Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como definir o público alvo da loja virtual

Uma mulher segurando um celular onde se pode ver a foto de outra mulher jovem sorrindo ilustra nosso artigo sobre: Como definir público alvo da loja virtual.

Qualquer loja virtual que tenha mínimas pretensões de ter sucesso precisa investir em torno de 15 a 20% de seu faturamento em campanhas de marketing no digital. Saber identificar o público alvo de uma loja virtual é um fator importantíssimo para o sucesso de seu empreendimento, se você acertar neste quesito, suas chances de emplacar uma loja virtual de sucesso aumentam exponencialmente.

1- Para definir o público alvo da loja virtual você precisa ter expertise naquele nicho

Você precisa ter um amplo conhecimento do mercado onde pretende atuar antes de escolher o público alvo da loja virtual. Procure fazer uma verdadeira varredura neste mercado, quantos são os seus concorrentes, diretos e indiretos, onde eles estão localizados. Isso poderá lhe fornecer dados sobre alguma vantagem competitiva sua, ou deles. Se você está mais próximo, geograficamente, de seus clientes em potencial a vantagem é sua, do contrário...


Veja também
- Como vender em marketplaces. 

Saber o perfil de seus futuros clientes passa por determinar a idade, sexo, profissão, poder aquisitivo. Quanto maior for a gama de informação que você tiver, melhor. Ter uma boa noção do potencial de crescimento do setor onde você pretende atuar também é muito interessante.

2- Escolha seu nicho de mercado

Para quem não tem muito dinheiro para investir na compra de tráfego, por exemplo, é essencial estabelecer uma estratégia de segmentação. Desta maneira ficará bem mais fácil atingir seus consumidores, o ideal é identificar um nicho específico de pessoas e suas necessidades ou desejos de consumo.

Utilize a 'tática' dos pinos de boliche, onde você procura derrubar um de cada vez, ao invés de fazer um 'strike' logo de cara. A medida em que você vai dominando pequenos nichos de mercado, pode ampliar sua área de atuação para outros nichos próximos.

3- Ante de escolher o 'mix' de produtos defina o público alvo da loja virtual 

Na hora de escolher o que vender em sua loja online tenha cuidado para focar única e exclusivamente em seu cliente (o público alvo da loja virtual) e suas necessidades. Não deixe que suas preferências pessoais interfiram nesta tarefa. E lembre-se sempre, o foco é no cliente e no que ELE quer comprar.

A elaboração do 'mix' de produtos de uma loja virtual fica bem mais fácil depois que você já identificou claramente o perfil de seus potenciais clientes (passo 2). Então faça a lição de casa antes e siga os passos na sequência correta para que tudo se encaixe perfeitamente no final. 

4- O marketing do negócio

Qualquer loja virtual que tenha mínimas pretensões de ter sucesso precisa investir em torno de 15 a 20% de seu faturamento em campanhas de marketing digital, o tráfego pago. Agora preste atenção nesta parte, INVESTIR NA INTERNET, já vi empreendedores pagarem para produzir lojas virtuais bacanas mas que simplesmente não vendiam, e a razão disso?

Veja também
- Compras on-line: 10 dicas para economizar dinheiro.

Eles literalmente 'esqueciam' da parte mais importante do negócio, a propaganda. E alguns até mesmo cometiam a insanidade de tentar fazer uma divulgação da loja online usando panfletos, faixas, anúncios em revistas locais, sem comentários...

Se você tem um negócio digital sua propaganda DEVE obrigatoriamente ser feita no meio digital. E isso tem a ver com a própria mecânica do processo. Uma coisa é o seu cliente ver um anúncio da sua loja virtual nas páginas de uma revista, ele pode até mesmo ficar interessado pelo seu produto. Mas não há como ele ir imediatamente para sua loja e comprar, é impossível. Agora, se ele se deparar com um banner seu enquanto está navegando na internet, é uma situação completamente diferente. Por que desta vez ele está a apenas UM clique da sua loja, um clique de comprar de você. Resumindo esqueça a mídia off-line se seu negócio é on-line. 

Você até pode argumentar que as maiores lojas da internet investem em propaganda nas mídias tradicionais. Ocorre que, eles são ELES. Eles tem milhões para comprar espaços de propaganda na TV. E você, também têm?

5- Depois de público alvo da loja virtual invista no relacionamento com os clientes

Não basta apenas ter uma boa propaganda e atrair novos clientes todos os dias para o seu e-commerce. É preciso estabelecer um relacionamento duradouro com sua base de clientes. E se você realmente está interessado em aumentar os índices de lucratividade do seu negócio digital. Saiba que é muito mais barato fazer com que seus clientes atuais comprem repetidamente na sua loja do que ficar fazendo campanhas e mais campanhas de marketing para trazer milhares de clientes novos todos os meses.

Veja também
- Os recursos que esperamos ver no WhatsApp em breve.

Nesse ponto é que entra o processo de automação de marketing onde você pode programar um sistema inteligente. É aqui que entra a campanha de remarketing. Com esta técnica você não apenas mantém contato frequente com seus clientes atuais como também pode automatizar o processo de relacionamento com aquelas pessoas que apenas visitaram sua loja mas por algum motivo não compraram o seu produto.

Esta técnica deixa você um passo à frente da concorrência

E para tornar isso possível você precisa implantar outras duas ferramentas (além do remarketing) no seu departamento de marketing. Uma delas é o que chamamos de inbound-marketing. O inbound consiste na criação de informação relacionada aos produtos que são vendidos na loja e que podem atrair o público-alvo que está pensando em comprar um determinado produto e por isso está em busca justamente de informação mais aprofundada sobre ele.

A outra ferramenta é um sistema/software que fará o gerenciamento de mensagens que serão enviadas para esse público 'flutuante'. Essas pessoas estão conhecendo a loja agora e embora ainda não tenha comprado nada ainda, já está consumindo a informação que você disponibiliza no blog, sobre os produtos vendidos. E aqui você pode usar e-mail marketing e mensagens por Whatsapp.

Existem algumas ótimas ferramentas no mercado para fazer este tipo de automação. Sistemas online que permitem a captação e gerenciamento de dados como nomes e e-mails de visitantes que ainda não compraram nenhum produto mas que já entraram no sistema através de uma estratégia de marketing de conteúdo implantada na loja.

6- Cumpra o prometido e fidelize seus clientes

Atenção ao pós-venda, esta é uma das fazes mais importantes do processo de venda, muitas lojas virtuais cometem o pecado mortal de atrasarem as entregas, se sua loja tem a política de entregar os produtos em 15 dias em tempos 'normais', quando a demanda é baixa ou está na média projetada para a sua capacidade de atendimento, comece a pensar se não seria interessante ampliar um pouco este prazo quando chegarem as festas de final de ano, quando o fluxo de vendas aumenta significativamente, é isso, ou você investe em estrutura para poder cumprir os prazos prometidos aos clientes, mas nunca, em hipótese alguma atrase as entregas, isso é fatal para uma loja virtual.

Se você cumprir tudo o que a propaganda de sua loja promete, pode ter certeza de que você terá clientes fiéis por muito tempo e o melhor, estes clientes fiéis trarão muitos outros clientes em potencial.

Agora é com você, mãos à obra e ótimas vendas!

Veja também
- Os cuidados que você deve ter ao fazer compras em marketing places.

 ...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.