Como fazer seus clientes delirarem com sua marca

Como fazer seus cliente delirarem com sua marca

Virgin. Starbucks. O que esses dois tem em comum? Não é o melhor "café" ou "os melhores planos de viagem", mas milhares de pessoas no mundo todo simplesmente amam comprar dessas empresas. E na maioria das vezes elas não se importam em pagar mais caro. 

Mas, se elas não são as melhores, por que os consumidores adoram tanto estarem ligados com essas marcas? Não parece lógico pagar mais caro quando existem alternativas iguais no mercado. A resposta está na transparência dessas marcas.

Se há uma coisa na qual essas empresas são melhores, é a capacidade de construir uma marca autêntica. Foi assim que se tornaram líderes em seu mercado em tempo tão curto.

O aumento contínuo das plataformas de redes sociais impõe a necessidade de que as marcas se tornem mais humanas. Os consumidores não estão mais comprando apenas dos grandes conglomerados que estabeleceram sua presença simplesmente por ter maior poder econômico ou porque foram fundados a mais de 50 anos.

Você não precisa sempre ter o melhor produto do mercado para vencer seus concorrentes, você precisa sim ter a melhor história.

1- Dê um rosto à sua marca.

2- Fale menos do seu produto e mais de você mesmo.

3- Seja ousado.

Os novos consumidores querem saber qual é a sua "motivação".

Eles querem saber de forma detalhada o porque de sua empresa fazer o que faz, e como eles podem participar desse incrível processo com você.

A ascensão da tecnologia e redes sociais tem feito com que o nível de concorrência aumente abruptamente em todos segmentos de mercado. Uma vez que hoje é muito mais barato, fácil e rápido começar seu próprio negócio, especialmente se seu produto ou serviço estiver ligado de alguma forma ao setor de software, qualquer negócio que estiver surgindo agora certamente enfrentará uma concorrência feroz.

Portanto, é melhor você estar pronto.

Com a abundância de informações disponíveis online, o consumidor moderno tornou-se incrivelmente inteligente. ´A transparência é o novo preto´.  Isto significa que se você não for capaz de inserir seus clientes em seu negócio - seja você um empreendedor solitário ou uma grande empresa com milhares de funcionários - você já está perdendo a onda.

E o que é ainda mais importante, se seus concorrentes já estiverem construindo essa relação de transparência com o mercado, você já está perdendo a confiança de seus clientes. Vivemos em um mundo onde você está a uma distância de apenas 140 caracteres de ter sua reputação arruinada. Nunca esqueça isso.

Então, o que tudo isso significa? O que você pode fazer para começar a construir esta relação autêntica com o seu público?

Podemos começar com os três tópicos a seguir:


1- Dê um rosto à sua marca.
O futuro do marketing está em plataformas. É por isso que líderes de mercado estão investindo em celebridades on-line que construíram sua audiência em suas respectivas plataformas. Há uma razão pela qual celebridades podem cobrar milhares de reais por um vídeo de apenas alguns segundos.

Grandes empresários como Richard Branson por exemplo já estão entrelaçando sua marca pessoal com a de suas empresas. Agora, sempre que os consumidores pensam na Virgin, eles pensam também em Richard Branson. Uma das muitas razões pelas quais muitos consumidores americanos escolheriam a Virgin em vez de seus concorrentes é justamente por causa da admiração que tem por ele. O propósito e os valores da Virgin são claros, muito parecidos com o que Branson passa de sua personalidade. Eles incorporam divertimento, acima e além do serviço e criatividade em todos os negócios que constroem.

Não se esconda por trás do nome da sua marca, procure estar sempre a frente dela.

2- Fale menos do seu produto e mais de você mesmo.
Ninguém se importa que o seu software carrega três segundos mais rápido do que o dos seus concorrentes, ou que você tem o preço mais barato no mercado. As pessoas compram motivadas por emoções. É por isso que os clientes pagam mais caro por um café no Starbucks, em vez de ir no cafezinho ao lado.

Em vez de falar sobre as melhores características do seu produto, procure expôr a sua "motivação" e tornar-se maior do que o produto ou serviço que você está vendendo. Quais são seus valores? Como você se envolve com os problemas de seus clientes, a fim de atendê-los melhor? E ainda mais importante, como você está fazendo do mundo um lugar melhor?

Você não precisa sempre ter o melhor produto do mercado para vencer seus concorrentes, você precisa sim ter a melhor história.

3- Seja ousado.
Esteja disposto a colocar tudo na mesa para construir a reputação da sua marca e servir seus clientes. Isto pode significar sacrificar os lucros no curto prazo ou revelar informações exclusivas para mostrar que sua empresa esta mais viva do que nunca. 

É por isso que algumas das maiores empresas do planeta mostram seus ressultados aos quatro ventos, eles literalmente divulgam toda a informação que podem na hora de mostrar ao mercado que realmente são transparentes. Ter canais abertos nas redes sociais para ouvir seus clientes é o mínimo que se espera de uma empresa moderna, mas só isso já não basta.


Não estamos dizendo que você deva começar a divulgar todos os seus demonstrativos financeiros ao público, mas se empresas que hoje são líderes de mercado já fazem isso procurando demonstrar transparência, por que você ainda não começou?

Num futuro bem próximo, haverá dois tipos de empresas. Uma marca percebida como extremamente honesta, e a marca X. E você precisa decidir qual delas você quer ser, porque é melhor mostrar quem você é antes de ter que ouvir a pergunta sobre quem é você?

 

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