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O que é um KPI? Uma abordagem prática.

O que é um KPI? Uma abordagem prática.

Medindo o desempenho visando as metas do seu negócio. O que é um KPI? Definição da sigla KPI: Indicador Chave, de performance - (Key Performance Indicator).

Um KPI - indicador-chave de desempenho é uma informação ou valor que pode ser medido e que demonstra a eficiência com a qual um negócio está atingindo suas metas de atividade. As empresas costumam usar KPIs nos mais diversos níveis da organização para avaliar seu índice sucesso ao atingir as tais metas.

Os KPIs de alto desempenho podem estar concentrados no resultado geral da empresa, enquanto os KPIs de baixo desempenho estão concentrados nos setores como departamento de vendas, marketing, RH, suporte dentre outros.

Partindo dessa premissa, como podemos definir os KPIs? O que significa KPI? Neste post temos algumas definições que podem te ajudar a entender melhor como aplicar essa excelente ferramenta na sua empresa:

Em dicionários da língua inglesa como o Oxford, KPI tem a seguinte definição: Uma ação que pode ser quantificada e usada para avaliar o sucesso de uma empresa ou mesmo de um profissional, na elaboração, construção e implantação dos objetivos propostos.

Neste post temos o seguinte índice para facilitar nosso entendimento sobre o que é KPI:

O que torna um KPI importante;

Como eleger os KPIs do nosso negócio;

O que é um KPI inteligente?

Como elaborar e desenvolver KPIs

Os KPIs como parte das estratégias de gestão de desempenho;

As três maneiras como os KPIs podem auxiliar na construção de equipes melhores;

Os KPIs ainda são importantes?

KPIs em ação

Algumas das perguntas mais comuns sobre os KPI's

1. O que faz com que um KPI seja importante?

Agora sabemos que o KPI representa o principal indicador de desempenho, e que ele é tão importante quanto a ação que o deflagra. Com muita frequência, as empresas implementam mecanicamente KPIs comuns ao seu segmento de mercado e acabam se perguntando por que os KPIs não refletiram a realidade da empresa e não resultaram em nenhuma mudança eficaz. Um dos aspectos mais importantes e na maioria da vezes esquecido, dos KPIs, é que eles são uma ótima maneira de otimizar a comunicação dentro da empresa. Sendo assim os KPIs costumam seguir as mesmas regras e as melhores práticas que todas as outras formas de comunicação. Isso resulta numa probabilidade muito maior de que informações objetivas, claras e relevantes possam ser absorvidas e implementadas.

Para desenvolvermos uma estratégia na formulação dos KPIs, nossa equipe precisa iniciar com o mais básico e compreender quais são os objetivos da empresa, e como se planeja atingí-los além de determinar quais os integrantes do time devem trabalhar baseados nessas diretrizes. Esta deve ser uma atividade iterativa e que envolva feedback de analistas, supervisores de departamento e gerentes. À medida que essa missão de apuração de fatos se desenrola, a empresa terá um melhor entendimento de quais são os processos do negócio que precisam ser mensurados e apresentados num painel de KPIs e quem são os integrantes do time com os quais essas informações devem ser compartilhadas. Mas o que determina que um indicador-chave de desempenho (KPI) é de fato eficaz?

2. Como definir um KPI

Definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) pode ser uma tarefa complicada. 'CHAVE' é o termo mais importante da sigla KPI, e precisa estar relacionado com um resultado operacional específico além de uma medida de desempenho. Os KPIs são frequentemente confundidos com métricas de negócios. Embora sejam frequentemente usados com a mesma intenção, os KPIs precisam ser elaborados de acordo com metas críticas ou essenciais da empresa.

Para definir um KPI com maior facilidade, podemos começar respondendo algumas questões:

Que resultado queremos atingir?
Qual é a real importância do tal resultado?
Como podemos mensurar o progresso?
Podemos influenciar o resultado?
Quem é responsável pelo resultado da ação?
Como saberemos que o resultado foi atingido?
Qual frequência com que devemos revisar o progresso em direção ao resultado?

Por exemplo, imagine que seu objetivo seja aumentar a receita do departamento comercial até o final do ano. Podemos chamar isso de KPI de aumento de vendas.

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