão pagando para fazer propaganda.

Embora redes sociais sejam muito boas para muitos objetivos e possam potencialmente fazer negócios crescer de forma rápida, simplesmente não há garantias - ou mesmo previsões confiáveis.

Enquanto você estiver apostando exclusivamente nas redes sociais para impulsionar o crescimento do seu negócio, você estará dependendo de outra pessoa, que não se preocupa com seus objetivos, diga-se de passagem, pelo seu próprio sucesso.

Algoritmos mudam TODOS os dias, as pessoas não conseguem se adaptar com tamanha rapidez, e você nunca sabe exatamente quantas pessoas verão seu conteúdo enquanto você estiver "postando e rezando".

Somente quando você escolher investir para valer, e eu estou falando de tempo e dinheiro, em SEU sucesso você poderá ter perspectivas mais realistas sobre o tipo de resultados que você poderá conseguir.

Aliás, uma forma de começar a intensificar seus esforços é começar pela implementação de ferramentas de inteligência digital como plataformas de automação de marketing, CLIQUE AQUI para mais informações sobre uma ferramenta que utilizo e que me deu mais tempo de pensar estrategicamente sobre meu negócio.   

Não desista do seu sucesso entregando as rédias de seu negócio a terceiros. Só porque existe muita gente fazendo isso, não significa que este seja o melhor caminho. 

 

 

 

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Luis Carlos Weber - Consultor de marketing digital.

Luis Carlos Weber

Especialista em gerenciamento de contas digitais
para pequenas e médias empresas. 

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