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Como fazer marketing viral

Jovens usando celular para ver como fazer marketing viral

Os ingredientes do marketing viral eficaz [infográfico]. Desde sua criação, a internet abriu novas portas para o crescimento das marcas, e o compartilhamento de conteúdo viral - o chamado marketing viral - é uma delas. O marketing de conteúdo oferece oportunidades de se fazer isso através de uma enorme gama de formatos que temos à nossa disposição hoje em dia.

Mas a final, o que é marketing viral?

Marketing viral não deve ser confundido com o marketing on-line `normal` e também não é qualquer conteúdo viral que pode ser considerado marketing.

Não basta que algo se espalhe rapidamente para ser chamado de marketing viral.

Além de se espalhar, ele deve ajudar a amplificar a presença de uma marca. O guru do marketing, Seth Godin, enfatiza que o verdadeiro marketing viral:

"Deve vender o seu negócio de uma forma tangível e útil."

Agora que sabemos a diferença, o próximo passo é descobrir como o marketing se torna viral.

Por que um conteúdo se torna viral?

Se formos honestos, não há nenhum ingrediente secreto para que uma determinada campanha "viralize". Depois de vasculhar um bilhão de tweets até mesmo a gigante do software, a Microsoft, não pôde fornecer uma resposta concreta para esta questão. Então, fazer marketing viral é um exercício de tentativa e erro.

O resultado de sua pesquisa, que durou um ano, no entanto, se revelou bem interessante. De acordo com a empresa, a 'popularidade não necessita de virulência'.

Na maioria das vezes, o conteúdo torna-se popular porque ele vem de uma fonte popular, por exemplo, de um ator com muitos seguidores.

Embora possa se propagar como fogo, a verdade é que a popularidade é rapidamente esquecida. Pelo contrário, e apesar de suas origens humildes, geralmente o conteúdo viral consegue se tornar memorável.

Como é compartilhado por um espaço significativo de tempo, o conteúdo viral fica embutido na ‘consciência da sociedade’.

Mas o que pode impedir que um conteúdo se torne viral?

A pesquisa da Microsoft mostrou que não podemos definitivamente dizer porque, como ou quais as condições exatas para que um um conteúdo se torne viral. Então vamos olhar para isso de uma outra perspectiva. Este infográfico mostra como tornar o seu conteúdo viral, mostrando o que você deve evitar.

O que as campanhas de marketing viral têm em comum?

Resumindo os conselhos deste infográfico, podemos dizer que você precisa começar suas campanhas de marketing viral com um público bem definido. Saber com quem você está falando sem dúvida vai te ajudar a determinar quais canais de mídia devem ser usados para propagar o seu conteúdo.

Você pode, e deve, usar redes sociais, fazer upload de vídeos, criar um blog ou até mesmo fazer e-mail marketing. Tudo depende do seu produto e do seu tipo de consumidor. Uma vez feito isso, é hora de trabalhar em sua campanha de marketing viral.

Crie uma história envolvente com um grande apelo, algo que provoque uma resposta emocional positiva - como excitação, por exemplo, assim, é mais provável que a sua mensagem seja compartilhada.

Além disso, adicione uma chamada à ação - CTA.

Mas, preste a atenção agora, tem que ser algo fácil de vender. Mantenha as coisas simples, apelando para o consumidor que já notou a sua marca, e por isso mesmo a marca pode até ser mantida em tamanho reduzido, o que importa neste momento é a mensagem.

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Agora veja 5 razões para seu conteúdo não viralizar.

Conteúdo viral pode fazer seu site alcançar grande visibilidade de forma bem rápida, embora seja impossível prever quando isso vai acontecer. Então, tente mexer as peças da melhor maneira para não cometer os erros que listamos aqui abaixo.

1 – Falta de apelo emocional na postagem

A emoção é uma das principais razões para as coisas acontecerem. Apelar para certas emoções, o apelo emocional precisa estar bem claro, vai fazer com que seu conteúdo se torne potencialmente mais viral que outros.  

Respostas emocionais positivas tendem a produzir atitudes melhores do que aquelas respostas emocionais negativas.

Então, tente focar nessas respostas emocionais:

- Curiosidade;
- Surpresa;
- Interesse;
- Assombro;
- Incerteza;
- Admiração;
- Humor.

As pessoas tendem a compartilhar conteúdos carregados de emoção:

- Para dar mais sentido a sua experiência;
- Porque desejam conseguir uma conexão social mais intensa;
- Na tentativa de reduzir a dissonância.

Fatos emocionais que afetam a virilidade:

- Velocidade de ativação emocional;
- Nível de interesse;
- Tamanho do conteúdo.

Como tornar seu conteúdo mais emocionante e eficaz:

Leve o leitor a se questionar. Use os títulos para prender a atenção fazendo que eles pensem sobre o que acabaram de ler.

A técnica do: comendo pelas beiradas.
Mostre abordagens diferentes e novas sobre temas antigos, que os leitores já tenham visto antes, isso gera discussão.

Escreva como você fala.
Isso permite que você passe a sua verdadeira emoção.

Tente conhecer os pontos fracos da sua audiência.
Assim, você conseguirá adaptar a sua mensagem de forma mais fácil e eficaz.
 

2 – Você está compartilhando conteúdo inútil

Mande somente conteúdo de valor. Dance uma valsa com seu público:  

- Precisa ser engraçado;
- Deve ser útil.

Se você optar por fazer conteúdo útil, tente mostrar uma solução verdadeira para um problema existente, relacionando o seu conteúdo com o problema do seu público.

Exemplos:

- Como encontrar uma babá;
- Onde comprar utensílios para o seu cachorro;
- Como economizar ao comprar roupas de marca;

Quanto mais rápido e útil, maiores as chance de as pessoas compartilharem.

Seis passos que podem ajudar a entender porque algo se torna viral:

- Gatilhos:
Algo que é facilmente lembrado ou que está na ponta da língua.

- Empatia:
Todo mundo quer parecer simpático, e não anti-social, mesmo que esteja apenas postando uma foto do seu gato.

- Emoção:
Quanto maior for o envolvimento emocional, mais provável é que seja compartilhado.

- Influência:
Estamos mais propensos a compartilhar alguma coisa, quando vemos os outros fazendo o mesmo.

- Histórias:
Coisas que compartilhamos e que estejam envoltas numa narrativa ou numa história.

- Gerar valor:
Notícias que consideramos úteis e por isso compartilhamos com os outros.

Conte uma história:

As pessoas estão mais propensas a falar sobre a sua marca se ela for parte de uma história mais profunda.

Descubra o que realmente importa para o seu público.

Gaste seu tempo onde eles estão, como redes sociais e aplicativos de vídeos. Use as informações que puder compilar para gerar conteúdo especificamente para elas.

Ofereça alguma coisa que faça com que se sintam especiais.

Pessoas que se sentem inseridas no contexto, se sentem parte de alguma coisa, estão mais propensas a espalhar a sua mensagem.

Crie gratificações instantâneas.

- Informação de altíssima qualidade em pequenas porções de conteúdo;
- Torne a vida dos seus leitores/seguidores mais fácil.

Tenha sempre uma chamada para a ação: COMPARTILHE ISSO COM SEUS AMIGOS.

3- A má distribuição do seu conteúdo

O sincronismo na distribuição do conteúdo é decisivo na hora de viralizar. Planeje bem a distribuição do seu conteúdo antes de começar a fazer as postagens, nada de improviso.

- Encontre os dias e horários em que o seu conteúdo é mais receptivo.
- Atenção com as épocas do ano;
- Dias da semana, as pessoas tendem a compartilhar menos nos finais de semana;
- Veja a hora exata do dia para pode atingir o seu público em cheio;
- Aproveite a proximidade de grandes eventos, geralmente a grande mídia também está falando sobre isso, aproveite para surfar a onda.

 

4 – Design ruim e marketing viral não combinam

O apelo visual é muito importante no marketing viral, embora seja apenas uma parte da equação. Só porque é bonitinho não quer dizer que vá viralizar. Em contrapartida, um projeto visual ruim pode acabar com o potencial viral de uma boa peça.

Controle o olhar das pessoas.

Preste muita atenção onde você coloca os elementos numa página.

- A localização dos elementos de design determina o grau de probabilidade de um leitor/usuário vê-los ou não;
- Cores fortes em contraste com cores mais sutis praticamente dominam a vontade do usuário;
- Maior contraste pode resultar em mais visibilidade, assim como efeitos de primeiro e segundo planos;
- Itens maiores chamam mais a atenção;
- O design do projeto vai conduzir os usuários a fazerem o que você deseja.

Use as cores a seu favor.

Vermelho: Energia, perigo e amor;
Laranja: Entusiasmo, fascinação e criatividade;
Amarelo: Felicidade, intelecto, energia;
Verde: Natureza, dinheiro e relaxamento;
Azul: Lealdade, confiança e estabilidade;
Roxo: Poder, nobreza e luxo;
Preto: Poder, elegância e formalidade;
Branco: Luz, bondade e inocência.

5 - Distribuição deficiente pode arruinar qualquer projeto de marketing viral

Uma distribuição bem feita pode dar ao seu conteúdo o empurrão que precisa para começara a viralizar.  Pense em seus canais de distribuição na hora de fazer marketing viral:

Você teria algumas conexões influentes para começar?

Conexões influentes podem ajudar a dar a exposição inicial para o seu conteúdo, coisa que poderia ser mais difícil de conseguir por conta própria.

Compartilhe através das redes sociais, comece enviando para os amigos e colegas.

Isso nem sempre é o bastante, então, é bom se certificar de ter aquele empurrãozinho adicional (como as tais conexões...). Você também pode investir em anúncios pagos, por exemplo, o céu é o limite na hora de ganhar tração.

 Se o seu conteúdo é em vídeo, não fique apenas no Youtube, use todos os canais de vídeo disponíveis incluindo os aplicativos.

Dê aquele empurrão no lançamento usando a propaganda paga, comece pelos posts patrocinados no Facebook e Instagram, por exemplo.

Use a ferramenta para impulsionar postagens do Facebook. Isso fará com que a visibilidade aumente muito no início e mais pessoas serão impactadas pelo conteúdo. Além disso, você ainda pode usar a rede de anúncios display do Google. Isso fará com que as pessoas estejam muito mais predispostas a compartilhar o seu conteúdo quando o virem da próxima vez.

Infográfico

 Fazer marketing viral - Infográfico mostrando as cinco razões para o seu conteúdo não viralizar

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