Escala de trabalho shoppings centers
- por ZoopCreative
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Com o aumento do número de shopping centers em meio à pandemia que saltou de 577 para 601
shopping centers no Brasil em 2021, muitos gerentes, diretores e gerentes de recursos humanos têm
dúvidas em relação às viagens dos funcionários que trabalham neste tipo de comércio.
Hoje vamos eliminar algumas perguntas muito comuns sobre horários de trabalho em shopping
centers, ler o artigo e aprender como ele funciona e como aplicar as regras dentro da lei.
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O controle de tempo é obrigatório em um centro comercial ou shopping?
Sim, a contagem de tempo deve ser realizada sempre que o estabelecimento tiver mais de vinte (20)
funcionários trabalhando diretamente em seus negócios.
Nas lojas e até mesmo nos quiosques dos centros comerciais há uma alta rotatividade de
funcionários. Como indicado no artigo 74 da CLT, este controle deve ser feito eletronicamente,
manualmente ou mesmo mecanicamente.
Entretanto, um dos melhores métodos para o controle efetivo do tempo de trabalho no shopping é
com a aplicação de sistema eletrônico de gerenciamento de pontos e escalas, que hoje são
considerados sistemas mais seguros e completos, proporcionando mais comodidade, otimização e
garantindo segurança na marcação do tempo e controle das horas de trabalho.
De quem é a responsabilidade de controlar o horário de trabalho do funcionário do shopping
center?
A responsabilidade pelo controle do horário de trabalho do funcionário do shopping center cabe
inteiramente ao empregador. O empregador é responsável pelo controle de todos as jornadas e
horários de trabalho, gerenciamento de tempo, horários de refeições e intervalos.
Entretanto, em vários casos, esta responsabilidade é transferida ao gerente do estabelecimento, que
é responsável pelo controle dos horários, incluindo check-out, check-in e outros horários, que estão
sob a supervisão do shopping center.
Qual é a carga de trabalho máxima permitida para os trabalhadores nos shoppings centers?
A carga horária de trabalho máxima permitida para os trabalhadores dos shopping centers é de 44
horas por semana, incluindo os sábados. Esta carga de trabalho não pode estrapolar as 8 horas de
trabalho diárias.
De acordo com a legislação trabalhista do varejo, o limite máximo de horas de trabalho semanal é de
44 horas por semana, o que no total é de cerca de 220 horas por mês, o que permite que o
trabalhador compense o horário de trabalho.
Uma ótima opção para racionalizar e tornar o horário de trabalho mais prático nestes tipos de
estabelecimentos é utilizar uma ferramenta de automatização de horários. Existem excelentes opções no mercado hoje e você deve entrar em contato conosco para ver qual é
a que melhor se adapta à sua solução comercial.
Um vendedor de shopping pode fazer horas extras?
Sim, mas a remuneração adicional não será paga de acordo com a CLT, que é pelo menos 50% da
hora de trabalho. Como os vendedores nos centros comerciais geralmente recebem uma comissão
sobre as vendas, o cálculo das horas extras é diferente.
A Súmula 340 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) afirma que: "O trabalhador, sujeito ao controle
do tempo, remunerado com base em comissão, tem direito a um adicional de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) por trabalhar horas extras, calculado sobre o valor horário das comissões recebidas no mês, considerando como divisor o número de horas efetivamente trabalhadas".
Alguns acordos coletivos podem prever um cálculo diferente daquele estabelecido no TST acima, por
isso é sempre importante verificar o acordo sindical em sua região.
Há intervalos para almoço?
Sim, as pausas para refeições, almoço, etc, são contados de acordo com o tipo de horário de
trabalho. Para quem trabalha até 6 horas por dia, a pausa para almoço deve ser de 15 minutos.
Para funcionários que trabalham mais de 6 horas por dia, o intervalo deve ser mÃnimo de 1h e
máximo de 2h. Não há acordo ou exigência legal para que o funcionário tire mais ou menos tempo
livre para estes intervalos para refeição, o tempo deve ser rigorosamente seguido pelo funcionário
sem restrições por parte do gerente.
Como o relógio alternativo pode auxiliar no controle das horas de trabalho no centro comercial e shoppings centers?
O relógio alternativo ajuda o gerente, oferecendo mobilidade e praticidade. O sistema alternativo
pode oferecer aos gerentes praticidade, otimização do trabalho, rapidez e mobilidade na gestão do
tempo.
De acordo com a Portaria 373 do Ministério do Trabalho/Secretaria do Trabalho, as empresas
podem adotar sistemas alternativos de horário e atendimento, desde que sigam todas as regras estabelecidas para o uso de tais sistemas.
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