Squad office: conheça o conceito e saiba como implementar na sua empresa

Você sabe como o Squad Office pode contribuir para o desenvolvimento da sua empresa? Descubra aqui! Squad é o nome utilizado para se referir ao modelo organizacional que reúne colaboradores em pequenos grupos, com o objetivo de cumprir obrigações específicas.

O modelo tem ganhado espaço no mercado e se tornou tendência após o surgimento das startups.

 Com a  necessidade de rápida implementação do regime home office e modelos de trabalho flexíveis, o mundo corporativo tem enfrentado desafios de adaptação, que incluem desde o planejamento de compra e distribuição de itens de escritório até a organização da comunicação entre os membros das equipes. É justamente nesse contexto de mudança que se encontra o squad office.

O que é squad office?

A expressão squad office pode ser compreendida como um sinônimo indireto de mobilidade, pois tem como base a facilidade de deslocamento e consequente otimização do tempo. Se teve um desafio que 2020 trouxe para as empresas foi justamente a capacidade de deslocar os colaboradores de dentro do espaço físico da empresa para suas residências, em regime de trabalho home office.

O que, em um primeiro momento, parecia algo totalmente complexo, se mostrou uma opção interessante, já que as pessoas ganharam o tempo que antes gastavam com deslocamento e tiveram mais liberdade para organizar a sua rotina de trabalho.

Sob o ponto de vista prático, é claro que as empresas não podem pensar em simplesmente deixar seus colaboradores trabalhando em casa de forma definitiva. Porém, devem pensar na mobilidade e na flexibilidade como duas oportunidades para os próximos anos.

O squad office é um conceito de pequenos escritórios, próximos das casas dos colaboradores, em regiões estrategicamente posicionadas, que permitem reduzir significativamente o tempo de deslocamento. Dessa forma, ao invés de ficar uma hora no trânsito para chegar ao trabalho, o colaborador gasta apenas 20 minutos ou menos.

Essa solução permite manter a união da equipe, reunindo os profissionais em um espaço de trabalho que mantém o ambiente corporativo da empresa, — o que contribui para o engajamento, motivação, senso de comunidade e alinhamento — sem perder as vantagens de estar próximo de casa.

Por que as empresas precisam repensar?

Com a experiência do trabalho em regime home office e híbrido, as empresas puderam identificar, na prática,  as vantagens e desvantagens de diferentes modelos no dia-a-dia dos seus negócios. Isso gerou a necessidade de avaliação de mudanças dentro das organizações, visando repensar estratégias para alcançar os melhores resultados tanto sob o ponto de vista de processos como sob a perspectiva econômica.

A premissa é: um ambiente de trabalho dinâmico e orientado pela produtividade contribui significativamente para o desenvolvimento do negócio.

O squad office permite a customização funcional dos espaços de trabalho, abrindo as portas para uma realidade completamente diferente e que ditará o mercado nos próximos anos. Assim, as empresas que acompanharem as tendências e aplicarem essas mudanças em seus negócios, se manterão mais alinhadas às expectativas e exigências do mercado.

Como implementar o squad office na sua empresa?

A implementação do squad office deve começar com a análise das características e necessidades da empresa. Não há um modelo pronto a ser adaptado ao negócio, isso significa que é fundamental entender as particularidades da organização e avaliar que tipo de mudança deve ser colocada em prática.

Muitas empresas européias e norte-americanas já vinham adotando o conceito de escritórios menores ao invés de uma grande corporação centralizada.

Agora, com a implementação em massa do regime home office, percebeu-se que empresas de diferentes portes também podem implementar esse método. Depois de avaliar as características e necessidades da organização, é necessário montar um plano de ação, a fim de estudar a viabilidade e elaborar o projeto de implementação das mudanças.

Não há uma regra com relação ao tamanho ideal dos squad offices.

Um espaço multifuncional pode ter espaço para 5, 10, 20 ou 30 pessoas. Os espaços funcionais não são destinados a um colaborador pré-determinado e os assentos não são definidos, deixando as mesas disponíveis a todos os colaboradores que moram naquela região.

O conceito de trabalho flexível por região se aplica a qualquer tipo de empresa e pode ser adequado quando houver suporte tecnológico. Isso porque os colaboradores precisam ter acesso a informações na nuvem, bem como ao uso de sistemas ERP eficientes que permitam realizar seu trabalho de qualquer lugar.

 

 

...

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo