O que é Governança de TI

Muitos empresários desconhecem a necessidade de uma empresa implantar um setor de governança de TI.

Isso porque surgem muitas questões relacionadas a essa implantação, como se, por exemplo, esse governante traria sucesso e bons resultados, bem como os meios de fazer essa implantação da forma correta. 

Todas essas questões acabam por dificultar que a empresa tenha uma Governança de TI adequada aos seus negócios, o que de certo modo pode prejudicá-lo, visto que esses profissionais trabalham justamente para minimizar as perdas e aumentar os ganhos daquela instituição.

Além disso, essa atuação não se limita ao cenário financeiro, mas em todos os processos que uma empresa desempenha, desde o processo de criação até o de distribuição. 

Portanto, a figura da governança tem um papel fundamental para qualquer empresa de TI que deseja uma automação nos seus serviços, bem como uma redução nos custos de produção e um aumento nos lucros. 

Por meio deste artigo, iremos abordar alguns outros aspectos relevantes dessa governança, portanto, se você quer ficar por dentro de todas as informações referentes a ela, continue esta leitura.

Qual o significado de Governança de TI?

A governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados realizados por executivos, gerentes, técnicos e usuários de TI de uma organização. 

Seu objetivo é garantir o controle eficaz, expandir os processos de segurança, minimizar riscos, melhorar o desempenho e otimizar a aplicação de recursos, redução de custos, apoio a melhor tomada de decisões e alinhamento do setor de TI com todo o negócio. 

A governança de TI envolve o desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para os profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, execução, controle e monitoramento dos planos e projetos de governança, sendo este o requisito básico de uma organização, tanto em funcionamento quanto sob sua influência legal.

Essa governança é a “gestão gerencial”, mostrando sua principal função, que é ajudar os gerentes de TI (CIOs) a avaliarem os rumos tomados para atingir os objetivos organizacionais.

O grande desafio dos gestores de TI é transformar os processos para que funcionem de forma sincronizada para comprovar que a TI não é apenas uma área de suporte ao negócio, mas também parte essencial da estratégia da organização. 

Para obter resultados significativos nos quais valha a pena investir, é necessário avaliar o processo de governança. 

A avaliação da governança de TI deve focar em temas e processos que fortalecem a conexão de negócios entre TI e a organização, como o envolvimento da alta administração, planejamento, gerenciamento de riscos e resultados, e outros processos que os suportam.

Você deve ter muito cuidado ao comparar planos de governança de diferentes cenários. Um caso de sucesso de um plano de governança aplicado a uma organização não garante que outra organização terá o mesmo sucesso.

O mesmo vale para resultados negativos. Os planos de governança são muito instrutivos e importantes para ajudar a desenvolver planos com muitas variáveis.

Implantação da Governança de TI

Para que seja possível implementar esse tipo de governança, é necessário que haja um bom desenvolvimento organizacional daquela empresa. Para isso, são necessárias a utilização em conjunto de algumas práticas, como o ISO 7.99, CMMI, ITIL, CobiT, PMBok e BSC, dos quais serão extraídos alguns pontos para que os objetivos da governança sejam enfim atingidos.

Além do mais, deve-se levar em consideração alguns aspectos da empresa em que será implantada a Governança de TI, como os aspectos estruturais e culturais, pelo fato de ocorrerem grandes mudanças nos paradigmas que já existem. 

Com isso, podemos reforçar o que já foi dito anteriormente, ou seja, não é porque um modelo de Governança de TI deu certo e atingiu o sucesso em determinada empresa, que na outra também acontecerá a mesma coisa. Não estamos tratando de uma receita de bolo, mas sim, uma série de aspectos que devem ser levados em consideração.

Quais são as atribuições da Governança de TI?

Ela possui algumas atribuições, entre elas estão:

Dar total suporte a todas as tomadas de decisões, de forma fundamentada, para que fique claro todo o teor daquela afirmação;

Garantir que as informações daquela empresa estejam em segurança e longe de qualquer tipo de ataque hacker;

Otimizar os processos e a aplicação dos recursos daquela empresa; e

Ter um controle sobre os processos internos da instituição.

Além dessas atribuições, existem outras tantas que podemos mencionar, no entanto, a título exemplificativo, ficaremos apenas com essas.

Quais são os componentes da governança de TI?

A Governança de TI é responsável por atuar em várias áreas de uma mesma empresa, de modo a garantir que todos os processos aconteçam de forma alinhada a todas as estratégias de mercado daquele negócio. 

A sua implantação ocorre de forma gradual, em um processo relativamente simples. Para isso, são adotadas ações de curto a longo prazo, conforme o planejamento da empresa.

Toda essa implantação será guiada por alguns fatores, como a mensuração do desempenho, o gerenciamento de processos e recursos da empresa, o alinhamento estratégico e a compliance. 

Portanto, é algo bastante complexo, mas que sua aplicação ocorre de forma natural, a partir de um estudo de todos os processos que envolvem as atividades da empresa.

A primeira fase desse ciclo diz respeito ao alinhamento estratégico, de modo a garantir que todos os processos do negócio, bem como as tecnologias da informação trabalhem juntos. Com isso, significa dizer que você terá o plano diretor de TI nas suas mãos. 

Já a segunda etapa diz respeito justamente ao gerenciamento de recursos, através da utilização de mecanismos de decisão, bem como os critérios de priorização.

Por fim, a última etapa do processo de governança de TI é a estrutura, a operação, a gestão e os processos. 

Trata-se de uma etapa de grande importância, visto que ela diz respeito, de forma genérica, a execução de tudo que foi planejado, de modo a aplicar as melhores práticas possíveis, com o intuito de atingir todos os objetivos elencados pela empresa e consequentemente alcançar o sucesso planejado em todas as áreas daquela instituição.




Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo