7 vantagens da domótica para o lar e negócios

Mais detalhadamente, automação residencial é entendida como os sistemas capazes de dotar um edifício de automação, seja uma casa, um bloco de escritórios. As vantagens da automação residencial são múltiplas e em tão diversas áreas que vão desde a eficiência energética até às comunicações.

 

Alcance maior eficiência energética

Uma das vantagens mais importantes ao dar um passo em direção à automação residencial é a eficiência energética alcançada.

O aumento contínuo do preço da eletricidade é um retrocesso para muitas famílias e traduz-se numa perda de competitividade para as empresas. Reduzir a conta de luz é, portanto, algo que os consumidores e profissionais procuram. Como a automação residencial intervém aqui?

Fácil e simples: a automação residencial ajuda a reduzir a conta da luz por meio de um uso mais racional da energia. Por exemplo, ligando e regulando a luz, regulando automaticamente os elementos de ar condicionado, e ainda através de torneiras inteligentes que controlam o fluxo e a temperatura da água.

Reduza o impacto de nossos modos de vida

Mas reduzir a conta de luz não é apenas uma questão econômica. Gastar menos energia equivale a uma casa ou empresa mais ecológica.

Útil para casa e negócios

Como já mencionamos, a automação residencial pode ser implantada em residências e empresas trazendo vantagens para particulares e profissionais.

Dos controles de acesso sem chave de um hotel aos sistemas de monitoramento e segurança de um grande armazém. Desde a iluminação inteligente num escritório à regulação da abertura e fecho da proteção solar (estores) de uma habitação.

As possibilidades são tantas em ambas as áreas que seria impossível listá-las todas.

Reavaliação imobiliária

Esta é uma vantagem em relação às anteriores. Por um lado, um edifício mais eficiente em termos de consumo de energia adquire um maior valor de mercado, mas o respeito pelo ambiente também é um parâmetro cada vez mais exigido.

Aqui podem entrar outros conceitos, como a automação predial, que se define como a domótica integrada num edifício completo, ou ainda o turismo ecológico e a utilização de medidas adicionais nesta linha, como a geração de energia a partir de fontes renováveis.

Facilita a vida de idosos e crianças

A automação residencial também é uma grande aliada dos idosos, das pessoas com mobilidade reduzida ou dos mais pequenos. Em última análise, a tecnologia pode suportar um controle mais intuitivo e fácil do ambiente.

Porém, não se trata apenas de voltar à vida mais confortável. Ou o atendimento remoto para automação residencial, para citar um caso, permite atendimento remoto e personalizado aos usuários que dele necessitam. Algo muito útil, por exemplo, para dar atenção a certos pacientes crônicos.

Melhora a segurança

Domotizar uma casa ou empresa pode ajudar a melhorar sua segurança. Sensores de ruído, mobilidade, objetos estranhos ou detecção de incidentes antes que ocorram mais (por exemplo, uma inundação). Vigilância automática para detectar possíveis intrusos ... novamente, há muitas possibilidades.

Automação residencial e a IoT (Internet das coisas)

A última vantagem é talvez a mais importante. A Internet das Coisas está revolucionando muitos setores, incluindo automação residencial.

Significa interconectar digitalmente os elementos do cotidiano através de algum pacote de internet fixa NOS ou com outra operadora, que no campo da automação residencial se traduz em iluminação inteligente para a casa, ar condicionado que pode ser acionado antes de chegar em casa ou coletar dados sobre o aproveitamento do consumo de energia de uma empresa para propor medidas de melhoria.

Como se pode verificar, a domótica não só traz vantagens, mas a sua flexibilidade na integração em áreas muito diferentes está a favorecer um elevado grau de penetração deste tipo de sistema.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo