Google planeja alterar seu algoritmo para penalizar páginas de entrada

Google planeja alterar seu algoritmo para penalizar páginas de entrada

O Google anunciou hoje (17/03/2015), que mudará a maneira como classifica as 'páginas de entrada' e está incentivando usuários a parar de utilizá-las, antes que as mudanças ocorram .

Páginas de entrada (doorway pages) são usadas para ajudar a classificar um site para uma determinada palavra ou frase que nem mesmo é muito mencionada no próprio site. Estas páginas são especificamente criadas para os resultados de pesquisa e geralmente não são lincadas a qualquer lugar no próprio site.

É fácil confundir páginas de entrada com landing pages, mas elas não são a mesma coisa. As landing pages fornecem informações úteis para o usuário que as visita, enquanto que uma página da entrada simplesmente engana o usuário, mostrando informações irrelevantes nos resultados de busca.

Embora a técnica já tenha sido considerada spam por alguns motores de busca, o Google anunciou hoje que planeja ajustar o algoritmo para eliminar essas páginas dos seus resultados: 

"Ao longo do tempo, temos visto sites que tentam maximizar seus resultados de pesquisa, mas sem uma geração clara de valor. Para melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa para os nossos usuários,  em breve faremos um ajuste de classificação para identificar melhor estes tipos de páginas. Sites que utilizam largamente este recurso e que neste momento estão bem posicionados nas buscas certamente terão um grande impacto negativo com esta mudança."

O Google também esclareceu sua definição de uma página de entrada, juntamente com a adição de perguntas para ajudar você a entender se o que está fazendo poderá ser classificado como uma doorWay page.

Google webmaster Blog

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo