Será que as tatuagens eletrônicas substituirão senhas de Internet e outras formas de identificação?

Agência de sites

Uma nova geração de tecnologia capaz de mudar a forma como nos identificamos na internet e em locais 'off-line' onde é preciso a utilização de algum tipo de senha está surgindo, mas a grande questão é: será que isso não será usado num futuro próximo para algum tipo de controle social que vai muito mais além do que simplesmente atender padrões de segurança?

Veja o que alguns sites ao redor do mundo estão falando sobre, especialmente nos Estados Unidos:  

"Você usaria uma tatuagem eletrônica, se não pudesse fazer logon na internet  de outra forma? Isso pode parecer loucura para muitos de vocês, mas a tecnologia para esse sistema já existe. Tatuagens RFID já existem há algum tempo, e já estão sendo usadas em animais. Mas agora toda uma nova geração de tatuagens eletrônicas estão sendo desenvolvida para monitorar seus sinais vitais por exemplo, interagir com o seu celular e até mesmo enviar mensagens diretas para o seu cérebro.

Estas novas tatuagens eletrônicas são mais finas que um fio de cabelo humano, e elas poderão transformar radicalmente que sabemos sobre identificação humana. Agora, a Internet está sendo absolutamente atormentada por hackers e o roubo de identidades tornou-se um negócio multi-bilionário.

É cada vez mais difícil determinar se alguém é realmente quem diz que é. E,  como o comércio eletrônico está se popularizando cada vez mais, a segurança de identidade vai ser uma questão absolutamente crítica num futuro bem próximo. Sem dúvida, isto será um impulso para o surgimento de formas mais seguras de identificação do que temos hoje. Mas há também um lado muito obscuro neste tipo de tecnologia.

E se um dia um governo fascista decidir fazer uma tatuagem eletrônica permanente para fins de identificação obrigatória em todos os cidadãos? E se você não for capaz de comprar, vender, conseguir um emprego, ter uma conta bancária ou fazer logon na Internet, sem "a devida identificação"? E se o preço para receber sua tatuagem for jurar fidelidade absoluta ao novo governo fascista? A verdade é que a tecnologia é sempre uma faca de dois gumes. Ela sempre traz consigo a promessa de progresso, mas também sempre tem um lado negro que poderia ser explorado de forma abusiva.

A nova geração de tatuagens eletrônicas é bastante notável. Elas são chamados de "Biostamps", e foram originalmente desenvolvidos para fins médicos. No entanto, como um recente artigo no Daily Mail mostrou, a Motorola acredita que essas Biostamps poderiam substituir senhas e tornar a internet um lugar muito mais seguro ...

O MC10 foi concebeu originalmente as tatuagens eletrônicas, chamadas de Biostamps, para ajudar as equipes médicas a monitorar a saúde de seus pacientes de forma remota, e sem a necessidade de grandes e caros equipamentos.

A Motorola afirma que os circuitos, que também contêm sensores de antenas e built-in, pode ser adaptados para trabalhar com telefones celulares e tablets.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo