O SEO moderno é apenas uma parte do trabalho

O SEO moderno é apenas uma parte do trabalho

O que nós pensamos sobre SEO é na verdade apenas uma combinação de diferentes estratégias e experiências dos usuários organizadas em conjunto para criar a melhor presença online possível.

Quando você pensa em SEO, o quê te vem à cabeça?

Se você se dispusesse hoje a implantar uma estratégia de SEO, o quê você faria exatamente? Começaria a escrever conteúdo? Analisaria seu desempenho e o seu envolvimento com as pessoas nas redes sociais?

O SEO moderno é um conjunto complexo e multifacetado de diferentes sub-estratégias, e quase todas elas podem funcionar de maneira independente como uma forma de aumentar a visibilidade da marca e construir relacionamentos com os leads.

Um bom exemplo é o marketing de conteúdo, uma estratégia necessária para um bom trabalho de SEO e mesmo sem um processo claro de SEO, ele pode ser valioso para aumentar o envolvimento do cliente e a confiança na construção das marcas.

Dito isso, o SEO moderno não seria apenas a soma de muitas estratégias interligadas?

Será que existe alguma estratégia que funciona para aumentar o posicionamento de uma marca nas pesquisas dos usuários?

As partes que compõe o SEO moderno

Não vamos tentar listar cada fator ou tática que poderia afetar o posicionamento de busca orgânica para o site de uma marca, por isso não esperem algo muito profundo. Este post é mais como uma lista de estratégias gerais que podem alimentar o desempenho de uma marca nas buscas, de uma forma ou de outra.

Otimização on-site.

Este é um termo genérico que abrange todos os tipos de melhorias técnicas e 'iniciativas criativas'. Otimização mobile, a velocidade do site, a segurança do site, títulos e descrições, rich snippets e dados estruturados, a arquitetura do site, o sitemap, estruturação da navegação e a disponibilidade de conteúdo são apenas algumas das maneiras com as quais você pode otimizar seu site diretamente para ser encontrado e favorecido pelos buscadores.

Quase todas estas estratégias são focadas em como melhorar a experiência dos usuários além de agradar os motores de busca, afinal, sites melhor estruturados e mais rápidos são mais fáceis de usar.

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Conteúdo on-site.

Conteúdo 'on-site' poderia ser chamado de "marketing de conteúdo", mas vamos evitar usar o termo aqui, porque o marketing de conteúdo é por vezes associado com blogs.

Conteúdo on-site, por outro lado, inclui todas as páginas de um site. A qualidade, precisão, concisão, detalhamento e singularidade do seu conteúdo podem ajudar seu posicionamento nas buscas, assim como a frequência e consistência de seus posts, mas principalmente, este conteúdo serve como um mecanismo para construir a fidelidade dos usuários.

Link building.

Há mutas formas de construção de links e a mais tradicional poderia ser considerada uma estratégia de SEO exclusiva porque é justamente essa a sua função primária.

No entanto, as táticas mais avançadas de modernas de construção de links envolvem guest posts e distribuição de conteúdo, que, diga-se de passagem, oferecem muito mais benefícios para a visibilidade da marca do que apenas uma melhor classificação nos motores de busca.

Redes sociais.

Poderíamos colocar as redes sociais na categoria "estratégia de SEO", mas a verdade é que elas não influenciam diretamente o SEO. Envolver-se com um público maior significa mais pessoas para ver e partilhar o seu conteúdo, levando a mais potenciais links de retorno, que podem influenciar os resultados orgânicos do seu site.

Você percebe um padrão aqui?

Todas estas abordagens podem ser chamadas de: "estratégias de SEO". E todas elas podem ajudar a aumentar sua visibilidade nas buscas.

No entanto, elas podem, e as vezes realmente isso ocorre, funcionar independentemente do SEO para melhorar o relacionamento com os leads.

Podemos de fato classificar esta relação de técnicas, como 'SEO', mas não há nenhuma estratégia aqui focada exclusivamente em melhorar rankings de busca.

O SEO baseado em palavras-chave está extinto.

Também vale a pena mencionar que os conceitos tradicionais de SEO - ou seja, fazer um trabalho on-line para a classificação de uma seleção de palavras-chave específicas - está completamente obsoleto.

Tornou-se muito mais difícil obter uma boa classificação para tags específicas hoje em dia, graças à 'funcionalidade semântica de busca' do Google, o aumento da sofisticação, o aumento da concorrência, mais resultados pagos e o Knowledge Graph.

Depois disso tudo, os conceitos tradicionais de "SEO" estão praticamente mortos.

O SEO moderno é sobre como usar diferentes estratégias de experiência do usuário, em conjunto, para dar a sua marca a melhor presença online possível.

E por falar em semântica... 

Você poderia me acusar de discutir sobre semântica aqui, mas entendendo que o SEO moderno não é uma estratégia independente - mas uma coleção de muitas outras estratégias independentes - ela é importante tanto para as agências de SEO quanto para profissionais independentes.

É da responsabilidade de agências de SEO garantir que cada cliente entenda o que realmente está envolvido em SEO - e vender "serviços de SEO", sem vender pelo menos alguns desses outros serviços (por exemplo, marketing de conteúdo), é como vender um carro sem rodas.

O plano de fundo.

Algumas táticas - incluindo rich snippets e meta descriptions - são utilizadas com a finalidade de alterar a forma como os resultados de pesquisa são mostrados, mas ainda é importante perceber que o SEO moderno não existe sozinho.

Trata-se mais das complexas inter-relações entre diferentes estratégias de visibilidade e experiências dos usuários e menos sobre qualquer tática destinada a aumentar seus resultados nas buscas.

SEO ainda é muito importante, mas apenas se agregado com outras estratégias também importantes. Tenha isso em mente quando for otimizar sua presença on-line, tanto on-site quanto off-site.

 

 

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