Conheça a tendência da alimentação natural para pets

Dieta tem despertado interesse de pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e livre de conservantes para seus pets. Conheça seu funcionamento e os cuidados necessários.

 

A alimentação é um fator essencial para manter uma boa saúde. Essa regra não é válida somente para humanos, mas também para animais. Até poucos anos atrás, o mais comum era passar no veterinário para identificar qual era a ração mais adequada para o seu bichinho de estimação. 

Contudo, nos últimos anos, uma nova tendência vem conquistando espaço em diferentes países, como a Austrália e os Estados Unidos: a alimentação natural para pets, que envolve comida fresca e natural, sem corantes, conservantes nem agentes de sabor.

Nesse sentido, se você está buscando comidas saudáveis para o seu bichinho, mas ainda não sabe como esse novo movimento funciona, confira, a seguir, algumas informações do que fornecer a ele para manter uma dieta balanceada e mais natural.

O que é?

A alimentação natural (AN) é definida como toda dieta balanceada e saudável, preparada a partir de ingredientes frescos, de qualidade e selecionados, capazes de suprir todas as necessidades nutricionais do animal.

A preferência é por carnes magras (como frango e porco), vísceras em menor quantidade e ovos, além de cereais como o arroz integral e legumes como abóbora, mandioquinha, cenoura, brócolis, batata e chuchu.

Para quem deseja conhecer mais essa tendência, é fundamental lembrar que a alimentação natural não é resto da nossa comida. Dar restos das refeições do almoço ou da janta é uma prática recorrente sobretudo para quem tem cachorros em casa.

É preciso cuidar com essa prática porque os humanos têm necessidades nutricionais diferentes das de outros animais. A cebola e o alho podem ser bastante prejudiciais para animais como o papagaio. Por isso, é fundamental verificar com um(a) veterinário(a) quais são os alimentos que fazem mal ao seu pet e não incluí-los na dieta dele.

Antes de trocar a alimentação, vale visitar o(a) veterinário(a) para verificar como está a saúde dele. Só após realizados todos os exames (e conferir que está tudo bem) a transição alimentar deve ser iniciada.

Como preparar?

Esse tipo de alimentação pode ser fornecida sob a forma cozida ou crua (com ossos ou sem ossos, no caso de cães). Na forma cozida, todos os ingredientes passam por um preparo capaz de dar um sabor que os atraia mais — inclusive os mais exigentes. Essa forma é mais adequada para animais que não gostam de alimentos crus ou com ossos.

A dieta feita de alimentos crus sem ossos está mais alinhada à fisiologia do animal e é inspirada no modelo BARF (“Comida Crua Biologicamente Apropriada”, em português), desenvolvida nos anos 1980 para tentar imitar a dieta natural dos lobos (parentes dos cães). Essa alimentação é bastante carnívora e com poucos legumes crus picados no liquidificador.

Por fim, existe ainda a alimentação feita de alimentos crus e sem ossos, que envolve carnes e vísceras cruas com vegetais e carboidratos cozidos (triturados, no caso de gatos). Essa opção demanda disciplina e organização para preparar as porções em quantidades corretas.

Estude bem

Como qualquer mudança de hábito, uma nova dieta exige informações confiáveis e uma atualização constante. Fornecer uma alimentação natural dá mais trabalho do que comprar um pacote de ração, por isso, avalie se você está realmente disposto a dedicar tempo para estudar e buscar acompanhamento profissional sobre isso.

É comum encontrar veterinários que tenham preconceitos sobre alimentação natural, mas isso ocorre, pois, a maioria dos donos começa com a mudança por si próprios, sem critérios nem maiores avaliações. A recomendação dos profissionais da área é: prefira uma ração a uma dieta caseira desbalanceada.

Embora a intenção de iniciar a transição alimentar do seu pet seja acertada, já que uma boa alimentação natural aumenta naturalmente a ingestão de água, controla a obesidade, reduz alergias, doenças na pele e no aparelho digestivo, é fundamental ter cuidado para não privar o seu bichinho de nutrientes essenciais para o seu organismo.

 

 

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo