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Será que sua estratégia de SEO tem vida longa?

Será que sua estratégia de SEO tem vida longa?

Alguns conceitos a considerar na hora de avaliar se a estratégia de SEO que você está usando hoje poderá sobreviver aos próximos anos com toda a evolução tecnológica que vem por aí, se ela continuará a produzir dividendos para a sua empresa ou poderá causar danos à sua marca no futuro. 

Mas como podemos ter certeza de que estamos no caminho certo, já que em se tratando de futuro, o mercado de SEO é um imenso território especulativo e tumultuado?

Os mecanismos de busca, assim como toda a indústria de tecnologia evoluem de maneira muito rápida, e o comportamento dos usuários tende a acompanhar toda essa evolução. Há apenas alguns anos, dispositivos mobile nem sequer eram considerados na hora de pensar em estratégias de marketing na internet e além disso, a qualidade do conteúdo também não tinha a menor relevância.

Você podia facilmente chegar ao top 10 do Google, apenas com algumas boas palavras-chave e um bom trabalho de linkbuilding, mas isso é passado.

Se tentarmos olhar dez anos a frente à partir de hoje, precisaremos imaginar uma internet muito, mas muito diferente, onde as hábitos dos usuários, assim como os dispositivos que usarão farão com que o que temos hoje pareça ...., bom você mesmo pode completar a frase.

Então, como você pode ter certeza de que as estratégias de SEO que você está aplicando hoje não se tornarão irrelevantes ou pior, voltarão para assombrar você, causando sérios dados a sua marca?

Como saber se sua estratégia de SEO é: 'á prova de tempo'?

O SEO à prova de tempo

Como todos sabemos SEO não é uma estratégia da qual devemos esperar resultados no curto prazo. Então, cuidado para não cometer esse erro e acabar pagando caro.

O Google já consegue, há algum tempo, identificar aqueles que tentam manipular seus resultados e adotou formas de desencorajar essas artimanhas.  

E como se não bastasse, a maioria das 'táticas' usadas para impulsionar resultados de pesquisa tendem estranhamente a prejudicar a experiência dos usuários. Se levarmos isso em consideração, podemos concluir que o melhor a se fazer é implantarmos ações mais lentas, de longo prazo e de alta qualidade. Ter uma visão de futuro mais ampla é a melhor forma de maximizar o potencial de retorno de seus esforços atuais.

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O SEO moderno é apenas parte do trabalho.

Uma boa analogia para isso seria: Imagine que você tem uma máquina que gera dinheiro, sendo que ela gera, a cada dia, um pouco mais de dinheiro.

Agora me diga, seria ou não do seu maior interesse que a tal máquina ficasse o maior tempo possível ligada?

Bom, se sua reposta for SIM, como podemos ter certeza de que sua estratégia atual de SEO está no caminho certo e que não voltará para te assombrar no futuro?

1- Não devemos usar estratégias que atendam a apenas uma única função 

E esta é uma das principais regras desse jogo, hoje, porque existem algumas táticas que acabam sendo úteis apenas para SEO, e isso pode ser um erro crasso. Por exemplo, publicar testemunhos de clientes pode ajudar a aumentar a credibilidade e visibilidade da sua marca, além de ser uma importante técnica de produção de conteúdo relevante para ajudar no SEO. 

E isso ainda oferece aos seus usuários mais e mais informação sobre você e sua empresa, aumentando a autoridade da marca em seu segmento de mercado, o que pode aumentar as taxas de conversão. 

2- Fazer o que é melhor, para os usuários

Uma grande estratégia de SEO é aquela onde encontramos um equilíbrio entre oferecer uma boa experiência para os usuários e ainda atender as exigências dos motores de busca.

E se pensarmos que o objetivo dos buscadores é justamente apresentar as melhores experiências para os usuários, podemos concluir que uma grande estratégia de SEO é justamente aquela onde há um equilíbrio com pequenas variações de um lado ou de outro.

Então se você está pensando na qualidade da informação que oferece aos seus clientes, você realmente não precisa se preocupar em ser penalizado no futuro. Afinal, se é bom para os usuários, não há razão para você ser penalizado pelos buscadores, não é verdade?

3- Você está preocupado com a queda nos resultados de busca

Você já sabe se sua estratégia de SEO é duradoura ou não, você apenas não assimilou a ideia, ainda. Você está preocupado com a diminuição dos resultados de pesquisa ou você está confiante de que seu trabalho de SEO poderá gerar frutos por muito tempo ainda?

Se você está com a segunda opção, então sabe que está fazendo tudo da maneira correta e não precisa ter medo do futuro. Mas se está fazendo apostas em técnicas duvidosas, então você realmente deveria começar a se preocupar com as possíveis penalidades que certamente virão.

4- O poder da adaptação

As alterações nas regras do jogo não são mais tão inesperadas e repentinas, como era antigamente, além disso vivemos o alvorecer da inteligência digital, o que fará com que as mudanças sejam mais frequentes e graduais.   

E isso significa que você pode ir adaptando sua estratégia de maneira lenta e gradual, porém ininterrupta, ao longo do tempo. Mas, apesar das mudanças serem mais suaves hoje é preciso ter o cuidado para não deixar de lado esse processo de adaptação e acabar fazendo parte do time do pessoal que gosta de procrastinar e acaba tendo que correr muito atrás para se alinhar com as novas regras.

Para fechar. Não há como prever com exatidão o que vem por aí, podemos apenas especular, mas a verdade é que se você seguir os conceitos que acabamos de ver, é muito provável que continuará colhendo bons frutos por longos anos ainda.

 

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