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Quer encontrar clientes nas redes sociais? Então leia isso

Pessoas seguram cartazes com desenho de emoji feliz em frente ao rosto ilustram nosso artigo sobre: Quer encontrar clientes nas redes sociais?

Os anúncios em redes sociais são como oxigênio para muitos negócios. Você está à procura de novas maneiras de encontrar clientes nas redes sociais? Ao longo dos últimos anos, as redes sociais se firmaram como uma ferramenta eficaz para a geração de novos clientes, os chamados 'leads'. Milhões de clientes em potencial estão usando as plataformas de redes sociais para pesquisar preços e novas oportunidades, além de buscar informação sobre os mais variados temas. As empresas já perceberam que essas plataformas são um canal vital para interagir com seus clientes, e espalhar sua marca angariando leads cada vez mais qualificados.

Neste artigo vamos abordar o tema da geração de leads de forma prática e eficaz usando as redes sociais.

1. Para encontrar clientes nas redes sociais comece criando um blog

Criar um blog é a parte mais fácil, você só precisa fornecer conteúdo exclusivo sobre sua empresa e sobre o seu mercado de atuação para manter seus leitores informados e conectados com a sua mensagem.

Seu conteúdo precisa capacitar o leitor e entregar informação de valor a ele. É preciso educá-los, resolver os seus problemas e dúvidas, melhorar sua situação estabelecendo a crença de que eles podem confiar plenamente em sua marca. Sim, trata-se de estabelecer confiança, tudo começa aí.

Você deve ter um pequeno formulário de assinatura de newsletter no seu blog, que pode estar na lateral do blog, logo abaixo dos menus de navegação, ou ainda no final do artigo, então, quando eles estiverem lendo o seu conteúdo eles poderão facilmente enviar seu endereço de e-mail para que sua empresa possa se comunicar com eles de maneira mais assertiva. Um bom sistema de Push Notification - como o sininho vermelho que temos no canto direito inferior aqui da página -  também ajuda.

Tenha um conteúdo valioso em seu blog, algo que instigue os leitores a fornecer suas informações - nome e e-mail - para acessá-lo - algo como o usuário criar um perfil para poder continuar lendo a informação que já está acessando também pode ser uma boa estratégia, mas procure fazer isso somente em alguns artigos apenas, preferencialmente naqueles que tiverem um apelo muito forte à curiosidade. Neste caso o conteúdo deve ser realmente instigante.

2. Use as hashtags do Twitter, do Facebook e até mesmo do Instagram

As hashtags são uma das melhores maneiras de interagir facilmente com um determinado público. Procure criar suas próprias hashtags e insista nelas, crie uma com o nome da sua empresa, e sempre utilize-a em todas as postagens que fizer - nós usamos #mundoZ, por exemplo -, dentro de algum tempo você verá que mais e mais pessoas estarão seguindo suas hashtags e é aí que começa a interação com sua marca. Use-as também no Facebook, o efeito é muito semelhante ao Twitter, apesar deste recurso ser novo por lá, a verdade é que muitos usuários já estão aprendendo sobre as hashtags também nessa rede social.

3. Os posts e anúncios personalizados no Facebook são uma bela estratégia para encontrar clientes nas redes sociais

Se seu objetivo é gerar leads, sua página no Facebook deve ser uma constante fonte de informação útil, e claro, compartilhável. O Facebook Ads é uma ótima maneira de promover produtos e serviços nesta plataforma e coletar leads de qualidade. Essa funcionalidade do Facebook é excelente porque quando alguém curte determinado conteúdo ou mesmo um anúncio ele passa a fazer parte do público que tem interesse naquele assinto em particular.

Os Amigos dessa pessoa podem, então, passa a receber seus anúncios quando você criar um publico semelhante no gerenciador de anúncios. Dá até para tentar criar um pequeno efeito viral que tem tudo para se amplificar ainda mais.

Os anúncios no Facebook, hoje, são como oxigênio para muitas empresas. Use o recurso de promoção de posts para destacar o conteúdo de sua página no Facebook, mas tenha sempre o cuidado de incluir links nos seus posts, que levem os visitantes ao seu blog para que possam ler a matéria completa. Este recurso também é muito interessante para você começar a fazer branding - promoção de marca, você pode criar posts mostrando o título dos artigos do blog e inserir como imagem principal a marca da sua empresa.

Sempre tenha um objetivo claro com as postagens

Nunca poste algo em sua fanpage sem que tenha um link para o site da empresa. Você pode compartilhar links para o seu blog ou mesmo catálogo de produtos e serviços e até para as campanhas que você já tem em seu site ou loja online. Certamente a enorme visibilidade oferecida pelos anúncios do Facebook vai ajudá-lo a angariar mais clientes de forma mais rápida.

Uma ótima estratégia para estruturar suas campanhas de anúncios no Facebook Ads é usar uma ferramenta que encontre perfis de usuários que tem interesses semelhantes aos seus, ou que simplesmente demonstram que já estão à procura de produtos ou serviços no seu segmento de atuação. Essa ferramenta ajudará você a nortear suas campanhas de maneira muita mais objetiva.

4. Linkedin outro canal excelente para encontrar clientes nas redes sociais

O LinkedIn é a melhor maneira de atrair visitantes quando se trata de clientes, investidores, parceiros comerciais, patrocinadores, afiliados, e muito mais. Você deve começar com a certeza de que o seu perfil no LinkedIn está concluído e é impressionante. Depois, você pode iniciar sua rede em vários grupos, navegue na lista de grupos e escolha aqueles que combinam com os interesses de sua empresa.

Procure identificar os principais membros do grupo, os que são muito ativos, faça perguntas e também esteja sempre pronto a respondê-las, forneça sempre informação de valor. Adicione-os à sua rede, estabeleça networking com eles nesta plataforma, religiosamente e transforme as conversas que você tem em um potencial de geração de mais leads para o seu negócio.

5. Instagram

Há uma grande necessidade do elemento visual quando se trata de redes sociais, isso porque os leitores são constantemente bombardeados com texto. Com 60 milhões de visitas por mês, o Instagram fornece o elemento visual perfeito para seus posts. Este serviço pode ajudar a atrair o público que normalmente ignoram textos.

Uma das características mais populares no Instagram é o Geotagging.

Você pode fornecer dados sobre onde uma foto ou vídeo foi feita, isso pode não ter muita importância para todas as empresas. Porém, se você está querendo causar impacto numa região muito grande, ou até mesmo se está apontando para um mercado menor, numa área menor, informar o local quando fizer as postagens ajudará a obter mais credibilidade dos seguidores, alcançando seu público alvo com mais rapidez.

6. Os CTAs (Call-To-Ação) - a chamada para a ação

A sua chamada à ação (CTA) tem que ser muito eficaz e clara, uma vez que é uma das partes mais importantes da captura de potenciais consumidores para o seu produto ou serviço. Um forte CTA em páginas de conversão deve conduzir o leitor para o seu site, onde ele terá mais informação de valor.

Por exemplo, você pode fornecer conteúdo que é tão envolvente e que ofereça valor para os leitores a ponto de incentivá-los a clicar no link para saber mais. Assim, a sua CTA tem que ser concisa e deve ir direto ao ponto, além de seduzir o leitor a participar ativamente no que você está tentando promover, um produto ou um material educativo.

7. As recompensas digitais

Recompensas digitais são uma ótima forma para aumentar o número de leads de maneira ágil e barata. A palavra 'Grátis' é muito poderosa, quando o público vê que está recebendo algumas regalias, ficarão ávidos para preencher seu formulário de conversão, mas cuidado, não cometa o erro de exigir uma gama de informação muito grande, no máximo use um formulário com quatro ou cinco campos.

Por exemplo, você pode ter uma promoção que exija o preenchimento de uma página de inscrição. Onde eles terão a chance de ganhar um presente ou algumas outras vantagens, como ter acesso aos novos posts do blog antes dos leitores 'comuns'. Nesse momento seus leitores estarão entrando para o seu mailling - sua lista de email -, dando-lhe a chance de mostrar seus produtos e serviços.

8. Ouça as redes sociais

A maioria das empresas mais inovadoras monitoram conversas on-line para manter um controle sobre o sentimento em relação a sua marca, mas a 'escuta social', também revela oportunidades para gerar leads.

Assim você pode fazer uso de vários aplicativos de terceiros, ficando de ouvidos atentos monitorando como seus clientes e prospects (leads) estão se comportando nas redes sociais. Esta pode ser uma grande ferramenta de pesquisa, resultando em maior poder de geração de leads para sua empresa.

Use ferramentas como: Talkwalker, Hoostsuite, Sprinklr, para começar.

9. Use o Google Analytics para acompanhar, analisar e corrigir

Com o Google Analytics você poderá acompanhar, analisar e agilizar todo o processo de geração de leads. Depois de ter criado todo o seu conteúdo com informações valiosas, com o Google Analytics você pode começar a controlar suas conversões.

Certifique-se de saber se as pessoas realmente estão clicando em suas páginas de conversão. Para isso você pode usar uma técnica bem simples mas que vai ajudá-lo a monitorar a quantidade de visitas em seus links usados para levar os usuários até suas páginas de conversão. Toda vez que você compartilhar um link ou mesmo adicioná-lo a um banner procure inserir o seguinte código ao final do link:

?utm_source=facebook&utm_campaign=dezembro-2028&utm_media=postagem-impulsionada

ONDE:

?utm_source=facebook = é a fonte, a origem da visita, de onde veio o visitante do site;

&utm_campaign=dezembro-2028 = você pode usar a época do ano para nomear suas campanhas de anúncios;

&utm_media=postagem-impulsionada = o tipo de ação que você usou na campanha, postagem impulsionada ou anúncio, por exemplo.

Analisando dados no Analytics

Quando você estiver analisando os dados em sua conta do Analytics use o CTRL+F para encontrar os links que possuem o atributo 'utm', assim você poderá saber quantas vezes o link foi clicado.

Você deve monitorar todos os dados e analisar se os seus esforços de marketing estão trabalhando para seu objetivo de geração de leads. Se os resultados não são o que você tinha projetado, considere voltar a trabalhar no design / redação / estratégia.

O importante é continuar sempre, se os resultados ainda não surgiram é muito provável que você precise implantar mudanças em suas estratégias, mude quantas vezes for preciso, certamente os resultados surgirão é só uma questão de acertar a mão.

A Geração de clientes nas redes sociais ainda é o coração e a alma do mundo dos negócios mais inovadores, seja no setor B2B - Business to business, quando empresas vendem para empresas - ou vendendo para o consumidor final - B2C - depois de descobrir o que melhor se aplica ao seu público você verá que a conversão de novos clientes será muito mais rápida e eficaz.

Com os métodos de que abordamos neste artigo para encontrar clientes nas redes sociais, você poderá avançar e começar a obter resultados significativos de acordo com o seu plano de marketing.

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Caio Weber
Author: Caio WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
"Editor do eZoop! e CEO da MarkupEmpresa Sistema de Gestão, sou um apaixonado pelas oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Minha jornada empreendedora é marcada pelo compromisso de criar soluções significativas e acessíveis. Busco constantemente inovação, trabalhando em projetos que visam simplificar processos e melhorar a vida das pessoas. Estou sempre aberto a colaborações e aprendizado, acreditando que o verdadeiro sucesso está em ajudar a construir um ecossistema empreendedor mais vibrante e inclusivo."