Mobile Marketing - A importância de obter o consentimento de seus clientes

Mobile Marketing - A importância de obter o consentimento de seus clientesMobile Marketing ou Marketing de SMS, é o marketing  baseado em permissão que aproveita a ubiquidade dos dispositivos móveis e a prevalência de mensagens de texto. As taxas de sucesso podem ser muito interessantes para empresas de todos os tamanhos.

No entanto, como o marketing está se tornando uma coisa cada vez mais banal em nossa vida cotidiana, é fundamental que os anunciantes não extrapolem a linha do direito à privacidade e acabem queimando seu público-alvo.

O mobile marketing sempre deve ser feito com a permissão dos usuários, a prática de obtenção do consentimento dos consumidores com antecedência em um diálogo de marketing continua valendo em dispositivos móveis, e isso só pode ser obtido se houver uma troca que envolva algum tipo de valor.

Esta forma de interação aumenta o ROI (retorno sobre o investimento), além de todas as outras ferramentas de marketing, como o banco de dados de clientes composto por consumidores que gostam da sua marca agora e que poderão continuar a gostar no futuro, isso é claro, se não sentirem que sua privacidade está sendo invadida por anúncios que eles simplesmente não pediram para ver.

Marketing baseado em permissão é, sem dúvida, um ingrediente chave para a eficácia do marketing móvel.

As regras de ouro para o marketing baseado em permissão: 

1- O cliente se cadastra por opção própria - Opt-in;
2- O cliente pode se descadastrar por opção própria, e a qualquer tempo - Opt-out. 

Estas duas ações, opt in e opt out, devem ser claras e acessíveis. A maneira mais simples e mais popular para incentivar um opt-in é usar "palavras-chave" como "shortcode", ou seja: palavra-chave "pizza" passa a ser o código "51122".

Sem permissão, sua "estratégia de marketing" se torna mais uma "campanha de marketing" ou "marketing de interrupção". As pessoas vão reagir negativamente para a sua mensagem. Spam com conteúdo indesejado vai manchar sua marca e seu negócio, resultando em potenciais clientes que estarão fora de suas listas de assinantes.

Toda campanha de SMS por lei deve incluir uma opção opt-out. Os clientes devem se sentir confiantes de que podem sair de suas listas, a qualquer momento, ou seja, por mensagens de texto a palavra-chave seguida da palavra "STOP". Ao fazê-lo, o número de telefone "opt out" do cliente é automaticamente removido de todas as suas listas de assinantes e, posteriormente, adicionado à sua lista de opt-out. O  sistema  de envio irá bloquear quaisquer mensagens que estão sendo enviadas para este número de sua conta. Se você tentar importar o número no futuro, o sistema irá reconhecê-lo e a importação será negada.

Para maximizar os efeitos e resultados de suas campanhas de marketing, certifique-se de incluir um "opt"em suas próximas ações. Boa sorte com suas campanhas de SMS. 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo