Que lucratividade nos oferece o autoconsumo elétrico?

O autoconsumo está ganhando cada vez mais terreno em nossas casas. Atualmente se tem fortalecido como a alternativa mais limpa e amiga do ambiente, visto que são aproveitadas as energias renováveis, ou seja, os recursos que a natureza oferece. Além do mais são gratuitos e inesgotáveis, o que é melhor ainda para garantir o consumo em nossa casa.

Estes avanços representam uma grande grande poupança nas contas de eletricidade e gás, apesar do seu principal objetivo é cuidar mais do planeta através da eficiência energética.

Os benefícios do uso dos painéis fotovoltaicos

 Dos diferentes tipos de autoconsumo que o mercado nos oferece, a instalação de painéis solares é a mais praticada. São situados no exterior, em lugares como pátios, telhados ou residências unifamiliares com jardins. Em apartamentos é possível aproveitar os terraços.

O autoconsumo compartilhado garante a mesma eficiência de uma instalação individual, pois sua tarefa é absorver a radiação do Sol para transformá-la em energia, abastecendo todos os dias em todas as horas, e mesmo à noite.

Estes sistemas incorporam baterias que armazenam o excedente de energia para que possa ser utilizada à noite na potência disponível para cada residência particular ou para o indivíduo em questão. Portanto, esse dispositivo garante energia mais limpa e ainda faz com que haja uma redução o seu consumo de luz.

O sistema funciona com 70% da produção realizada pelas energias renováveis que recolhem. O restante, 30%, trabalha com base na fiação, sendo apenas esse percentual incluído na conta elétrica.

As placas solares conseguem reduzir em média 60% no consumo da sua casa e, portanto, no valor total do recibo. Deixar de ter dependência da rede elétrica convencional, e caso pretender restabelecer esse sistema, contatar com a empresa elétrica em questão, e contratar luz de forma fácil.

Basicamente, esta independência energética garante que os painéis solares e a rede elétrica possam funcionar ambas no mesmo lugar.

Outra das questões importantes que mais interessa a quem opte pelo autoconsumo fotovoltaico é a segurança que oferecem. Não é preciso tantos cuidados como o gás natural, e ao evitar a instalação de uma caldeira em seu sistema, não é necessário depender de um técnico especializado para reparar ou averiguar a montagem em intervalos de tempo determinados. Sua maior vantagem é a liberdade de desfrutar de uma energia sem se preocupar com possíveis quebras ou situações mais graves.

Apesar da sua instalação ser perfeitamente desenvolvida sem a necessidade de contratação de um profissional especializado, sempre é bom consultar um técnico qualificado para aconselhamento.

Não pense em gasto mas sim em um investimento inicial

Na maioria das vezes, só pelo gasto inicial que esses sistemas têm, muita gente acaba por recuar. No entanto, pense o seguinte: o investimento que fizer agora, trará imensas vantagens, e vai recuperar esse dinheiro de uma forma muito rápida. Suas contas de energia irão oferecer os resultados esperados e... economizar muito dinheiro.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo