A ferramenta secreta que empresas de mídia estão usando para vencer o Facebook

Ferramenta secreta para vencer Facebook

O CrowdTangle não conseguiu mudar o mundo como estava previsto por seus criadores mas pelo menos mudou a maneira como você recebe novos posts no Facebook.

Quando o CrowdTangle foi fundado em 2011, foi visto como uma ferramenta que realmente poderia mudar o mundo. Originalmente, o app, que ganhou financiamento da Fundação Knight, organizava o ativismo no Facebook, mesclando páginas, eventos e grupos em um só lugar.

Funcionou muito bem em alguns casos, como o movimento Occupy Wall Street. Mas na maioria das vezes isso não aconteceu. Essa versão do CrowdTangle não existe mais. Mas a partir dele surgiu algo que mudou definitivamente o seu feed do Facebook, e tem gente achando que isso é quase a mesma coisa que mudar o mundo...

Descobriu-se que seu recurso mais útil era uma pequena parte do painel de gerenciamento: a ferramenta que mostra quais  as mensagens, que tendo sido publicadas em várias páginas (as antigas causas), tinham mostrado um melhor desempenho.

Isto pode parecer como mera informação básica, mas os algoritmos do Facebook usam isso para fazer vir à tona posts em feeds de notícias, algo que é realmente misterioso para muita gente.

E essa ação de selecionar conteúdos usando essa fórmula misteriosa se parece muito com um jogo de adivinhação extremamente frustrante para agências e marcas que usam a rede para distribuição de conteúdo.

O recurso mais útil

O pessoal do CrowdTangle não se incomodou em isolar a 'fórmula mágica' para conseguir monitorar uma determinada informação na rede.

E funcionou.

Então, os fundadores da empresa, Brandon Silverman e Matt Garmur, construiram outra versão do produto e testaram com empresas de mídia.

A nova versão fornece um painel de gerenciamento que possibilita o controle da eficácia das mensagens em suas próprias páginas, páginas de seus concorrentes, ou qualquer outro grupo de páginas que você deseje monitorar. "É como o Facebook trending topics, mas em crack", diz Silverman.

O CrowdTangle também rastreia palavras-chave, de modo que você pode ver as melhores histórias sobre uma categoria como "iPhone 6" por exemplo, e ele rastreia URLs, para que possa verificar onde seus links (ou links de um concorrente) apresentam melhor desempenho.

RELACIONADO
Cuidado, você pode estar sendo vigiado pelo Canvas Fingerprinting.

Além disso pode enviar alertas, por exemplo, quando sua história se tornar viral, e ainda informa por e-mail quais as histórias com melhor desempenho nas páginas que você está monitorando.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo