A ferramenta secreta que empresas de mídia estão usando para vencer o Facebook

Ferramenta secreta para vencer Facebook

O CrowdTangle não conseguiu mudar o mundo como estava previsto por seus criadores mas pelo menos mudou a maneira como você recebe novos posts no Facebook.

Quando o CrowdTangle foi fundado em 2011, foi visto como uma ferramenta que realmente poderia mudar o mundo. Originalmente, o app, que ganhou financiamento da Fundação Knight, organizava o ativismo no Facebook, mesclando páginas, eventos e grupos em um só lugar.

Funcionou muito bem em alguns casos, como o movimento Occupy Wall Street. Mas na maioria das vezes isso não aconteceu. Essa versão do CrowdTangle não existe mais. Mas a partir dele surgiu algo que mudou definitivamente o seu feed do Facebook, e tem gente achando que isso é quase a mesma coisa que mudar o mundo...

Descobriu-se que seu recurso mais útil era uma pequena parte do painel de gerenciamento: a ferramenta que mostra quais  as mensagens, que tendo sido publicadas em várias páginas (as antigas causas), tinham mostrado um melhor desempenho.

Isto pode parecer como mera informação básica, mas os algoritmos do Facebook usam isso para fazer vir à tona posts em feeds de notícias, algo que é realmente misterioso para muita gente.

E essa ação de selecionar conteúdos usando essa fórmula misteriosa se parece muito com um jogo de adivinhação extremamente frustrante para agências e marcas que usam a rede para distribuição de conteúdo.

O recurso mais útil

O pessoal do CrowdTangle não se incomodou em isolar a 'fórmula mágica' para conseguir monitorar uma determinada informação na rede.

E funcionou.

Então, os fundadores da empresa, Brandon Silverman e Matt Garmur, construiram outra versão do produto e testaram com empresas de mídia.

A nova versão fornece um painel de gerenciamento que possibilita o controle da eficácia das mensagens em suas próprias páginas, páginas de seus concorrentes, ou qualquer outro grupo de páginas que você deseje monitorar. "É como o Facebook trending topics, mas em crack", diz Silverman.

O CrowdTangle também rastreia palavras-chave, de modo que você pode ver as melhores histórias sobre uma categoria como "iPhone 6" por exemplo, e ele rastreia URLs, para que possa verificar onde seus links (ou links de um concorrente) apresentam melhor desempenho.

RELACIONADO
Cuidado, você pode estar sendo vigiado pelo Canvas Fingerprinting.

Além disso pode enviar alertas, por exemplo, quando sua história se tornar viral, e ainda informa por e-mail quais as histórias com melhor desempenho nas páginas que você está monitorando.


 

O resultado

Qualquer empresa pode facilmente saber o que as pessoas estão clicando, comentando e curtindo mais no Facebook, não apenas o conteúdo que você publica, mas dentro de qualquer categoria existente no Facebook.

Investimento

A empresa levantou 2,2 milhões dólares no ano passado da Lerer Ventures, Betaworks, Knight Enterprise Fund, News Media Ventures e AdvancIt Capital. Ainda tornou-se um parceiro oficial do Facebook em julho, e lançou
funcionalidades semelhantes para Instagram, Twitter e YouTube em novembro. E tudo isso sem fazer publicidade.

Validação

A Upworthy foi a primeira empresa a experimentá-lo no início de 2013. Nos primeiros 30 dias, seus curadores selecionaram 12 posts que foram encontrados utilizando a ferramenta na página do Upworthy no Facebook.

Esses posts tinham mais de três vezes o número de visitantes únicos médios se comparados a outro conteúdo que o Upworthy havia compartilhado, totalizando mais de 1,1 milhões de pessoas visitando o site.

O que levou a empresa a manter a sua subscrição no CrowdTangle. Jake Horowitz, co-fundador e editor-chefe da empresa, disse em um e-mail que sua equipe tem usado principalmente para monitorar histórias e tendências na rede.

O fim do mistério

Em janeiro, Silverman apresentou o CrowdTangle a imprensa dizendo que: "Temos alimentado secretamente os canais sociais de muitas empresas de mídia."

E de fato, quando ele cita sua lista de clientes, nota-se que ela representa uma boa parte das grandes empresas de mídia americanas, como: BuzzFeed, Vox, o Huffington Post, CNN, NBC, EUA Today, ESPN, MTV, National Geographic.

As empresas de mídia constituem cerca de 50% dos usuários. Marcas como L'Oreal Paris e Steve Madden respondem pelos outros 25% e organizações orientadas para causas sociais como Greenpeace e UNICEF constituem os 25% restantes.

O futuro

Segundo Silverman: "Enquanto as editoras e marcas continuarem a contar com tráfego de redes sociais, o CrowdTangle estará por perto para ajudar a descobrir de onde os cliques vêm."

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo