5 maneiras de ganhar dinheiro na internet

Você sabia que o investimento global em publicidade nas redes sociais ultrapassou os 100 bilhões de dólares ainda lá em 2021? É difícil imaginar todo esse volume, porque grande parte dessa publicidade é muito sutil e tão habilmente camuflada que mal notamos sua presença. Mas os anúncios estão lá, e não é difícil perceber o porquê.

Nos dias de hoje grande parte das pessoas passa muito tempo online. Não se trata mais de apenas ter uma conta no Facebook:

Nós seguimos pessoas no YouTube, no Snapchat ou Instagram, assistimos temporadas inteiras de séries de TV de uma só vez na Netflix ou em qualquer outra plataforma de streaming, marcamos nossos compromissos usando canais de atendimento digital, fazemos nossas compras de supermercado e até compramos ingressos para o cinema, quase tudo online.

Colocamos fotos dos carros que desejamos um dia comprar, no Pinterest ou no Instagram e navegamos em aplicativos dos mais variados assuntos enquanto estamos no ônibus indo para o trabalho.

Nunca foi tão fácil para as empresas descobrirem exatamente o que os clientes em potencial desejam. Então, se a internet está ajudando os grandes anunciantes a tirar proveito dos nossos hábitos digitais, como os pequenos empreendedores podem também participar dessa festa?

Nós temos algumas dicas bem interessantes que podem te ajudar a ganhar dinheiro online, sim, no final a coisa se resume a isso, ganhar dinheiro sem precisar sair de casa e nem mesmo ter um emprego CLT, de preferência.

Inspire-se.

1. Você pode começar respondendo pesquisas online

Esta é, literalmente, uma das formas mais rápidas, embora não seja a mais lucrativa, de ganhar dinheiro no mundo digital. Muitos sites oferecem pagamentos em dólar ou euro para pessoas dispostas a responder pesquisas on-line. Embora não pareça muito, mas fazer algumas pesquisas para ganhar 3 euros por hora pode acabar rendendo o equivalente a um salário mínimo no final do mês – e você nem precisa sair da cama para isso!

Veja esses sites de pesquisa: IrishOpinions.com, ie.MySurvey.com e OpinionWorld.ie, talvezvocê seja o candidato ideal para responder as pesquisas deles.

2. E que tal testar aplicativos e sites

Este é um verdadeiro achado para quem costuma passar horas e horas navegando na internet sem ter a mínima ideia do que fez nas últimas horas. Sim, você realmente pode ser pago para visitar sites e aplicativos, e tudo o que você terá que fazer é navegar seguindo algumas instruções e, em seguida, registrar num formulário o que achou da experiência.

Sites como UserTesting.com pagam 10 dólares – DEZ DÓLARES – para cada vídeo de 20 minutos que você assiste até o fim, faça três vídeos por hora e você pode ganhar o equivalente a 2,75 vezes o valor do salário mínimo por hora, dependendo do país onde mora.

3. Seja criativo

Um conselho clichet hoje em dia – mas desta vez, nós realmente estamos sendo literais ao usar esse termo!

Muitos de nós costumamos dizer que temos um livro na cabeça, mas a simples ideia de ter que sentar e escrever um e depois enviar para as editoras ou tentar contratar um agente literário torna a iniciativa quase impossível para a maioria dos mortais. Mas se você é daqueles que costuma digitar horas a fio e no final acaba tendo um belo texto – conto/poesia/romace/drama/ficção – que vale a pena ser lido, existe uma maneira de ‘monetizar’ suas reflexões.

Qualquer pessoa pode publicar um ebook (livro em formato digital) através da loja da Amazon Kindle e que será disponibilizado em todo o mundo em apenas 24 ou 48 horas. E a melhor parte. Você pode optar por ganhar de 35% a 70% dos royalties, dependendo do pacote que você escolher – taxas que você dificilmente encontraria numa editora tradicional, não importa o quão bom fosse a sua obra!

4. Torne-se um freelance

Não se preocupe – não estamos aconselhando que você deixe seu emprego, ainda! Mas existem maneiras de rentabilizar algumas horas extras desenvolvendo pequenos projetos por meio de sites como o Clickworker.com. Se você acha que coisas como corrigir erros de ortografia, categorizar dados e escrever artigos sobre os mais variados temas são tarefas fáceis, essa pode ser a escolha certa para você.

5. Divulgue sua presença online

Seja uma influenciador

"Influenciador" é uma palavra muito usada hoje em dia, mesmo que existam muitas pessoas que não vejam nenhum sentido nisso.

Mas como se tornar um "influenciador"? E quanta influência alguém pode realmente exercer através de uma plataforma de rede social, especialmente se não for famoso?

Bem, é aí que as coisas ficam interessantes. Embora os grandes nomes da mídia tradicional e do meio digital certamente tenham muito dinheiro a disposição para se promover, os chamados micro-influenciadores – ou seja, aquele pessoal que mantém contas em redes sociais focadas em assuntos ou interesses bem definidos, com alguns poucos milhares de seguidores – estão exatamente onde existe uma demanda enorme por publicidade.

Comece um blog

Blogar é um passatempo muito popular no mundo inteiro, isso há mais de uma década, com muitos blogueiros construindo respeitáveis legiões de seguidores no mundo online, falando sobre os mais diversos assuntos, que vão desde alimentação saudável até beleza, esporte, design de interiores, paternidade e muito mais. Além disso, comprar seguidores reais pode ser uma ótima estratégia para quem deseja se tornar conhecido nas redes sociais.

A melhor coisa sobre essa atividade é que, canais de redes sociais como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter permitem que você assuma o controle da sua própria publicidade na hora de promover o conteúdo que você cria, enviando a sua mensagem da maneira que você quiser.

E falando em blogs, vender espaço publicitário no site é um passo óbvio; mas também existem opções para os canais de redes sociais onde você compartilha suas postagens. Construa um bom número de seguidores, cultive relacionamentos com eles e não será uma surpresa se você acabar trabalhando com marcas que desejam se aliar a uma figura pública respeitável como você.

Este caminho pode ser um pouco mais lento, mas para aqueles que já passam a vida grudados em seus smarthpones digitando textos intermináveis, também pode ser o próximo passo natural.

 

...

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo