O que é marketing digital? - 6


A seguir, você confere algumas das principais ferramentas de marketing e seus diferentes usos:


1. SEO

Otimizar conteúdos e conquistar boas colocações nos resultados de busca fica muito fácil com o uso das ferramentas corretas.
Pesquisa de palavras-chave

As ferramentas de palavras-chave permitem ao usuário descobrir as melhores oportunidades de termos para explorar em seus conteúdos, além de identificar o volume de buscas e a competitividade de cada termo.

Os principais serviços desse tipo são:

    SEMrush
    Ahrefs
    Google Trends
    Google Keyword Planner

SEO técnico

Já as ferramentas de SEO técnico apresentam funções mais específicas, ajudando a checar a autoridade de um domínio, identificar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados.

Para esse processo, costumam ser utilizadas as seguintes ferramentas:

    Yoast
    Google XML Sitemap
    MozBar

Backlinks

Para chegar a qualidade dos backlinks que seu site recebe e quais devem ser removidos, é importante usar uma das ferramentas abaixo:

    Google Search Console
    Ahrefs
    SEMrush

2. Análise

Para saber se sua estratégia está alcançando os resultados esperados, é importante usar ferramentas de análise para acompanhar alguns dados.
Análise de métricas

Muitas ferramentas que citamos aqui já disponibilizam serviços de análise de métricas e que são bastante úteis.

Entretanto, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de maneira estratégica para aumentar sua compreensão dos dados e métricas disponíveis. Por exemplo:

    Google Analytics
    Kissmetrics

Análise de concorrência

Um dos segredos do sucesso de uma estratégia de marketing digital é acompanhar a concorrência. Dessa maneira, você consegue identificar pontos de melhoria e até aprender com seus acertos e erros.

Diversas ferramentas auxiliam nesse processo, fazendo comparativo de palavras-chave, backlinks, tráfego e outros dados importantes. Entre elas, as mais comuns são:

    SEMrush
    BuzzSumo
    Google Alerts
    Social Mention

3. Design

O design, seja do site ou das imagens postadas nas redes sociais, é um aspecto bastante importante. Afinal, a comunicação online é quase que totalmente baseada em conteúdos visuais.

Nesse sentido, é importante usar ferramentas que facilitem a criação de peças.
Ferramentas de imagens

O visual de um site ou blog ajuda na conexão do público com a marca, além de comunicar a identidade do negócio. Assim, qualquer descuido no design pode prejudicar toda a estratégia.

Existem muitas ferramentas e serviços, como bancos de imagens, que permitem baixar, criar, editar e tratar imagens. Os principais são:

    Adobe Photoshop
    Adobe Illustrator
    Canva
    Shutterstock
    Pixabay

Ferramentas de vídeos

A produção de vídeos está cada dia mais popular e já é uma das ações de marketing digital mais eficientes. Não é à toa que cada vez mais marcas e empreendedores investem nessa estratégia.

Diversas ferramentas permitem editar vídeos, fazer cortes, adicionar efeitos, inserir trilha sonora, criar vinhetas, motion graphics, entre outras funções. Por exemplo:

    Adobe Premiere
    Adobe After Effects
    Final Cut Pro
    DaVinci Resolve
    Filmora

4. CRO

Para acompanhar o processo de conversão de sua estratégia online, algumas ferramentas podem ajudar. Com elas, você consegue acompanhar os leads pela jornada de compra e identificar os pontos de melhora.

Boas ferramentas para essa tarefa são:

    SumoMe
    Hotjar

5. Automação de marketing

Hoje em dia, o trabalho que um profissional de marketing precisa desenvolver é muito grande. Disparar e-mails para a base de leads, acompanhar o trajeto de cada um pelo funil, elaborar conteúdos, analisar métricas, entre muitas outras.

Felizmente, muitos serviços permitem integrar e automatizar boa parte desse trabalho, além de realizar testes A/B e elaborar fluxos de trabalho.

São elas:

    Hubspot
    RD Station
    Pipefy

6. Relacionamento interno

Caso seu negócio seja de médio ou grande porte, é fundamental manter uma boa comunicação entre os diversos setores da empresa e organizar os fluxos de trabalho.

Algumas ferramentas podem ajudar nisso:

    Slack
    Zendesk
    Asana

7. Redes sociais

Não dá para falar em marketing digital sem citar as redes sociais. Mas gerenciar esses canais demanda muito tempo dos profissionais, que precisam elaborar e agendar posts, responder usuários e acompanhar métricas, muitas vezes em diversos serviços diferentes.

Nesse sentido, algumas ferramentas ajudam a centralizar os dados em um só lugar e até automatizar tarefas. Algumas delas são:

    Hootsuite
    BuzzSumo
    Scup
    SocialOomph

8. E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo um dos canais mais eficientes para se relacionar com o público.

O problema é que, com bases de contatos cada vez maiores, fica difícil gerenciar tudo corretamente. Elaborar mensagens, acompanhar os contatos, mensurar os resultados e traçar estratégias vira uma tarefa quase impossível.

Nesse sentido, diversas ferramentas podem ajudar, automatizando processos e gerando relatórios automáticos. Algumas delas são:

    Klicksend
    Hubspot
    Mailchimp
    GetResponse

O que NÃO fazer no marketing digital

Como podemos ver, existem muitas técnicas no marketing digital. Como consequência, existem erros que são muito comuns, afetando a performance das estratégias. Confira também o que não fazer no marketing digital para evitar desperdício de recursos valiosos:


1. Não entender o público-alvo

Um dos maiores erros de marketing que é feito de forma recorrente é atingir o público-alvo errado. Querer atingir qualquer um e todos ao mesmo tempo é sinônimo de desperdício.

Por isso, pesquise bastante sobre o público antes de fazer qualquer investida. Você precisa saber quem são seus potenciais compradores e assim, criar a persona com base nessas informações.


2. Fazer SPAM

O SPAM são mensagens eletrônicas enviadas sem a permissão do usuário, geralmente feitas em massa. SPAM não só é um desperdício de tempo, como também é altamente prejudicial à imagem do negócio, que fica vinculado a algo negativo.

Para evitar essa prática, nunca compre listas de e-mail (uma das piores práticas do marketing digital) e envie conteúdos úteis para a sua base. O marketing digital é baseado na troca de confiança entre empresa e usuário.


3. Negligenciar seus clientes

Muitas empresas e empreendedores tem como grande foco uma única coisa: conquistar novos clientes. Sim, é ótimo trabalhar para atrair novos consumidores, mas negligenciar quem já é seu cliente é um erro grave.

Pense: o seu cliente já confiança no seu negócio e há grandes chances de se tornar um fã do seu produto ou serviço.

Não esqueça deles, dedique um tempo para enviar conteúdos personalizados via e-mail ou fazer ofertas personalizadas através de anúncios.


Tudo pronto para fazer marketing digital?

Como deu para perceber depois da leitura deste artigo, o marketing digital é uma estratégia bastante ampla, porém essencial nos dias de hoje. Portanto, você não pode deixar de investir nele!

Embora pareça algo complexo, acredite, o principal ponto para ter sucesso nessa empreitada é sempre procurar entregar valor para o público.

Não importa se você vai elaborar um blog, criar perfis nas redes sociais ou produzir vídeos para seu negócio. O importante é ter em mente os interesses e necessidades do público ao criar seus conteúdos.

Além disso, procure sempre se atualizar. O ambiente digital é muito dinâmico e a todo momento surgem novas tecnologias, estratégicas, técnicas e conceitos. Inovar vai ajudar você a estar à frente dos concorrentes em seu nicho de mercado e a conquistar a preferência da audiência.

São várias as estratégias de marketing digital, mas o importante é começar a testá-las e dar ênfase naquelas que geram mais retorno para seu negócio.

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fonte: hotmart

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