Que cuidados devo ter ao criar um site para o meu negócio?

Que cuidados devo ter ao criar o site para o meu negócio?

Um dos principais canais de comunicação de qualquer empresa hoje, independente do tamanho, é o site institucional. Mas a verdade é que se você quer que um enorme número de clientes em potencial  acessem o site de sua empresa você vai precisar muito mais do que apenas uma página na web, é preciso intensificar o processo de atualização das informações, e sobre tudo, gerar conteúdo qualificado e exclusivo.

É justamente neste quesito em que quase 100% das empresas deixam a desejar, o que se nota em uma rápida busca no Google é que a grande maioria dos websites que hoje estão publicados simplesmente não atendem as novas exigências do mercado consumidor porque estão desatualizados.

E quando falamos em sites desatualizados estamos nos referindo não só à informação, mas também ao layout, houve uma enorme mudança de comportamento dos internautas nos últimos 3 ou 4 anos com o aumento estrondoso do acesso às tecnologias mobile, hoje qualquer pessoa, em qualquer lugar tem acesso à internet e pode fazer uma busca no Google, e o grande problema para quem está com o layout do site desatualizado, é que simplesmente ele não será visualizado nos novos aparelhos, smartphones e tablets. O resultado disso pode ser: 'um cliente a menos para sua empresa.'

Não é à toa que as empresas que mais captam clientes por meios digitais são justamente aquelas que renovam de forma sistemática seus websites. É possível, por exemplo, usar o site da empresa para reduzir o custo de prospecção de novos clientes de qualquer negócio existente hoje em dia.

O site da empresa não é mais um mero cartão de visita da companhia na internet, é muito mais do que isso, é uma poderosíssima ferramenta de venda, de prospecção, principalmente se você tem um pequeno negócio e precisa atender um mercado muito amplo.

Imagine o custo de uma operação de venda onde uma pessoa do departamento comercial tenha que se deslocar até uma determinada cidade, distante 3.000 quilômetros, somente para mostrar seu catálogo de produtos para um ou dois clientes, que poderiam muito bem ter acesso ao seu material promocional apenas fazendo um cadastro no site da empresa e assim passando a fazer parte do banco de dados do CRM da companhia, dados esses, que posteriormente serão repassado para a equipe de vendas.

É importante salientar que cada site, seja institucional ou de comércio eletrônico, deve obrigatoriamente ter uma pessoa responsável por sua manutenção, de maneira que as informações, o design e demais funcionalidades sejam revisadas e atualizadas constantemente.

Em síntese, ao planejar o site de sua empresa procure por profissionais que tenham expertise nesta área, para que o resultado seja um projeto com design intuitivo e leve visualmente, além de ter uma boa arquitetura de informação que vise facilitar ao máximo a navegação do internauta. Esses são alguns pontos que devemos sempre considerar ao criarmos um novo website.

 

  

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo