O que é marketing digital? - 4


CRO

Um dos aspectos mais importantes de qualquer esforço em marketing digital é a conversão. Ou seja, trazer usuários para a base da marca e levá-los até o fundo do funil de vendas.

A estratégia de CRO, ou otimização de conversão na sigla em inglês, permite saber onde as conversões não estão sendo bem exploradas em um blog ou site, realizando o que for necessário para melhorar os índices de conversão.

Durante o processo de otimização de conversão, é necessário revisar todos os pontos de contato com o lead/cliente do negócio para entender o que pode melhorar para que a conversão seja atingida.


Como fazer um plano de marketing digital

Depois de conhecer as principais estratégias, é hora de colocar a mão na massa e criar um plano de marketing digital!

O primeiro passo para fazer isso é estabelecer objetivos claros para, em seguida, traçar as ações necessárias para alcançá-los.

Por exemplo, se você quer aumentar as vendas de um novo serviço, o aumento no número de leads qualificados pode ser um bom objetivo.

Com isso, e considerando sua persona, os recursos disponíveis e os concorrentes, é possível traçar as ações necessárias para que o objetivo seja alcançado.

Parece complexo, não é? Felizmente, existem alguns passos que ajudam a estruturar um bom plano de marketing:


1. Definição de objetivos e metas

O que você espera alcançar com uma estratégia de marketing digital?

Essa pergunta deve nortear todo seu trabalho. Sem um objetivo claro em mente, dificilmente você será capaz de estruturar quais os próximos passos a serem tomados ou entender se a estratégia está dando certo ou não.

Por exemplo, se sua marca ainda está começando no mercado online e não possui presença online, seu objetivo pode ser aumentar o tráfego no site.

Em seguida, você pode traçar objetivos específicos e metas secundárias que podem ajudar a atrair mais tráfego, como publicar conteúdos semanais no blog, divulgar os posts nas redes sociais, investir em links patrocinados etc.

Na hora de decidir qual seu objetivo, tenha em mente que ele precisa fazer sentido para seu modelo de negócios, ser atingível e mensurável. Qualquer erro na definição pode prejudicar toda a estratégia.


2. Escolha de KPIs

Com o objetivo definido, é hora de escolher os indicadores responsáveis por medir o sucesso ou fracasso de sua estratégia.

Os KPIs, ou Key Performance Indicators, são responsáveis por medir se uma estratégia ou ação está dando certo e ajudando a marca a alcançar seus objetivos.

Por exemplo, se sua meta é ligada ao aumento do tráfego orgânico, um indicador válido é o número de visitas em seu blog ou site.

Lembre-se que esses indicadores precisam fazer sentido para seu negócio, já que deles dependerão todas as etapas seguintes.


3. Criação da persona

Para que seu plano de marketing dê certo, não basta só ter objetivos bem definidos. Também é necessário conhecer o perfil usuário que você espera atingir para detalhar como as ações serão colocadas em prática.

É por esse motivo que a criação da persona não pode ficar de fora de seu plano estratégico. Conhecida também como avatar, a persona é uma representação de seu comprador ideal e reúne características demográficas e comportamentais. como gênero, idade, cargo, hábitos de consumo, hobbies, estilo de vida e desafios enfrentados.

Com esses dados, você consegue definir o melhor tom de voz para interagir com o público, as melhores ferramentas, o formato de conteúdo, o design mais eficiente, entre outros detalhes importantes para o sucesso de sua estratégia.

Para criar uma persona, fuja de achismos. Se você já tem uma audiência online, use ferramentas como Google Analytics e Facebook Insights para ter acesso a dados reais sobre seu público. Também vale analisar a audiência dos concorrentes e até fazer pesquisas com seu público-alvo.

4. Escolha da estratégia mais adequada

Com sua persona definida, o próximo passo é escolher e descrever quais estratégias serão desenvolvidas para alcançar os objetivos.

Como já mostramos, existem dezenas de estratégias de marketing que você pode implementar em seu negócio. Mas a escolha precisa ser feita com muito cuidado.

Para não errar nessa etapa, leve em consideração seus objetivos e o perfil da persona, escolhendo a estratégia mais adaptada ao público que você quer atingir e que mais pode ajudar você a alcançar suas metas.


5. Criação do plano de ações

Agora que você já sabe qual estratégia de marketing será implementada, procure estruturá-la de maneira detalhada.

É importante definir os melhores formatos de conteúdo que serão criados, o volume e a periodicidade de produção desses materiais e os canais de distribuição.

Em seguida, liste todos os recursos necessários para que essas tarefas sejam feitas e o prazo de conclusão de cada uma delas.

Organize tudo em um cronograma ou calendário editorial para que toda a equipe tenha acesso a esses dados.

Mas não se prenda demais a prazos ou orçamentos. Seu plano de ações pode e deve mudar de acordo com as circunstâncias. Portanto, atualize-o sempre que necessário.


6. Mensuração de resultados

Por fim, mas não menos importante, é hora de acompanhar os resultados de sua estratégia de marketing.

Você se lembra que um dos critérios para escolher um objetivo para sua estratégia era ele ser mensurável? Isso ajuda a determinar se os resultados foram alcançados e se algum processo precisa ser aprimorado.

Sempre que concluir uma tarefa ou ação importante, avalie todos os números, compare-os com os resultados anteriores e identifique algum ponto de melhoria. Dessa maneira, fica mais fácil repetir os acertos e evitar os erros cometidos.

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