O que é marketing digital? - 5
- por ZoopCreative
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Métricas de marketing digital
Uma das maiores vantagens do marketing digital é que ele permite documentar, acompanhar e avaliar de perto se todas as ações estão dando o resultado esperado. Algo que o marketing tradicional não permite.
Assim, você ou sua marca consegue tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais e seguros.
Ao avaliar a performance de seu blog ou site, por exemplo, você pode avaliar uma das seguintes métricas:
   Visitantes únicos: o número de pessoas que acessam sua página;
   Sessões: conjunto total de interações, como visualizações e cliques na página, de um usuário;
   Tráfego orgânico e pago: número de sessões originadas de serviços de busca ou campanhas pagas;
   Taxa de rejeição: porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem interagir com a página;
   Taxa de conversão: relação entre o número de visitas e a quantidade de conversões realizadas;
   Links externos: número e qualidade de links de outros domÃnios que direcionam para seu site ou blog.
Essas, porém, não são as únicas métricas de marketing digital. Existem dezenas delas e é importante escolher as mais adequadas a seu negócio.
Confira abaixo outros dados que você pode (e deve) acompanhar:
ROI
O Retorno Sobre Investimento é uma das métricas mais importantes do marketing digital. Ele indica a lucratividade das ações que o negócio coloca em prática.
De maneira resumida, o ROI calcula o retorno obtido com base no investimento realizado. Esse indicador também pode revelar o total de perdas que seu negócio teve com algum investimento.
A fórmula geral do ROI é:
ROI = (receita – custo do investimento) / custo do investimento
Por exemplo, uma empresa teve um faturamento de R$ 100 mil em determinado ano. Nesse mesmo perÃodo, o investimento foi de R$ 10 mil.
Com base na fórmula, é possÃvel concluir que o ROI da companhia foi de 9. Ou seja, cada real investido trouxe R$ 9 de lucro.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC é uma métrica que indica o investimento médio feito pelo negócio para conquistar um cliente.
Por exemplo, se a mesma empresa do exemplo anterior investiu R$ 10 mil para prospectar clientes e conseguir apenas 10 clientes, terá um CAC de R$ 1 mil.
Receita Mensal Recorrente (MRR) e Receita Anual Recorrente (ARR)
Essas duas métricas andam juntas e ajudam a prever a receita gerada pelo negócio.
Especialmente útil para quem trabalha com SaaS (software as a service), essa métrica permite avaliar a performance de empresas que vendem produtos com uma grande variedade de preços ou cujo pagamento é recorrente.
Ao calcular a receita mensal ou anual recorrente, é possÃvel identificar padrões de crescimento do faturamento da empresa com mais segurança.
Custo por Lead (CPL)
Como o nome indica, essa métrica mostra quanto a empresa gastou para gerar um novo lead, de maneira bastante similar ao CAC.
Essa métrica é extremamente importante, já que a geração de leads é um dos maiores objetivos de uma estratégia de marketing digital.
Custo por Aquisição (CPA)
Diferentemente do CAC, no CPA a aquisição é definida pelo próprio negócio, de acordo com seus objetivos. Pode ser um novo contato ou um lead qualificado, por exemplo.
Uma dica é comparar o CPA com a receita que cada aquisição gerou. Assim, se o CPA for maior que a RPA (receita por aquisição), é um sinal de que a estratégia apresenta falhas.
Taxa de retenção e Churn
Embora ninguém goste de perder clientes, é fundamental saber quantas pessoas estão deixando de usar seus produtos e serviços.
A retenção é calculada usando o total de clientes no começo e no fim de um perÃodo junto com o número de novos clientes. Assim:
Taxa de retenção = [(Clientes no fim do perÃodo – novos clientes) / clientes no começo do perÃodo] * 100
A taxa de retenção é sempre igual a 1 – a taxa de desistências, ou churns. Ou seja, essas duas métricas representam basicamente a mesma coisa.
Por exemplo, um negócio começa o mês com 150 clientes e encerra o perÃodo com 175. Nesse intervalo, a empresa conquistou 35 novos clientes e teve 10 cancelamentos, resultando em 10 clientes extras.
Com isso, a taxa de retenção no perÃodo foi de 93,3% dos clientes, com uma taxa de desistência de 6,7%
Ferramentas de marketing digital
Outro aspecto que faz do marketing digital tão vantajoso é a quantidade de ferramentas que ajudam a administrar e acompanhar as ações e resultados.
Essas ferramentas e serviços ajudam a filtrar as informações mais importantes para entender o desenvolvimento da estratégia.