O que é marketing digital? - 2


Principais estratégias de marketing digital

Com tantas vantagens, você não vê a hora de começar a aplicar essa estratégia em seu negócio, não é?

Mas como fazer marketing digital?

Bem, como a internet é um universo bastante amplo e a tecnologia não para de evoluir, não existe uma única maneira de fazer marketing digital.

Na verdade, existem dezenas de estratégias de marketing digital e novas táticas aparecem todos os dias. Porém, todas elas têm como objetivo de fortalecer uma marca e estreitar o relacionamento com o público.

Marketing Digital - infográfico com os 8 principais tipos de estratégias de marketing digital

Abaixo, você confere as estratégias mais comuns do mercado:


Inbound marketing

O inbound marketing, também chamado de marketing de atração, tem como objetivo atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.

Nessa estratégia, as empresas procuram compreender as dores e necessidades dos clientes em potencial para oferecer soluções mais assertivas para seus desejos e necessidades.

Ao contrário do marketing tradicional, onde o consumidor é passivo e apenas recebe a mensagem, no inbound ocorre o contrário. É o cliente que procura a empresa quando percebe que tem um problema.

Essa estratégia permite estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público, criando uma audiência cativa e fiel. E como resultado, empresas que apostam nessa estratégia conseguem gerar 54% mais leads, de acordo com o WebDAM.com.

E com a internet e as ferramentas digitais, existem diversas maneiras de fazer esse processo de atração. O mais comum é a produção de conteúdo, ou seja, informações relevantes e que ajudam a resolver problemas.

É o que chamamos de marketing de conteúdo, que vamos explicar no tópico a seguir:
Marketing de conteúdo

Como explicamos, uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca é oferecer conteúdos e informações relevantes, que o ajude a solucionar seus problemas. E esse é justamente o objetivo do marketing de conteúdo.

Mas, para isso, é fundamental conhecer bem sua persona, que é o perfil de seu cliente ideal. Com isso, fica fácil criar conteúdos mais direcionados, que conversam diretamente com as dores do público. E, assim, gerar mais brand awareness para a marca, atrair tráfego qualificado e gerar leads.

E para aumentar ainda mais o alcance desses conteúdos, é importante oferecê-los em canais que o público-alvo costuma utilizar. Existem diversos meios para isso e os mais comuns são:
Blog

Criar e alimentar um blog é a estratégia de marketing de conteúdo mais comum e também uma das mais interessantes.

Afinal, o blog é um canal exclusivo de seu negócio, sem qualquer tipo de interferência comum em outros canais. Lá, você pode publicar o que quiser, quando quiser e do jeito que quiser, com total liberdade sobre os conteúdos produzidos.

Ter um blog ainda permite que sua marca ganhe relevância na rede e conquiste as primeiras colocações em mecanismos de busca. Isso dá mais visibilidade e aumenta as chances de atrair novos clientes.

Segundo dados da Hubspot, empresas B2B que possuem blog geram 67% mais leads do que as empresas que não têm.
Site

Por mais que seu negócio já tenha um blog, não pode deixar de ter também um site institucional.

Isso por que ele funciona como a casa da marca, reunindo em um só lugar as informações mais relevantes sobre seu negócio.

Dessa maneira, quando alguém pesquisar informações sobre você e seus serviços, terá mais segurança de que seu negócio é realmente confiável.

Além disso, o site pode servir como um canal onde as pessoas podem solicitar seus produtos e serviços, tirar dúvidas e entrar em contato com você.
Redes sociais

Outro excelente canal para interagir, se comunicar com o público e oferecer conteúdo de qualidade são as redes sociais.

Já não dá mais para falar em marketing digital sem citar as mídias sociais. Isso porque esses canais se tornaram extremamente populares entre as pessoas. Principalmente aqui no Brasil, onde 88% da população utiliza esses serviços.

Facebook, Instagram, YouTube, Twitter… Além de interagirem entre si, os usuários desses canais também podem se aproximar de suas marcas favoritas, buscando informações sobre seus produtos e serviços.

Assim, uma estratégia de marketing de conteúdo que inclua a gestão de mídias sociais pode ajudar a aumentar o alcance, a visibilidade e o número de vendas de seu negócio. Segundo o site Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas diretamente pelas redes sociais.
Materiais educativos

Às vezes, um simples blogpost ou uma publicação no Facebook não traz informações suficientes para o público. Nesses casos, um conteúdo mais aprofundado pode ser necessário.

E-books, infográficos, tutoriais e webinars são apenas alguns exemplos de materiais educativos capazes de responder às dúvidas da audiência.

E o melhor de tudo é que você ainda pode condicionar o acesso a esses materiais a um cadastro em landing page. Dessa maneira, você trabalha a geração de leads de seu negócio.
Vídeo marketing

Os vídeos estão se transformando no tipo de conteúdo mais pedido e consumido pelos internautas. E faz sentido, já que são mais fáceis de consumir e entender do que um texto, por exemplo.

De acordo com a Pesquisa Video Viewers do Google, entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet cresceu em 135%, enquanto a TV apresentou apenas 13% de aumento.

E com os avanços tecnológicos dos últimos anos, empresas de qualquer porte podem entrar no universo da produção audiovisual. Por causa disso, diversas empresas estão apostando no vídeo marketing como a base de suas estratégias de marketing digital.

Além disso, os vídeos são bastante versáteis e se encaixam em praticamente qualquer estratégia de marketing. Você pode fazer vídeoaulas, transmissões ao vivo, webinars, vídeos de demonstração de produtos, entre outros formatos.
E-mail marketing

O correio eletrônico não morreu e a prova disso é a grande quantidade de negócios que usam o e-mail marketing para se comunicarem com o público.

Essa estratégia consiste no envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos e pode ser utilizada para fortalecer a marca, divulgar produtos e serviços, se comunicar com potenciais clientes e vender.

E os números confirmam o poder desse canal. Segundo dados do Hubspot, negócios que utilizam o e-mail marketing conseguem gerar até 50% mais leads qualificados, com mais chances de comprar.

Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo é que ele permite segmentar as listas e acompanhar de perto dados como alcance, abertura e respostas.

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