Entenda a importância de valorizar os trabalhadores domésticos.

As colaboradoras domésticas são profissionais que nos ajudam diariamente a manter a casa organizada. Sem elas, provavelmente, tudo seria uma bagunça. Valorizar estas profissionais, que cuidam do nosso maior bem, é importantíssimo.

O trabalho doméstico inclui diversas tarefas, como higienizar a casa, lavar as roupas, limpar as janelas, fazer a comida, entre outros. Como o dia a dia da maioria das pessoas é muito corrido, a saída para deixar tudo em ordem é contratar uma colaboradora.

Estas profissionais desempenham um trabalho essencial para a vida das pessoas e merecem ser valorizadas por isso. Abaixo, mostraremos algumas formas de demonstrar apreço e consideração às trabalhadoras domésticas, confira.

Não interfira no trabalho

As ajudantes domésticas sabem desempenhar a função, por isso, elas não precisam que você fique interferindo no serviço. A dica é adotar uma comunicação clara, listando tudo o que você deseja que seja feito e de que modo.

Depois disso, deixe a profissional trabalhar. Ficar interferindo pode tirá-la do foco e atrasar todo o serviço. Dar liberdade para que ela possa desempenhar a sua função é fundamental.

Sem contar que as interferências podem funcionar como uma forma de pressão, portanto, não faça isso! Afinal, você não gostaria que alguém interrompesse o seu trabalho, não é?

Reconheça o serviço

Todo trabalho bem feito merece reconhecimento. Por isso, se você está gostando do serviço prestado, deixe isto bem claro! O poder do elogio é enorme para a motivação. As ajudantes domésticas enfrentam uma rotina de tarefas pesadas e repetitivas, então, elas merecem ser reconhecidas por isso.

O reconhecimento não precisa ser feito somente por meio de elogios: você pode dar uma folga durante a semana, sempre que possível, ou presenteá-la, por exemplo. Isso mostra quanto você gosta do trabalho e se importa com a profissional.

Pague em dia

Este é um ponto crucial da valorização do trabalho doméstico. Não adianta cumprir as outras dicas, se você não praticar esta. Organize-se para manter o pagamento das colaboradoras em dia — isso é fundamental!

Se você precisará contar com o trabalho em datas extras, como feriados e fins de semana, ou mesmo estender o horário do expediente, avise com antecedência para que a profissional possa se programar.

Também pague todas as horas extras devidas, afinal a pessoa está deixando de ficar com a família dela para trabalhar na sua casa, portanto, merece ser recompensada por isso.

Seja flexível

Demonstrar-se flexível não é ser passível ou bondoso, pelo contrário, esta é uma maneira de estreitar a relação com a colaboradora doméstica. Quando falamos em flexibilidade, estamos querendo dizer que você não deve fixar um horário para a realização das tarefas.

No dia a dia, a profissional pode ter compromissos pessoais, que não a permita cumprir um horário definido, e isso é completamente normal. Seja flexível e reajuste os períodos com a profissional. Assim, você mantém o diálogo com comunicação direta.

Dê e peça feedback

Outro ponto importante para a valorização da profissional do trabalho doméstico é dar e pedir feedback. Sempre dê suas considerações depois que uma ação for feita. Se você gostar do serviço, elogie os detalhes para dar mais motivação.

Caso não goste do serviço, fale claramente sobre isso, mas com respeito, explicando para a profissional os motivos para não ter gostado de uma tarefa que ela realizou. Da mesma forma, peça sempre feedback a ela. Pergunte se você está interferindo no trabalho prestado, ela está gostando de trabalhar para você, etc.

Dessa forma, você cria mais intimidade com a profissional, e isso gera mais confiança em ambos os lados. Mantenha esse caminho de comunicação aberta para que vocês possam prestar feedback com respeito e sem pressão.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo