Gmail: 7 dicas para melhorar a produtividade no trabalho
- por ZoopCreative
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Poucos sabem que o Gmail possui diversas ferramentas que contribuem para que o trabalho seja mais produtivo. São atalhos, recursos e truques simples que agilizam vários processos no dia a dia. Nesta lista, apresentaremos sete hacks que são bem úteis para quem utiliza a plataforma de e-mails da Google no trabalho ou na vida pessoal. Conheça eles:
Painel de Leitura
Para maior agilidade ao ler e-mails, o recurso Painel de Leitura exibe as mensagens no canto direito ou abaixo da caixa de entrada. Assim, elimina-se a necessidade de clicar no e-mail para ver o conteúdo.
Como habilitar: acesse “Configurações” (ícone de engrenagem no canto superior direito) e selecione a opção “Painel de Leitura”.
Realizar pesquisas mais aprofundadas
O Gmail traz uma ferramenta de Pesquisa bem completa. Ao clicar na seta ao lado do campo de busca, é possível realizar pesquisas no e-mail usando parâmetros como “De”, “Para”, “Assunto”, “Contém as Palavras” e “Tamanho”.
Outra vantagem é que o usuário pode criar filtros que seguem esses parâmetros. Desta forma, no futuro, ele terá maior facilidade para encontrar as mensagens sobre determinado tema ou de certas pessoas.
“Adiar” a leitura de e-mails
Em alguns momentos, a pessoa não pode ver a mensagem imediatamente. Então, para não perder ela de vista ou esquecer de ler mais tarde, o usuário pode “adiar o e-mail” para que ele retorne a caixa de entrada em um horário livre.
Como usar: clique no ícone de relógio no menu superior ao abrir o e-mail. Então, escolha quando ele deve retornar a caixa de entrada.
Adicionar Itens ao Google Tarefas
Outra opção do Gmail é acrescentar um e-mail a lista do Google Tarefas. Desta forma, a pessoa pode ler aquela mensagem mais tarde e dar mais atenção a ela.
Como usar: clique no ícone do Google Tarefas na parte superior do e-mail aberto.
Agendar o envio de e-mails
Esta dica é para quem trabalha em “horários alternativos” ou se comunica com pessoas em fusos horários diferentes. Simples, este recurso deixa o usuário escrever a mensagem e escolher o período para o envio.
Como usar: clique na seta ao lado do botão “Enviar” e acesse a opção “Programar Envio”. Em seguida, escolha o horário desejado.
Cancelar o envio de e-mails
O Gmail permite configurar um período para cancelamento de envios. Assim, caso tenha enviado o e-mail por acidente, é possível cancelar a ação dentro de um intervalo entre 5 e 30 segundos.
Como configurar: clique em “Configurações”, em seguida “Ver Todas as Configurações”. Na aba “Geral”, busque pela opção “Cancelar Envio” e escolha o período desejado.
Usar diferentes assinaturas
É bem comum que as pessoas usem uma assinatura padrão nos e-mails. Entretanto, nem sempre ela traz as informações adequadas conforme as situações. Então, com o Gmail é possível criar várias assinaturas e alternar entre elas.
Como usar: na aba para escrever e-mails, clique no ícone três pontos no canto inferior direito. Em seguida, acesse “Inserir Assinatura” para gerenciar as assinaturas.
Gostou destas dicas para melhorar a produtividade no trabalho com o Gmail? Comente qual é a sua ferramenta preferida da plataforma de e-mail da Google.
Fonte: TecMundo