O que é marketing digital?

Entenda de uma vez por todas como usar o marketing digital para impulsionar seu negócio! O marketing digital é definido como um conjunto de ações desenvolvidas para se comunicar com potenciais clientes da internet, divulgando uma marca ou produto. Algumas estratégias conhecidas são SEO, e-mail marketing, marketing de conteúdo e muito mais.


A internet já faz parte de nossas vidas. É praticamente impossível pensar em qualquer atividade cotidiana que não tinha sido impactada pela transformação digital.  E isso inclui os hábitos de consumo!

O marketing digital trouxe uma verdadeira revolução em termos de consumo e relacionamento com marcas e negócios. Hoje, existem diversos empreendedores de sucesso que utilizam as estratégias como principal pilar do seu negócio.

Hoje em dia, é cada vez mais comum usarmos a internet para se informar sobre um produto ou serviço, pesquisar preços e até comprar. De fato, 82% dos brasileiros já fez pelo menos uma compra online, de acordo com pesquisa da NZN Intelligence

E o objetivo do marketing sempre foi se conectar com a audiência, conversando com ela no lugar e no tempo certos. Portanto, se você pretende empreender online, precisa estar presente onde o público passa a maior parte do tempo: a internet.

Foi pensando em todo o potencial dessa estratégia que preparamos este artigo. Nele, você vai conferir o que é marketing digital, suas principais estratégicas e como colocar ele em prática em seu negócio.

Veja só o que você encontrará neste conteúdo:


O que é marketing digital?

Podemos definir marketing usados pelas agências de marketing digital como todas as ações que usam a internet ou dispositivos eletrônicos para divulgar um produto ou uma marca. Atualmente, é uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes em potencial.

Você já sabe que o conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.

Só que o jeito como isso é feito mudou muito ao longo do tempo, acompanhando os avanços tecnológicos e os hábitos da população. Nesse sentido, não dá para ignorar que, atualmente, a uma grande parcela da população está conectada e usa a internet para comprar.

A internet trouxe para o consumidor diversas opções de compra. Se antes tínhamos que sair de loja em loja pesquisando preços e com poucas opções de concorrência, agora o cenário é completamente diferente.

Com isso, as empresas precisaram repensar a forma de atrair os clientes.

E é por isso que o marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje. Ele é a estratégia mais eficiente, já que emprega os canais que o público já utiliza.

Mas engana-se quem pensa que o marketing digital se resume somente ao computadores. Também existem estratégias voltadas para os usuários de smartphones, como anúncios segmentados no Facebook.

A grande vantagem do marketing digital? Qualquer negócio, independente do orçamento disponível, pode começar a aplicar as estratégias agora mesmo.

Para saber mais sobre essa estratégia, confira o Hotmart Tips que preparamos sobre o assunto:

Como o marketing digital surgiu

O marketing digital, como você já deve imaginar, nasceu com a explosão da internet nos anos 1990, quando os computadores pessoais e a conexão discada começaram a invadir as casas de milhões de pessoas.

Junto com essa explosão, vieram os primeiros mecanismos de busca, como Yahoo, Cadê, MSN e posteriormente o Google, que hoje é o maior do mercado. Junto com os buscadores, vieram os domínios de e-mail, onde surgiram as primeiras campanhas de e-mail marketing (e os spams).

Nessa época, a tecnologia era muito limitada e as páginas bastante simples. A interação entre empresas e clientes era praticamente inexistente e a comunicação era unilateral. Era a chamada Web 1.0.

Por volta dos anos 2000, a tecnologia avançou, o número de internautas aumentou e o marketing digital começou a tomar forma. Foi nessa época que surgiram as primeiras redes sociais e o Google ganhava espaço como ferramenta de busca.

Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir cada vez mais em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.

Teve início a era da Web 2.0, mais participativa e centrada nos interesses da audiência, que vivemos até hoje.

Quais as vantagens do marketing digital

Ao contrário do marketing tradicional, o digital permite que os resultados sejam medidos e conferidos praticamente em tempo real.

Um anúncio em um jornal, por exemplo, é difícil estimar quantas pessoas realmente o viram e prestaram atenção. Por outro lado, com anúncios em redes sociais e em buscadores, é possível medir praticamente todas as ações do usuário, desde quem viu até quem realmente finalizou uma ação.

Deu para perceber como o marketing digital transformou a relação das empresas com seus consumidores. Mas por que essa estratégia é importante? Quais os benefícios reais para seu negócio?

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo