Refinanciamento de veículos_ entenda quando vale a pena apostar nessa modalidade

Opção é uma boa alternativa para conseguir dinheiro para se livrar de dívidas mais custosas. Quem atravessa um momento turbulento no orçamento e está atolado em dívidas procura uma modalidade de crédito pessoal vantajosa. O empréstimo com juros baixos nem sempre é bom, já que as taxas cobradas costumam ser mais altas. Assim, uma alternativa que pode ser explorada é o refinanciamento do seu carro.

 

O refinanciamento de um veículo funciona de forma semelhante ao imobiliário. O banco concede um empréstimo para a pessoa que, em troca, oferece o automóvel como garantia. Contudo, não se preocupe: mesmo com o veículo estando alienado pelo banco, você pode utilizá-lo normalmente durante o período de financiamento.

Vantagens

Esse tipo de empréstimo oferece algumas vantagens em relação às demais modalidades. Uma delas é que a liberação do dinheiro acontece de forma imediata. Outra característica atrativa é que não é necessário justificar o uso do dinheiro para a instituição financeira, uma vez que ela tem o carro como garantia de pagamento.

Outra vantagem importante é a possibilidade de reduzir as dívidas. Isso porque as taxas de juros do refinanciamento são bem inferiores às dívidas, como do cheque especial ou das faturas atrasadas de cartão de crédito. Assim, você pode utilizar o dinheiro do refinanciamento para quitá-las.

Como os juros são bem inferiores, o Custo Efetivo Total (CET) que você terá no pagamento das parcelas do refinanciamento é bem menor que se deixasse as demais dívidas pendentes. Por isso, o refinanciamento de veículo é ideal para se livrar de pendências com grande taxas de juros e que já estejam se arrastando.

O prazo de pagamento do refinanciamento também é vantajoso e atrativo. O indivíduo pode firmar um contrato longo, que varia entre 48 e 60 meses, para acertar o empréstimo. Isso permite que a pessoa tenha tempo para se planejar e se ajustar financeiramente, de modo que as prestações caibam no orçamento.

O refinanciamento não é útil apenas para arcar com as dívidas. Se você quer investir em um negócio próprio e precisa de dinheiro imediato, ele é uma boa maneira de conseguir o montante necessário de uma vez, com condições vantajosas.

Ele também pode ser utilizado se você precisar arcar com despesas médicas inesperadas ou fazer uma reforma de emergência na casa. Porém, em todos os cenários, fique atento ao pagamento das parcelas: se elas não forem quitadas, você corre o risco do banco tomar o seu veículo e leiloá-lo, perdendo a posse dele.

Funcionamento

Para fazer o refinanciamento do veículo, é preciso passar por algumas etapas. Entre os documentos necessários, a pessoa deve apresentar carteira de identidade, CNH (Carteira de Habilitação), Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo, comprovantes de renda e residência, além do Documento Único de Transferência (DUT).

A solicitação do refinanciamento pode ser presencial ou virtual, feita no site da instituição escolhida. Lembre-se de fazer uma pesquisa minuciosa, estudando as condições de pagamento e as taxas de juros dos diferentes bancos, até encontrar aquela que melhor lhe atende.

O banco escolhido fará a análise de crédito, avaliando sua capacidade de pagamento das parcelas. Os documentos solicitados passam por uma verificação e triagem, assim como o veículo, que é avaliado de acordo com a tabela Fipe. É importante que o carro esteja com a documentação em dia, sem pendências.

Veículos financiados

O refinanciamento de veículos é dividido em duas categorias: carros que já tiveram o pagamento quitado e automóveis financiados. O valor de empréstimo da primeira leva em conta a tabela Fipe e a conservação do bem. A quantia concedida pode variar entre 70% e 90% do preço total do veículo.

Já no caso do automóvel financiado, o crédito oferecido pela instituição é baseado na quantia que já foi paga. Esteja atento que há a possibilidade do banco negar o empréstimo. Quanto mais você tiver acertado do financiamento, maiores são as chances de conseguir o refinanciamento.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo