Móveis com portas de correr x abrir. Quais as principais diferenças

A forma de abertura das portas do guarda-roupa é um detalhe muito importante que afeta diretamente o uso do móvel no ambiente, além da movimentação das pessoas. Por esse motivo, mais do que a estética, é necessário também dar especial atenção ao tamanho do quarto na hora de optar por um guarda-roupa com porta de correr ou de abrir.


A porta de abrir é o modelo mais encontrado nas residências brasileiras. Ela é chamada de porta “comum” e é encaixada com dobradiças e batentes. Geralmente, também são incluídas partes chamadas de guarnições (peças que dão acabamento do batente com a parede). Já as portas de correr permitem uma abertura horizontal em trilhos ou similares. Elas fazem muito sucesso em armários instalados em áreas internas.

Veja, a seguir, as principais vantagens de ambos os modelos de portas.

Portas de correr

Nos últimos anos, esse tipo de abertura de porta dos guarda-roupas ganhou muitos adeptos no Brasil e hoje é comum encontrar diferentes modelos no estilo, alguns até com espelhos em toda a sua extensão, tornando-o ainda mais atraente.

A principal vantagem desse modelo de porta é sem dúvida, o melhor aproveitamento de espaço do ambiente.

Pelo fato de as portas abrirem para o lado, não é necessário ter a preocupação de quando abertas, se elas vão bater em algum outro componente do cômodo, o que proporciona uma liberdade maior na hora de decorar o quarto.

Esse tipo de abertura melhora também a circulação pelo cômodo, que não será atrapalhada quando as portas estiverem abertas. Logo, é o modelo mais indicado para espaços pequenos.

Porta de abrir

Esse é o modelo em que as portas abrem para fora, nos guarda-roupas tradicionais. Mesmo com o considerável aumento do número de adeptos à porta de correr, ainda é possível encontrar boas opções desse móvel mais 'clássico'. A principal vantagem desse modelo de porta está no preço. Ele é significativamente mais barato, se comparado aos modelos com portas de correr similares (qualidade da madeira, tamanho, marca).

Para quem tem um orçamento mais apertado, essa alternativa oferece um móvel com qualidade e capacidade de organizar bem todas as roupas e demais acessórios.  Logo, ao optar por ele, saiba que o ambiente deve ter um espaço considerável, a fim de evitar que as portas quando abertas batam em algum outro componente do quarto, assim como, garantir uma boa circulação no ambiente.

Atenção na hora da compra. Confira o que deve ser avaliado antes de optar por cada modelo.

Modelos com portas de correr

Nesses modelos de guarda-roupa com portas de correr, o mecanismo de abertura é bem mais complexo e importante do que nos modelos mais tradicionais (portas de abrir). Ou seja, se houver qualquer tipo de problema nos trilhos e roldanas, o móvel praticamente ficará inutilizável.

Por esse motivo, na hora da compra, é de suma importância observar atentamente a qualidade das ferragens do armário. Se porventura não for possível ver o móvel pessoalmente, fique atento às reclamações de outros consumidores.

Modelos com porta de abrir

A qualidade da madeira de qualquer móvel que você for comprar merece toda a atenção. Em relação ao guarda-roupa com portas de abrir, atente-se para dobradiças e puxadores.

Embora sejam peças relativamente baratas e fáceis de encontrar, podem causar algum tipo de transtorno se precisar trocá-las.

Afinal, qual a melhor opção?

Ambos têm pontos bem claros, positivos e negativos, e a escolha vai depender da importância que você dá para cada um deles. O orçamento disponível para comprar o móvel faz muita diferença, assim como a qualidade da madeira e tipo de ferragens, que devem ter uma importância até mesmo maior que o modo de abertura, caso o seu quarto tenha um espaço significativo.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo