Como usar e-mail marketing para gerar mais #negócios após a primeira venda - [+]

3) Recomendar Materiais Educacionais

Você já fez a venda, então por e-mail comunique seus clientes existentes que um ebook grátis será lançado em breve.

Considere isto:

Os conteúdos educativos transformam clientes em fãs ativos. Se você tem clientes ativos em sua empresa, os conteúdos úteis e materiais educativos que você lhes envia podem influenciá-los na direção certa.

Você pode até mesmo dizer-lhes coisas que eles simplesmente não sabiam - em outras palavras, estamos criando novos problemas para as soluções que nós temos a oferecer, isso acaba gerando grandes oportunidade para um aumento significativo das vendas, um upsell.

Ilustrando:

Um escritório de contabilidade recebe o pagamento de seus clientes após a declaração do imposto de renda, seria uma ótima ideia mandar um ebook sobre deduções fiscais para seus clientes, isso certamente iria fazê-los lembrar desse escritório de contabilidade no próximo ano.

E seria ainda mais espetacular se tais ebooks fossem direcionados para cada segmento de atuação de seus clientes. Imagine que uma parte deles atuam em um determinado segmento de mercado, seria profundamente interessante se eles recebessem um ebook falando sobre aspectos que estão envolvidos neste segmento, ou ainda uma loja de artigos de pesca publicar em seu blog matérias sobre o assunto, enviando newsletters para seus clientes convidando-os para ler os tais artigos.

A lógica disso tudo é uma só, quando você proporciona oportunidades de sucesso para seus clientes, você será bem sucedido também.

4) Seja Ativo Sobre Upselling e Cross-selling

De uma forma bem prática podemos entender os processos de aumento de vendas e pós-vendas, ou venda complementar, da seguinte maneira:

Quando um adolescente chega no balcão de um fast-food e pede mais uma porção de batata-frita só para acompanhar o hamburger que ele já havia pedido, você tem um 'Upselling', aumento de venda, vindo de um cliente específico, cuja compra havia sido feita a pouco tempo.

Quando o mesmo adolescente volta ao balcão e pede uma coca-cola, então você tem um 'cross-selling', uma venda complementar, decorrente do efeito causado pelo primeiro produto comprado.

Fazer vendas complementares para clientes já cadastrados compensa, e muito.

Se pegarmos a Amazon.com, famosa por possuir um sistema de recomendação personalizada, como um exemplo. Eles aumentaram as vendas em 30% com a utilização de técnicas upselling e cross-selling!

Se você der uma olhada nas páginas de seus produtos, você vai notar que cada um apresenta uma recomendação. "Os clientes que compraram este item também compraram... "e" frequentemente tem comprado estes outros itens juntos.

Isso é upselling e cross-selling.

Construa e-mails com ofertas de produtos e serviços que atendam às necessidades dos compradores com base em seu comportamento passado.

Seu comportamento demonstrado é tipicamente baseado em informações detalhadas, dados que são recolhidos em campos de formulário de cadastro durante o processo de compra.

Ele também pode incluir coisas como seu histórico de compras, os temas do conteúdo que eles mais fazem download, sua personalidade, até mesmo a sua pontuação de satisfação do cliente.

Todas essas informações podem ajudar a pintar um retrato de quem é o seu cliente, como eles se sentem sobre a sua marca, e do que mais gostam, e mais precisam de você - você pode usar tudo isso em suas campanhas de 'nutrição de leads'!

5) Use a freqüência de compras do cliente para antecipar novas compras

Outro aspecto importante que deve ser monitorado é 'quando' os clientes estão comprando seus produtos. Identifique a sazonalidade de seu negócio.

Faça um análise de alguns pedidos dos clientes no início de cada trimestre para ver quando existe um maior volume de vendas de um determinado produto. Durante o verão? O fim de semana? A cada dois meses? Olhe para as tendências para enviar e-mail com recomendações que antecipam as necessidades dos clientes.

Se você tem um cliente que faz um pedido no final de cada trimestre, por que não acrescentar uma venda onde ele receberá X% de desconto para cada novo cliente que ele recomendar?

Ele faz um negócio melhor, e você tem novas oportunidades vindas de uma situação de indicação, onde a confiança está diretamente envolvida, e isso faz toda a diferença na hora dos consumidores escolherem uma nova loja ou um novo fornecedor de serviços.

Talvez você tenha um segmento de clientes que gostam da sua marca, mas precisa de um lembrete amigável para realmente motivá-los a voltar a comprar.

Certamente abordá-los com um e-mail pode ajudar a alavancar o seu nível de vendas semanal, mensal, anual, isso funcionará para que você não perca receita por causa de um cliente que simplesmente esqueceu de comprar.

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