O que é branding?
- 1773 visitas.
Por Vinicius Carvalho da ViniDesign-RJ
Para explicar essa pergunta, criamos este artigo que aborda o tema em uma abordagem o mais simples possível para que você entenda que apenas criar o logotipo, desenvolver a papelaria e criar o website não é o suficiente para ações de marketing ou que sua marca se posicione no mercado.
Entenda que sua empresa precisa sim de uma marca bem construída, por um designer profissional que consiga passar o conceito e a visão da empresa e ter também a identidade visual da empresa alinhada com a marca, mas isso é somente o primeiro passo de um longo caminho de planejamentos e ações para que sua empresa ganhe força no mercado.
Conceito de branding.
Branding é um termo inglês que significa gestão de marca. Marca é um conjunto de características visuais ou não, que identificam um negócio/empresa no mercado, como por exemplo logo, tipografia, cores, jingle e outros elementos essenciais adicionais.
'Exemplo prático: A Marca Apple é representada por uma “maçã mordida”. Com o logo criado, a agência fez todo o branding para posicionar a Apple no mercado.'
Afinal o que é branding?
Com as informações anteriores conclui-se que branding é o conjunto de estratégias e ações para construir e consolidar uma marca no mercado, seja com ações de marketing, ações sociais, enfim todo tipo de ação que possa agregar valor a sua marca, que ela seja lembrada por realizar tal ação.
''Anote aí: Há muito o que fazer para alcançar excelentes resultados com uma marca. Neste guia básico, quero compartilhar os fatores principais para gestão de marca. O ideal é estudar para entender os conceitos e se aprofundar no assunto.''
Abaixo listarei um exemplo de conjunto de ações responsáveis por criarem o Branding de um negócio, ou seja, gerir uma marca:
Logotipo
O primeiro elemento a ser criado ou reestilizado para fazer o branding é pensar na marca e qual será o seu símbolo visual representativo no mercado, assim como citei a apple anteriormente. Aliás conceituar logotipo é outra tarefa bem difícil (rsrs), há muitos pensamentos sobre o assunto. Pra mim é a junção do logo (desenho) + tipo (tipografia).
Slogan
Algumas empresas trabalham fortemente com seu slogan. Um que gosto muito é o da nike “Just do It”. Um slogan sugestivo que combina com diversos contextos. Minha contextualização preferida é “simplesmente faça”.
Cores
Apesar de fazer parte do logo, as cores transmitem mensagens diferentes. Portanto, saber utilizar as cores faz todo o sentido para posicionar a marca. Existem diversos artigos na internet que explicam a fundo a psicologia das cores em logotipos.
Papelaria
No início deste guia básico, mencionei que papelaria não era branding, e realmente não é, mas faz parte do conjunto de ações. Uma boa apresentação auxilia na consolidação da marca, portanto não deixe de fora.
Marketing
Talvez este seja um dos pontos principais para fazer um branding de um negócio. Há diversas ações que precisam se comunicar entre si, desde uma pesquisa de mercado para entender seus concorrentes e a aceitação do negócio, até estratégias de publicidade muito bem definidas para aumentar o engajamento e, consequentemente o resultado do processo.
Mídia
Faz parte das estratégias de marketing, mas achei importante deixar separado. Encontrar a mídia certa para anunciar pode definir o sucesso ou o fracasso do negócio. Tenho certeza disso, pois passei diversos momentos em meu negócio na fotografia de casamento e sei que definir o tipo de mídia correto, pode mudar um negócio da água para o vinho.
Para concluir
Talvez neste primeiro contato com a definição de branding, sua cabeça pode estar confusa. Minha sugestão é ler pelo menos mais 02 vezes, fazer anotações pessoais e iniciar uma simulação prática.