Comite Olímpico Internacional e o Japão marcam nova data para a Olimpíada de Tóquio

Devido à pandemia do novo coronavírus os jogos, que começariam no dia 24 de julho deste ano foram adiados para 2021.

 A Olimpíada de Tóquio, no Japão, foi remarcada oficialmente. Os jogos Olímpicos serão disputados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. A Paralimpíada que também foi remarcada, ocorrerá entre 24 de agosto e 5 de setembro, também em 2021.

Após uma tele-conferência entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e as autoridades japonesas, o anúncio foi feito nesta segunda-feira, 30 de março.

O adiamento dos Jogos, havia sido confirmado na última terça-feira, dia 24, se deu em decorrência da pandemia do coronavírus, o covid-19. A oandemia, que colocou em risco a saúde dos atletas, técnicos, dirigentes e dos torcedores, ainda acabou prejudicando os trabalhos de preparação dos atletas com o cancelamento das competições e o fechamento dos clubes e centros de treinamento em todo mundo.

"Tenho confiança que trabalhando em colaboração com o Comitê Organizador dos Jogos, com os patrocinadores e o governo japonês, temo plenas condições de enfrentar esse desafio sem precedentes. Nos encontramos em um túnel escuro, e os Jogos certamente serão a luz no fim deste túnel", declarou Bach, após a reunião, conforme nota oficial publicada no site do COI.

"As novas datas dão certeza aos atletas, aos patrocinadores e ao resto do mundo. A prioridade de todos no movimento paralímpico deve ser manter-se a salvo com famílias e amigos nesse momento sem precedentes. Vamos trabalhar com as federações internacionais e estabelecer novos critérios de qualificação, respeitando totalmente aqueles já classificados aos Jogos", afirmou, também em nota, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), Andrew Parsons.

Ainda existem alguns detalhes que precisam ser acertados, dentre eles estão a confirmação dos locais das provas - os comitês responsáveis pelas competições ainda precisão renegociar contratos para utilização das estruturas contratadas para 2020 - além da situação dos ingressos que já haviam sido vendidos.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo