Google+

WhatsApp irá solicitar biometria na hora de acessar o app no computadorZoopCreative

O WhatsApp anunciou, na quinta-feira (28), mais uma ferramenta para autenticação através de...

695 visitantes online

Gato pode beber leite? E a ração para os filhotes, precisa ser mesmo diferenciada?

Uma das principais preocupações de todo tutor de gato é manter o pet bem nutrido e saudável. O problema é que, enquanto uns falam de alimentação com ração, outros dizem que o alimento deveria ser natural. Então, quem está certo?



Sem querer, algumas pessoas acabam espalhando muita desinformação sobre a alimentação ideal para gatos. Para você não ser mais uma dessas pessoas seguindo e propagando conselhos errados, a dica é sempre buscar informações em sites confiáveis e se a dúvida persistir, checar com um veterinário da sua confiança.

Para facilitar o seu trabalho na esolha da comida do seu gato, separamos alguns dos principais mitos e verdades sobre a alimentação dos gatos.

Ração úmida só é permitida de vez em quando — Mito

Assim como acontece com as rações secas, a maior parte das comidas úmidas é balanceada e completa. Além disso, elas ajudam na hidratação dos gatos, sendo recomendadas especialmente para aqueles animais que não tomam muita água.

Inclusive, a maioria dos gatos gosta mais da ração úmida que da seca, o problema é que elas costumam custar mais caro e ter menor prazo de validade. Esse tipo de alimento só não é indicado para os filhotes recém-nascidos, pois pode ser muito salgado para o paladar sensível dos deles.

Gatos não devem tomar leite de vaca — Verdade

Apesar de ser senso comum os gatos gostarem de leite, o alimento pode fazer mal para os animais, já que muitos desenvolvem intolerância à lactose. Caso o gatinho não possa ser amamentado pela mãe nos primeiros dias de vida, opte por leites específicos, que podem ser encontrados em pet shops.

Rações para gatos adultos e filhotes são a mesma coisa — Mito

Quando os gatos são filhotes, eles comem em menor quantidade, mas precisam de mais energia para o crescimento. É importante alimentá-los com rações específicas até que atinjam um ano porque elas possuem o balanço de nutrientes que eles precisam nessa fase.

Por ser mais nutritiva, a ração para filhotes não deve ser oferecida para os gatos adultos, pois eles comem em maior quantidade, o que pode favorecer a obesidade.

Gatos precisam de muita proteína — Verdade

Os gatos são felinos, portanto, possuem semelhanças com os leões e os tigres. Naturalmente, eles são carnívoros e precisam de mais proteínas que outros animais. Também é da proteína que eles tiram energia — ao contrário dos humanos, nos quais o carboidrato é o responsável por isso.

A maior parte das rações com proteína animal possui uma quantidade equilibrada de carne, balanceada com vegetais e outros nutrientes necessários. Ao optar por versões veganas e vegetarianas, é importante verificar as informações nutricionais.

Gato come peixe quando está na natureza — Mito

Os gatos não domésticos costumam se alimentar de roedores, pássaros, pequenos répteis e insetos. Os peixes vivem na água, portanto, normalmente, não fazem parte da cadeia alimentar dos felinos que, inclusive, podem desenvolver alergia.

O mito pode ter surgido porque os gatos, de fato, são atraídos pelo cheiro forte dos peixes, especialmente enlatados.

Gatos não devem comer comida humana — Depende

Embora a ração seja a melhor forma de garantir o balanço nutricional adequado para o seu pet, alguns alimentos humanos podem ser oferecidos para os gatos, especialmente os naturais, que fazem até bem.

O problema de oferecer a nossa comida para os animais é que elas costumam ser bem temperadas. Alho, cebola, sal e outros condimentos podem não ser bem digeridos pelo organismo deles.

No entanto, se você tem tempo e disposição para fazer comida especificamente para o pet, sempre consulte um veterinário sobre quais alimentos deve ou não incluir nessas porções.



...

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X