8 formas de exercitar o cérebro

Uma montagem mostrando uma representação do cérebro tendo três lâmpadas desenhadas acima.

Você sabia que assim como os músculos e articulações, o cérebro também precisa ser exercitado?  Cuidar desse órgão tão importante para o corpo humano, se torna essencial para que todos os processos e envios de comandos, formem pensamentos eficazes. 

Contudo, é comum já termos ouvido informações de que a memória diminui com a idade, como outras funções cognitivas. A boa notícia é que ainda existe a possibilidade de religar nosso cérebro. Quer aumentar a sua capacidade cerebral? Continue a leitura e aprenda 8 formas de exercitá-lo e assim melhorar a sua vida e saúdeVamos lá!

O que é exercitar o cérebro

Exercitar o cérebro é uma série de exercícios estimulantes para os cinco sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Visando melhorar a capacidade de concentração, atenção e memória.  Portanto, estimular o cérebro frequentemente é um hábito necessário para desenvolver suas habilidades.  Não será preciso incluir mais atividades na sua rotina, mas sim, utilizar de formas diferentes o que você já tem como parte do dia a dia.

Por que exercitar o cérebro

Realizar estímulos no cérebro com frequência, é um hábito saudável e produtivo para desenvolver melhor as suas habilidades.  No entanto, quando mais precisamos, lidamos com os chamados “brancos”, esses esquecimentos ocorrem pelo baixo desempenho da memória.  

Então, se o cérebro não for exercitado, com o tempo a sua capacidade produtiva pode diminuir e esses brancos começam a ser mais intensos.

O que acontece com o cérebro quando oferecemos novos estímulos

De imediato, ocorrem mudanças na química e na estrutura do órgão. Fazendo com que ele comece a modificar a forma de como as estruturas e substâncias químicas são ativadas.   Tudo isso, contribui para alterações nas funções cerebrais, onde as redes de atividades neurológicas são alteradas.  No cérebro, essas atividades são coordenadas com base em ondas de baixa frequência, onde são utilizados estímulos elétricos, para amplificar essas ondas. 

Deixando as regiões cerebrais com maior coordenação, melhorando a memória útil de adultos e mais velhos.

8 formas de exercitar o cérebro

Os exercícios para o cérebro estimulam a mente e favorecem um desenvolvimento de novos aprendizados, sendo indicados como uma prática rotineira.   Essas atividades atuam como potencializadores da capacidade produtiva, evitando perda da cognição, por exemplo. 

Como resultado de tanto treino, você deixa de agir no automático.

Passando a operar com mais atenção e novas possibilidades, promovendo autocuidado e ampliando a autoestima.  Separamos uma lista com 8 formas de exercícios para o seu cérebro que vão te ajudar.  

Confira:

1- Jogue jogos estimulantes 

Treinar o cérebro é divertido e estimula o desenvolvimento cognitivo e aumenta a capacidade intelectual.  Esses jogos podem ser encontrados em aplicativos próprios para turbinar a mente, ou ainda em jogos de memória, quebra cabeças e palavras cruzadas.

2- Ler textos com temas variados

Ler com frequência é fundamental para obter conhecimentos e ampliar o vocabulário, exercitando interpretações e fazendo associações. O ideal é variar as fontes e temas abordados durante as leituras.  Procure intercalar entre notícias em jornal, romances em livros, lista em revistas ou tutoriais na internet.

3- Aprenda um novo idioma

Um novo idioma pode melhorar a sua memória, proporcionando atenção e concentração. Assim como o nootrópico, que atua como um estimulante para permitir que várias atividades sejam conciliadas ao mesmo tempo.

4- Faça exercícios de raciocínio

Estimular o raciocínio, aumenta o fluxo sanguíneo e correntes elétricas no cérebro, incentivando a produção de neurotransmissores.  Esses efeitos melhoram a quantidade das conexões melhorando desempenhos.

5- Faça tarefas distintas

Fazer tarefas distintas ou aprender algo novo, é uma forma de desafiar o seu cérebro, fazendo com que a flexibilidade dele aumente.  Jogar online por exemplo, te desafia e estimula a interação social, pontos auxiliares para o cérebro. 

6- Exercite a memória

Exercícios para a memória são úteis para manter o cérebro ativo.  Aumentando a capacidade de aprendizado e prevenindo a diminuição do raciocínio, pensamento, memória a longo prazo e até a percepção.

7- Tenha o hábito de fazer exercícios físicos

Exercícios aeróbicos, aumentam o gasto energético e a oxigenação no cérebro, ajudando no aumento da capacidade cognitiva e ganhos para a saúde mental.   O importante é se manter em movimento, escolhendo entre yoga, ciclismo, natação, dança e até mesmo corridas. 

8- Durma bem

No momento em que dormimos, o cérebro processa todas as informações recebidas ao longo do dia. No momento em que o corpo repousa, fica mais fácil fortalecer conexões entre as células importantes, fazendo com que um bom sono torne a sua mente mais ágil e saudável. Manter a mente em desenvolvimento é garantir que ela continue se exercitando, visando o futuro e assegurando uma terceira idade com boas memórias e qualidade de vida. 

Agora que você já sabe como treinar o seu cérebro, pode escolher as táticas que forem atrativas para fazerem parte da sua rotina. Quanto mais elas forem combinadas, melhores serão os resultados. Quer ter acesso a conteúdos sobre bem estar e entretenimento? 

Conheça o E-Zoop, um portal completo!

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo