Mobile Search é mais do que apenas ser Mobile "friendly"
- por ZoopCreative
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Algumas das perguntas mais frequentes sobre mobile SEO e próxima mudança do algoritmo móvel do Google. Em 1998, era extremamente importante para o proprietário de um negócio on-line fosse listado no diretório de buscas do Yahoo, - pelo menos nos Estados Unidos, já que por aqui naquele mesmo ano a internet era completamente insipiente. Sem isso ele simplesmente não teria como gerar tráfefo para então gerar negócos.
Hoje, se existe algo equivalente ao cenário de 1998, e está nas buscas mobile. Sem um site mobile-friendly, pessoas à procura de seus produtos e serviços em smartphones e outros dispositivos móveis simplesmente não vão encontrá-lo tão facilmente no Google.
Os clientes decidem o que comprar, quando e de onde - e isso só é possivel por causa de seus smartphones! Empresas não podem se dar ao luxo de ignorar ou evitar esta tendência. Então, como você pode se preparar para a busca móvel?
A seguir estão algumas das dúvidas mais freqüentes sobre busca móvel. Este não é um guia passo-a-passo para SEO móvel, mas acreditamos que possa sanar algumas das questões mais urgentes enfrentados pelos administradores de sites nesta nova era de mudança para o móvel.
Pretendemos ajudá-lo a evitar armadilhas comuns para quem está chegando agora ao mundo do marketing móvel e multi-canal. Desafiar alguns dogmas bem arraigados e "regras" de comercialização e vendas que se tornaram barreiras para "nova era" de buscas móvel.
Pergunta 1: Por que precisamos de um site amigável para dispositivos mobile?
A partir de 21 de abril, quando o Google lançar o seu novo algoritmo para mobile-friendly, sites que não seguem esta tendência terão classificação ruim nos resultados de busca, algo que não aconteceria se fossem otimizados para as novas tecnologias móveis.
Os motores de busca não vão bloquear ou remover o seu site só por não ser otimizado para busca móvel, mas você terá menos visitas e por consequência menos vendas, porque os robôs de busca mobile não serão capazes de encontrá-lo tão facilmente. Se os seus concorrentes tem um site mobile-friendly, certamente terão uma vantagem enorme sobre você.
Pergunta 2: É verdade que um site Mobile-Friendly é otimizado para Mobile Search e não precisa de SEO?
Absolutamente não. "Mobile-friendly" significa apenas que o seu site se ajusta bem aos dispositivos móveis. Em outras palavras, o seu conteúdo será apresentado de forma normal em qualquer smartphone ou tablet.Â
Mas só porque o seu site aparece bem em um dispositivo móvel não significa que ele já seja otimizado para busca móvel. Optimização móvel depende de vários fatores, tais como implementação técnica, codificação e conteúdo. Ela exige um esforço integrado entre várias disciplinas, incluindo fatores externos (offPage).
Pergunta 3: Como posso saber se uma página é Mobile-amigável ou não?
Uma maneira rápida de determinar se uma página é móvel-friendly é usar a ferramenta de testes do Google Mobile-Friendly. Este teste não só irá avaliar se a sua página tem um projeto mobile-friendly, mas também irá oferecer sugestões bem especÃficas sobre onde as melhorias podem e devem ser implantadas.Â
Tenha em mente que a ferramenta de teste móvel-Friendly só pode analisar uma única página/URL de cada vez. Isso sisgnifica que você terá que testar individualmente cada URL existente seu site, para ter uma visão mais ampla é interessante se conectar ao Google Webmaster Tools, que irá fornecer insights sobre questões que abrangem todo o site e que impactam o seu uso móvel.
Pergunta 4: Nós já fazemos o SEO tradicional - será que precisamos também de SEO especÃfico para Mobile?
Apesar do SEO tradicional já ser complexo, a busca móvel exige conhecimento mais especializado. Resultados de pesquisa podem mudar com base em localização e tipos de dispositivo, portanto, as regras também estão mudando com muita frequência. E é preciso ver isso não como uma limitação, mas uma oportunidade de obter vantagem sobre seus concorrentes.
Pergunta 5: Como o SEO Móvel é diferente de SEO local?
Enquanto a busca local refere-se a sua cidade ou bairro, a pesquisa móvel é muito mais "refinada" ou "hiper-local" e refere-se exatamente onde você está no momento em faz a pesquiza. A principal diferença é o foco nas pessoas. O Google mostra resultados diferentes em buscas móveis que são únicas, personalizadas e relevantes para o usuário.
Pergunta 6: O Ãndice do Google deverá ser o mesmo para dispositivos móveis e desktops?
Depende. Você deve considerar coisas como: a atenção do usuário além de elementos de distração em suas páginas de vendas/conversão. Se você quiser entregar o mesmo código e conteúdo de uma página projetada para desktops em um smartphone certamente isso afetará negativamente a sua taxa de conversão e vendas. Deve-se prestar a atenção em aspectos que vão muito além do código e da estilização e considerar a intenção e significado de cada página para o seu público.
Pergunta 7: Qual é a melhor configuração móvel para nós?
A verdade é que a escolha certa para você depende de uma série de fatores: o conteúdo do site, as suas capacidades tecnológicas, o seu orçamento/recursos, seu segmento de mercado, seus objetivos de negócio, seus pontos de conversão, e as expectativas dos seus visitantes, todos desempenham um papel crucial na hora de escolher qual a melhor configuração móvel para o seu site.
O Google reconhece três configurações diferentes para sites móveis:
RWD - Responsive Web Design: Isto significa que as URLs das páginas não mudam e a manutenção e atualização de conteúdo é mais fácil. Entretanto, redimensionar e re-formatar o mesmo conteúdo para vários dispositivos pode não oferecer grandes resultados.
Serving Dinâmic: O servidor web 'sonda' navegador do usuário e em seguida, serve HTML adequado com base na informação do dispositivo.
Sites móveis individuais: Visitantes em um smartphone são direcionados para uma URL móvel separada (como http://m.nome-do-site.com.br) que é otimizada para isso com código especÃfico do dispositivo e do conteúdo, conforme. Você pode otimizar o design, conteúdo e call-to-actions de forma mais inteligente com base nas necessidades do seu usuário. Ter um bom consultor técnico sobre SEO para um bom planejamento e implementação pode ser uma grande desição.
Pergunta 8: O tráfego de dispositivos móveis não converte muito bem - então, o Mobile Search pode ser dispensável?
Há muitas razões para Ãndices ruins de conversão no tráfego móvel, tais como: Seu conteúdo não se encaixa na tela do dipositivo, forçando as pessoas a usar o zoom, o que pode tornar mais difÃcil o clique em links ou chamadas à ação.
A página exibe muita informação ou outras distrações como links externos por exemplo, fazendo com que os visitantes tenham que ´recuperar o foco´ antes que possam converter.  A página contém elementos incompatÃveis com a tecnologia mobile, como o Flash.Â
Há problemas com a configuração de análise do seu site, acompanhamento e elaboração de relatórios. O Google Analytics conta dispositivos exclusivos, e não pessoas. Assim, se a mesma pessoa visita seu site a partir de um iPhone, enquanto viaja, e depois em um iPad em casa, e, finalmente, faz uma compra de um computador no escritório, isso será relatado como três visitas individuais, das quais apenas uma resultou em conversão.
O seu tráfego móvel pode parecer sem importância para as vendas neste caso, ainda que o comprador tenha vindo justamente através dele! O resultado disso é que planejamento e estratégia de execução com base em dados imprecisos ou incompletos podem ser desastrosos.
Apenas instalar uma ferramenta de análise em seu site pode não ser o suficiente em um universo digital multi-canal, porque o que você vê pode não ser o que você tem!
Bons analistas com experiência em multi-canal podem ajudar a escolher ferramentas que geram relatórios significativos e fornecer dados confiáveis.
Pergunta 9: Posso usar ferramentas confiáveis em testes on-line?
Há muitas boas ferramentas para avaliar o tráfego móvel de seu site, mas você não pode confiar nelas cegamente. Por exemplo: Um website marcou 96/100 pontos de experiência do usuário com o PageSpeed Insights do Google... mas, obviamente, não bem assim!
É importante obter a ajuda de especialistas em SEO e usabilidade móvel antes de tentar fazer com que seu site seja amigável aos dispsitivos mobile. Aqui estão algumas "previsões" sobre o que pode acontecer nos próximos 12-24 meses:
Cenário 1:
Cada site que não se adaptar ao mobile-friendly vai desaparecer dos resultados de pesquisa do Google em dispositivos móveis. Os responsáveis vão planejar lançar rapidamente sites amigáveis ao mobile.Â
As empresas que oferecem serviços de web design e desenvolvimento web vão tentar aproveitar ao máximo esta onda, montando um site usando uma abordagem corriqueira e estereotipada. Só mais tarde vão perceber que não estão conseguindo novos negócios neste com esta tecnologia porque não estão bem posicionados em pesquisas móveis. Conclusão: consultores de SEO tem um futuro promissor pela frente.
Cenário 2:
As empresas vão começar a entender que o design responsivo pode não ser a melhor solução para elas. Copiando o mesmo conteúdo de uma tela grande para um menor, talvéz isso não seja tão eficaz assim.Â
Elas devem criar uma experiência de usuário ideal. Projetando versões móveis separadas de seu site de forma inteligente irá aumentar as taxas de conversão e aquisição de clientes.