Hoje é o Dia da Terra!

Dia da terra

Em 22 de abril, celebra-se também a criação da Carta da Terra, escrita durante a conferência Rio92, no RJ. Mais de vinte anos depois, percebemos que boa parte da humanidade ainda não compreendeu a importância de manter uma relação harmoniosa entre todos os seres vivos.

A Campanha Green Cities

A Earth Day Network lançou a campanha Green Cities, no outono de 2013, para ajudar as cidades ao redor do mundo tornarem-se mais sustentáveis e reduzir a suas emissões de carbono.

Focada em três elementos fundamentais - construções, energia e transporte - a campanha visa ajudar as cidades a acelerar sua transição para um futuro mais limpo, mais saudável, e economicamente mais viável por meio de melhorias de eficiência, investimentos em tecnologia renováveis e reforma de regulamentações e leis em todo o mundo.

Energia

Grande parte dos países atualmente contam com estruturas de geração elétrica ultrapassadas que são extremamente ineficientes e poluentes.

Para ajudar as cidades a tornarem-se mais sustentáveis, é preciso reformular o sistema atual, acelerar a transição para fontes de energia renováveis e implementar as soluções da Agenda 21.

Green Buildings - As contruções sustentáveis

Os edifícios são responsáveis por quase um terço de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. Através de eficiência simples e melhorias nos projetos de edifícios, podemos reduzir essas emissões drasticamente.

Para realizar essa missão, as cidades precisam atualizar suas leis, focar em projetos de construção mais sustentáveis, além de melhorar as opções de financiamento deste tipo de iniciativa.

Transporte

O setor de transporte é a fonte de emissões de gases de efeito estufa que mais cresce em todo o mundo, 3/4 dessas emissões vem diretamente de veículos rodoviários.

Para reduzir essas emissões e a poluição resultante, temos que melhorar os padrões, aumentar as opções de transporte público, investir em transporte alternativo, e melhorar o deslocamento nas cidades, tanto de pedestres quanto de ciclistas.

Através de um site informativo e uma série de kits de ferramentas interativas, a campanha busca educar o público sobre elementos que tornam as cidades mais verdes e estimular os indivíduos a agir com uma consciência cívica maior, assinando petições, enviando cartas, e organizando eventos para cobrarem das autoridades medidas que diminuam as emissões de carbono ao redor do mundo.

Além disso, a Earth Day Network trabalha com parceiros locais em cidades e vilas estrategicamente escolhidas para organizar esforços de base visando melhorar os códigos ambientais locais, leis e políticas públicas que ajudarão as cidades a se tornarem modelos de cidades verdes.

Abrangendo o Dia da Terra de 2014 e 2015, a campanha vai trabalhar com uma equipe internacional de parceiros, incluindo os organizadores locais, sem fins lucrativos, empresas e governos para ajudar a aumentar a consciência pública, mobilizar apoio para políticas adequadas, e gerar compromissos concretos para iniciativas inovadoras e que possam ser replicadas.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo