Agora você é o chefe
- por ZoopCreative
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Ok, você já tem o seu próprio negócio. Agora você é o chefe. Mas será que sabe como lidar com seus funcionários? Selecionamos algumas dicas de etiqueta para chefes em apuros, algo do tipo:
“Virei Chefe, e Agora?”
“Como se Tornar um Grande Chefe.”
“Manual do Chefe em Apuros”: uma rápida espiada nas estantes de qualquer livraria é o suficiente para perceber que ser chefe está longe de ser uma tarefa fácil.
Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é encontrar o tom certo no relacionamento com os funcionários.
Devo ser amigável?
Posso fazer peguntas pessoais?
Como lidar com as fofocas?
Elaboramos uma lista com nove dicas que podem ajudar você a criar um ambiente de trabalho saudável e animado na sua empresa, é claro que o relacionamento líder/colaborador não se resume a apenas nove tópicos, mas esperamos que isso possa tornar sua tarefa um pouco mais fácil. Dica de leitura, no final do artigo você vai encontrar algumas dicas de bons livros que abordam esse assunto de forma mais detalhada.
1- Não fique escondido atrás da sua mesa
A mesa do chefe é o seu porto seguro, onde ele pode se refugiar para analisar os problemas ou simplesmente esvaziar a mente. Mas um chefe que nunca deixa sua mesa (ou sala) causa uma péssima impressão entre os funcionários. Quando for receber um cliente importante ou ter uma conversa decisiva com um funcionário, o melhor é deixar seu refúgio e levá-lo para outra sala, onde vocês possam sentar lado a lado.
2- Quem fica atrás de uma mesa se torna imediatamente inacessível.
Sempre que puder, jogue conversa fora, um bate-papo casual é a melhor maneira de criar algum tipo de conexão com os funcionários. Mas é melhor evitar assuntos mais pessoais: vale falar sobre o tempo, esportes, viagens ou outros assuntos leves. Isso cria um ambiente agradável e abre um canal de comunicação direto com os colaboradores.
3- Evite e-mails muito informais
Usar emoticons ou abreviaturas em e-mails de trabalho está fora de questão. Se for o primeiro e-mail que manda para a pessoa, então, nem se fala. Nesses casos, é melhor adotar uma linguagem mais formal. Aos poucos, as mensagens podem se tornar mais amigáveis, mas sempre dentro de certos limites.
4- Elogie com propriedade
Não vale distribuir elogios a torto e direito, só para tentar conquistar a boa vontade dos funcionários. Elogios ajudam, sim, mas só quando são pessoais e específicos. Encontre motivos reais para elogiar os integrantes da sua equipe de tempos em tempos. Um simples “Bom trabalho!” não diz nada. “Acabei de ler seu relatório, parabéns pelos resultados deste mês!” é bem melhor.
5- Não faça comentários sobre as roupas
Tanto faz se são positivos ou negativos: comentários sobre o modo de vestir dos funcionários são sempre malvistos. Para alguns, pode soar como assédio sexual ou moral. Para outros, é simplesmente constrangedor. Fique longe desse tipo de conversa.
6- Vista-se de maneira sensata
Se o seu negócio é fabricar bikes, ninguém vai estranhar caso chegue ao escritório de bermuda e tênis. Mas essa é a exceção, não a regra. Em geral, vestir-se de forma muito casual passa uma ideia errada para os funcionários. Seus trajes devem corresponder ao seu cargo, e também ao tipo de negócio que dirige.
7- Cuidado com as redes sociais
Caso algum de seus funcionários tome a iniciativa de te adicionar no Facebook ou te seguir no Twitter, vá em frente e adicione/siga de volta. Mas não é o caso de tomar a iniciativa. Para algumas pessoas, ter que conviver com o chefe nas redes sociais nem sempre é uma perspectiva agradável.
8- Não revele suas emoções
Fazer cara de enfado diante de um funcionário irritante ou esboçar uma careta diante de um trabalho malfeito são atitudes que provocam intenso mal-estar no ambiente de trabalho. Por mais difícil que pareça, é fundamental manter uma expressão agradável e acolhedora diante de toda e qualquer circunstância. Acredite: vale a pena até mesmo treinar diante do espelho. Um sorriso tranquilo estampado no rosto pode fazer toda a diferença para a saúde da sua empresa.
9- Fofocas, jamais!
No ambiente de trabalho, elas devem ser combatidas como uma praga. A melhor maneira de fazer isso é manter um canal aberto com os funcionários: dessa maneira, qualquer dúvida ou mal-entendido pode ser esclarecido rapidamente. Caso algum boato esteja ameaçando o bom funcionamento da empresa, pare tudo, faça uma reunião com a equipe e fale diretamente sobre o assunto em questão. Poucas coisas são mais nocivas do que aquelas conversas sussurradas atrás da porta entre funcionários insatisfeitos.
Dicas de leitura:
COMO SE TORNAR UM ÓTIMO CHEFE:
APRENDA A OBTER O MELHOR DE SUA EQUIPE E CRIAR UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO E FELIZ
Autor: Jill Geisler
Editora: Sextante
A BÍBLIA DO EMPREENDEDOR:
TORNE-SE SEU PRÓPRIO CHEFE EM 12 MESES
Autor: Melinda F. Emerson
Editora: Gente
POR QUE AS PESSOAS ODEIAM SEUS CHEFES?:
AS 30 RECLAMAÇÕES E O QUE FAZER PARA CONQUISTAR A SATISFAÇÃO E O COMPROMETIMENTO DE SUA EQUIPE
Autor: Bruce L. Katcher | Adam Snyder
Editora: Sextante
GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DO CHEFE:
UM MANUAL PARA LIDAR COM OS MAIORES PROBLEMAS QUE VOCÊ ENFRENTA COMO LÍDER
Autor: Bob Rosner | Allan Halcrow
Editora: Saraiva