Anunciar para o público certo na hora e lugar certos

A propaganda segmentada dos aplicativos mobile.

A propaganda segmentada dos aplicativos mobile.

Como os usuários não estão muito dispostos a pagar pelos aplicativos que baixam, a única saída para a monetização fica por conta da publicidade.

Segundo a empresa de pesquisas Gartner, $18 bilhões serão investidos em publicidade móvel em 2014, um incremento significativo se comparado ao montante gasto no ano passado que foi de $13,1 bilhões.

Tudo isso graças às novas tecnologias de segmentação, que são totalmente focadas no usuário.

Os anunciantes estão muito animados com essa nova possibilidade, mas a verdade é que ainda existe um enorme caminho até que a tecnologia de rastreamento e localização, tão necessária para que tudo isso vire realidade, esteja de fato pronta.

A verdade é que o desenvolvimento dessa tecnologia não é nada se comparado com o fato de que é preciso uma mudança de percepção por parte dos usuários, que ainda não estão muito receptivos com anúncios sendo mostrados em seus smartphones, que só estão ali porque sua localização foi determinada por alguma plataforma como a iBeacon da Apple.

Isso causa uma sensação desagradável, de estar sendo vigiado e tendo sua privacidade invadida.

Tudo ainda é muito novo e está em desenvolvimento, mas é preciso se ter um grande cuidado para que os usuários não sintam como se estivem sendo observados ou pior ainda, manipulados.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo