Como usar e-mail marketing para gerar mais #negócios após a primeira venda
- 5845 visitas.
Parabéns! Você fechou uma venda! Relaxe - seu trabalho está feito. Ei, ei ... não tão rápido. Mas e se o cliente quiser comprar mais? Há sempre oportunidades para o cross-selling, e as vendas de repetição!
Na verdade, é profundamente benéfico você nutrir os clientes que você já tem. De acordo com estatÃsticas da Brain and Company, clientes antigos gastam em média 67% mais do que novos clientes, e o custo da operação de venda para estes clientes é bem menor também.
Ou seja trabalhar o 'cross-selling' é um grande investimento! Então, o que você faz para cuidar desses clientes (ou devemos chamá-los de leads?), para que eles possam gerar ainda mais receita para o seu negócio?
Bem, uma ferramenta que você tem em seu arsenal é o seu programa de e-mail marketing.
Quer dizer, seus clientes já confiam em você e reconhecem o seu nome em sua caixa de entrada - se você tem um segmento cativo do seu banco de dados de contatos, você pode trabalhar com isso para gerar mais e mais vendas.
Então, se a venda aconteceu há alguns segundos, semanas ou meses, não importa, neste post vamos explicar como usar e-mail marketing para voltar a envolver os seus clientes atuais e conseguir uma maior interação com o cliente por um custo mÃnimo.
7 maneiras de usar e-mail marketing explorando o upSelling e o cross-Selling
1) Aproveite a mensagem de agradecimento / O e-mail de confirmação da transação
Após um cliente fazer uma compra ele pode escolher mais alguma coisa - que você pode sugerir com e-mail marketing inteligente.
Os clientes podem esquecer de sua marca porque eles conseguiram o que queriam de você, ou você pode construir maneiras de fazer com que eles fiquem mais envolvidos com a sua empresa, o que certamente levará a futuras compras.
E se considerarmos que uma mensagem de "Boas-vindas" e de "Agradecimento" são alguns dos e-mails com as maiores taxas de abertura, você tem uma oportunidade única para convencer os clientes a ficarem atentos para ver o que mais você tem para oferecer.
E, você sabe, ver o que mais eles poderiam comprar de você. Assim, além dos detalhes da compra e e-mail opt-in¹ de confirmação, inclua um claro apelo à ação nesses e-mails para incentivar os clientes a ficar envolvidos com sua empresa de outras formas que não somente via e-mail.
Poderia ser uma oferta exclusiva para um ebook especÃfico sobre o produto que ele acabou de adquirir, uma promoção em seus perfis de mÃdia social para ajudar a expandir o seu alcance, ou uma recomendação de um produto ou serviço complementar, o seu cliente pode gostar.
Direcione-o para o blog da empresa e coloque-o em contato com conteúdo relevante, isso decididamente elevará suas chances de vender para novamente em um espaço de tempo muito curto.
Lembre-se que e-mails de boas-vindas e de confirmação de compras devem agradecer ao cliente pela sua adesão voluntária (opt-in) ou pela compra e oferecer outras formas de agregar valor, mas nunca, nunca tente 'empurrar' o cliente para uma nova venda, limite-se a mostrar o que você tem e que poderia interessá-lo.
2) Enviar um e-mail com comentários sobre o produto / serviço
Você vendeu para aquele cliente, mas como saber o grau de satisfação dele com o produto ou serviço? Se você entregou um produto ruim - você não pode esperar exatamente que os clientes voltem a comprar de você no futuro.
Aproveite o poder do e-mail para fazer seu pós-venda, e seu marketing será infinitamente mais eficiente. Mas cuidado! O tempo é importante aqui.
Entre em contato muito cedo, e você corre o risco de e os clientes não terem usado ainda o seu produto, ou em um negócio baseado em serviços, eles podem não saber o suficiente sobre a experiência de trabalhar com você para oferecer um feedback significativo.
Já se você demorar muito, o risco é de que seu produto não esteja mais sendo usado, e pode até mesmo ter sido esquecido. Então, se você está à procura de feedback em algo como um download digital, dê a seus clientes alguns dias para que possam ler.
Se você está à procura de feedback sobre um produto fÃsico, prorrogue esse prazo um pouco por causa do tempo de envio e, se for o caso, também por causa da montagem.
E se você está em uma empresa baseada em serviços, você deve definir várias referências para poder saber quais foram os resultados obtidos pelo seu cliente em sua empresa.
Para os clientes satisfeitos, e-mails dessa natureza, não só reafirmam a sua confiança em um negócio que é bem feito, mas também vai fazê-los sentir-se importantes, e de certa forma sentirão que tem algum tipo de participação no futuro da sua empresa.
Você sabe, o futuro no qual você poderá fazê-los felizes novamente ... isso torná-os mais propensos a comprar de você.
- Ant
- Próx >>