O que é marketing digital? - 6
- por ZoopCreative
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A seguir, você confere algumas das principais ferramentas de marketing e seus diferentes usos:
1. SEO
Otimizar conteúdos e conquistar boas colocações nos resultados de busca fica muito fácil com o uso das ferramentas corretas.
Pesquisa de palavras-chave
As ferramentas de palavras-chave permitem ao usuário descobrir as melhores oportunidades de termos para explorar em seus conteúdos, além de identificar o volume de buscas e a competitividade de cada termo.
Os principais serviços desse tipo são:
   SEMrush
   Ahrefs
   Google Trends
   Google Keyword Planner
SEO técnico
Já as ferramentas de SEO técnico apresentam funções mais especÃficas, ajudando a checar a autoridade de um domÃnio, identificar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados.
Para esse processo, costumam ser utilizadas as seguintes ferramentas:
   Yoast
   Google XML Sitemap
   MozBar
Backlinks
Para chegar a qualidade dos backlinks que seu site recebe e quais devem ser removidos, é importante usar uma das ferramentas abaixo:
   Google Search Console
   Ahrefs
   SEMrush
2. Análise
Para saber se sua estratégia está alcançando os resultados esperados, é importante usar ferramentas de análise para acompanhar alguns dados.
Análise de métricas
Muitas ferramentas que citamos aqui já disponibilizam serviços de análise de métricas e que são bastante úteis.
Entretanto, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de maneira estratégica para aumentar sua compreensão dos dados e métricas disponÃveis. Por exemplo:
   Google Analytics
   Kissmetrics
Análise de concorrência
Um dos segredos do sucesso de uma estratégia de marketing digital é acompanhar a concorrência. Dessa maneira, você consegue identificar pontos de melhoria e até aprender com seus acertos e erros.
Diversas ferramentas auxiliam nesse processo, fazendo comparativo de palavras-chave, backlinks, tráfego e outros dados importantes. Entre elas, as mais comuns são:
   SEMrush
   BuzzSumo
   Google Alerts
   Social Mention
3. Design
O design, seja do site ou das imagens postadas nas redes sociais, é um aspecto bastante importante. Afinal, a comunicação online é quase que totalmente baseada em conteúdos visuais.
Nesse sentido, é importante usar ferramentas que facilitem a criação de peças.
Ferramentas de imagens
O visual de um site ou blog ajuda na conexão do público com a marca, além de comunicar a identidade do negócio. Assim, qualquer descuido no design pode prejudicar toda a estratégia.
Existem muitas ferramentas e serviços, como bancos de imagens, que permitem baixar, criar, editar e tratar imagens. Os principais são:
   Adobe Photoshop
   Adobe Illustrator
   Canva
   Shutterstock
   Pixabay
Ferramentas de vÃdeos
A produção de vÃdeos está cada dia mais popular e já é uma das ações de marketing digital mais eficientes. Não é à toa que cada vez mais marcas e empreendedores investem nessa estratégia.
Diversas ferramentas permitem editar vÃdeos, fazer cortes, adicionar efeitos, inserir trilha sonora, criar vinhetas, motion graphics, entre outras funções. Por exemplo:
   Adobe Premiere
   Adobe After Effects
   Final Cut Pro
   DaVinci Resolve
   Filmora
4. CRO
Para acompanhar o processo de conversão de sua estratégia online, algumas ferramentas podem ajudar. Com elas, você consegue acompanhar os leads pela jornada de compra e identificar os pontos de melhora.
Boas ferramentas para essa tarefa são:
   SumoMe
   Hotjar
5. Automação de marketing
Hoje em dia, o trabalho que um profissional de marketing precisa desenvolver é muito grande. Disparar e-mails para a base de leads, acompanhar o trajeto de cada um pelo funil, elaborar conteúdos, analisar métricas, entre muitas outras.
Felizmente, muitos serviços permitem integrar e automatizar boa parte desse trabalho, além de realizar testes A/B e elaborar fluxos de trabalho.
