5 dúvidas comuns de quem está começando a criar um e-commerce

Entenda a importância da plataforma digital e quais são as opções disponíveis de forma de pagamento para quem vende na internet. Muitos empreendedores enxergam na internet a possibilidade de expandir ou criar um negócio de sucesso. A ferramenta auxilia a visibilidade e impulsiona diversos empreendimentos, fazendo com que alcancem um novo público e mudem de vida.


Entretanto, você sabe o que é necessário para conseguir criar uma plataforma de vendas do zero e quais são as principais dúvidas de quem tem interesse em entrar nesse mundo agora? Se você está planejando explorar essa possibilidade, neste texto, conheça as respostas para algumas das perguntas mais comuns envolvendo o tema.

Como montar uma loja virtual?

Para quem vai entrar nesse ramo, esta deve ser uma das primeiras dúvidas relacionadas ao assunto. A resposta para ela requer o devido planejamento. Para criar uma loja virtual, é necessário que você tenha definido quais produtos irá vender e qual é o seu diferencial. Você deve conhecer o mercado em que está se inserindo para saber como pode se destacar.

Além disso, você precisa criar um CNPJ para a sua empresa, registrar a marca e definir o público para o qual você quer vender. Também é necessário decidir se terá uma loja própria ou irá vender em marketplaces, ou seja, anunciar o seu produto em grandes sites, que contam com uma diversidade de vendedores distintos.

O que é e como escolher a plataforma de e-commerce?

Se você pretende ter uma loja própria, precisa prestar atenção na hora de decidir qual será a sua plataforma de e-commerce. É por meio dela que você irá gerenciar a sua loja on-line, executando tarefas como separar pedidos, cadastrar produtos, definir categorias, gerenciar dados de base de clientes, entre outros.

Para escolher a plataforma, você deve levar em conta as necessidades do seu empreendimento. É preciso que você observe a usabilidade e a praticidade da plataforma, quais ferramentas são úteis para o seu negócio, assim como se há segurança de suas informações e dos dados dos seus clientes.

Outro ponto importante é que, por meio da plataforma digital, o seu cliente terá contato com sua loja. Assim, ela precisa ser de fácil manuseio para o usuário, contando com um layout convidativo, no qual ele possa encontrar o que precisa de forma intuitiva.

Devo disponibilizar atendimento ao cliente?

Esta é uma parte da sua loja virtual que não pode faltar. O atendimento ajuda a dar credibilidade ao seu negócio, sendo uma das formas de melhorar a sua experiência com os clientes. As vendas on-line costumam gerar mais dúvidas que as compras de lojas físicas, portanto, é preciso ter uma equipe qualificada para poder solucionar todas as questões.

Assim, procure oferecer atendimento ao cliente das mais variadas formas possíveis: telefone, chat, e-mail e redes sociais. Não se esqueça que você também deve se preocupar com o pós-venda, pois é nele que você irá medir a satisfação do cliente, auxiliar em caso de devolução ou troca e identificar eventuais problemas.

Preciso de uma equipe 24h?

A sua loja virtual funciona 24 horas, mas isso não quer dizer que você precisa ter uma equipe de vendas que trabalhe em tempo integral. O atendimento da sua loja, assim como o andamento de pedidos e a resposta de e-mails, pode ocorrer em horário comercial.

Faça com que seu horário de atendimento esteja claro para os seus clientes. Assim, eles saberão que qualquer dúvida ou pendência será resolvida no próximo dia útil.

Como funciona o pagamento e a entrega?

Este é outro aspecto importante do ambiente on-line. Você precisa escolher entre as diferentes formas de pagamento disponíveis, como boleto, depósito bancário, cartão de crédito e débito.

Para tornar isso mais seguro e dar mais confiança para os seus clientes, muitos serviços financeiros promovem campanhas educacionais sobre compras on-line seguras. Você pode exibir e promover indicativos de credibilidade sobre a segurança desses credenciadores externos em seu site, garantindo que a venda ocorrerá sem riscos.

Em relação às entregas, é normal que muitas lojas utilizem o serviço dos Correios ou de transportadoras. Nesse caso, é importante que sua plataforma esteja integrada às empresas escolhidas para que fique mais fácil calcular o valor do frete e enviar os códigos de rastreio.

Existem outras formas de realizar a entrega, como por meio de bicicleta com retirada no local ou pessoalmente, para as compras que ocorreram na cidade em que você está. A escolha deve ocorrer com base no modelo que melhor se encaixa nas suas operações.

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