São elas:
   Hubspot
   RD Station
   Pipefy
6. Relacionamento interno
Caso seu negócio seja de médio ou grande porte, é fundamental manter uma boa comunicação entre os diversos setores da empresa e organizar os fluxos de trabalho.
Algumas ferramentas podem ajudar nisso:
   Slack
   Zendesk
   Asana
7. Redes sociais
Não dá para falar em marketing digital sem citar as redes sociais. Mas gerenciar esses canais demanda muito tempo dos profissionais, que precisam elaborar e agendar posts, responder usuários e acompanhar métricas, muitas vezes em diversos serviços diferentes.
Nesse sentido, algumas ferramentas ajudam a centralizar os dados em um só lugar e até automatizar tarefas. Algumas delas são:
   Hootsuite
   BuzzSumo
   Scup
   SocialOomph
8. E-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo um dos canais mais eficientes para se relacionar com o público.
O problema é que, com bases de contatos cada vez maiores, fica difÃcil gerenciar tudo corretamente. Elaborar mensagens, acompanhar os contatos, mensurar os resultados e traçar estratégias vira uma tarefa quase impossÃvel.
Nesse sentido, diversas ferramentas podem ajudar, automatizando processos e gerando relatórios automáticos. Algumas delas são:
   Klicksend
   Hubspot
   Mailchimp
   GetResponse
O que NÃO fazer no marketing digital
Como podemos ver, existem muitas técnicas no marketing digital. Como consequência, existem erros que são muito comuns, afetando a performance das estratégias. Confira também o que não fazer no marketing digital para evitar desperdÃcio de recursos valiosos:
1. Não entender o público-alvo
Um dos maiores erros de marketing que é feito de forma recorrente é atingir o público-alvo errado. Querer atingir qualquer um e todos ao mesmo tempo é sinônimo de desperdÃcio.
Por isso, pesquise bastante sobre o público antes de fazer qualquer investida. Você precisa saber quem são seus potenciais compradores e assim, criar a persona com base nessas informações.
2. Fazer SPAM
O SPAM são mensagens eletrônicas enviadas sem a permissão do usuário, geralmente feitas em massa. SPAM não só é um desperdÃcio de tempo, como também é altamente prejudicial à imagem do negócio, que fica vinculado a algo negativo.
Para evitar essa prática, nunca compre listas de e-mail (uma das piores práticas do marketing digital) e envie conteúdos úteis para a sua base. O marketing digital é baseado na troca de confiança entre empresa e usuário.
3. Negligenciar seus clientes
Muitas empresas e empreendedores tem como grande foco uma única coisa: conquistar novos clientes. Sim, é ótimo trabalhar para atrair novos consumidores, mas negligenciar quem já é seu cliente é um erro grave.
Pense: o seu cliente já confiança no seu negócio e há grandes chances de se tornar um fã do seu produto ou serviço.
Não esqueça deles, dedique um tempo para enviar conteúdos personalizados via e-mail ou fazer ofertas personalizadas através de anúncios.
Tudo pronto para fazer marketing digital?
Como deu para perceber depois da leitura deste artigo, o marketing digital é uma estratégia bastante ampla, porém essencial nos dias de hoje. Portanto, você não pode deixar de investir nele!
Embora pareça algo complexo, acredite, o principal ponto para ter sucesso nessa empreitada é sempre procurar entregar valor para o público.
Não importa se você vai elaborar um blog, criar perfis nas redes sociais ou produzir vÃdeos para seu negócio. O importante é ter em mente os interesses e necessidades do público ao criar seus conteúdos.
Além disso, procure sempre se atualizar. O ambiente digital é muito dinâmico e a todo momento surgem novas tecnologias, estratégicas, técnicas e conceitos. Inovar vai ajudar você a estar à frente dos concorrentes em seu nicho de mercado e a conquistar a preferência da audiência.
São várias as estratégias de marketing digital, mas o importante é começar a testá-las e dar ênfase naquelas que geram mais retorno para seu negócio.
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fonte: hotmart
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