Google+

Urso surpreende equipe que produzia comercial. Demais!!!ZoopCreative

 Urso surpreende equipe que produzia comercial. Demais!!! 

Uma visita 'inesperada' aconteceu quando uma equipe de filmagem se preparava para gravar um...

793 visitantes online

Duas ideias de passeio em Ouro Preto

As ruas ladrilhadas, os casarões com grandes sacadas, as montanhas e uma arquitetura singular são apenas alguns atrativos que tornam Ouro Preto uma cidade digna de ser explorada a fundo. 

Rica em detalhes, história e poesia, a antiga Vila Rica se assemelha a um quadro vivo. É possível identificar beleza até mesmo antes de entrar na cidade. Parte da biodiversidade é vista da Estrada Real, um caminho criado durante o Império Português no Brasil.

Em Ouro Preto tem linhas de ônibus para quem vai do Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória curtir um passeio. Para quem mora em outros lugares do país é preciso ir até a capital, Belo Horizonte, para embarcar em um ônibus e chegar até a bela e pacata cidade.
Existem outras opções de traslados, as agências de turismo, inclusive um Circuito Estrada Real, para quem deseja conhecer outras cidades mineiras que estão no trajeto.

As pousadas e hotéis de Ouro Preto geralmente seguem o estilo barroco da cidade, um café da manhã “A La” mineira e quartos com vista privilegiada para as igrejas, afinal seria um desperdício passear na cidade sem amanhecer sem ver a neblina tomando as montanhas e as torres das igrejas, uma paisagem tradicional da janela, cantada por Lô Borges.

Aonde ir em Ouro Preto

Museu da Inconfidência 

Inaugurado na década de 40, o Museu da Inconfidência, que era a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica, foi criada a partir da ideia e sob o governo de Getúlio Vagas, que visava à restauração da identidade brasileira.

Ele fica localizado na Praça Tiradentes, o apogeu de Ouro Preto, onde também fica localizada a Estátua de Tiradentes e a Igreja Nossa Senhora do Carmo. De um lado está a famosa Rua Direita, que desemboca na Rua São José, onde fica a Casa de Gonzaga, e do outro lado da praça se encontra a Rua do Ouvidor, que dá acesso ao bairro Antônio Dias, onde fica a Mina do Chico Rei e a casa de Marília de Dirceu.

Como podemos perceber é possível conhecer o Museu da Inconfidência e em seguida escolher o melhor passeio pelo centro tombado de Ouro Preto, sem dúvida o Museu é um “pontapé” inicial incrível para desbravar a cidade que exala arte e história.
A Inconfidência Mineira foi um movimento político de revolta contra o Império Português sob o Brasil que aconteceu em 1989. Ela teve como principal representante a figura de Tiradentes, que virou mártir após ser morto por conspirar contra Portugal.
O Museu da Inconfidência possui três divisões que abrigam valiosos acervos:

- Anexo I: Auditório, Sala Manoel da Costa Athaíde e Reserva Técnica (ao lado do prédio principal)

- Anexo II: Direção do Museu, Administração, Laboratório de Conservação e Restauração, Setores Técnicos, Segurança e Serviços Gerais (ao lado do prédio principal)

- Anexo III – Casa do Pilar: Arquivo Histórico e de Musicologia, Biblioteca, Educativo e Almoxarifado (Rua do Pilar, 76)

Igreja São Francisco de Assis

Localizada no coração de Ouro Preto, a Igreja São Francisco de Assis é especial, pois é um dos pontos turísticos que mais evidencia o movimento artístico barroco mineiro.
O local religioso que recebe obras de ninguém menos que Aleijadinho e Mestre Ataíde, que em um projeto único, deixaram o local com um charme italiano, sem perder a brasilidade. É a chamada arte colonial brasileira, que recebe influências de outros países, mas acrescenta a sua pitada “brazuca”.


A São Francisco é uma dos pontos mais procurados da cidade. Com elementos decorativos no estilo Rococó, o teto da igreja recebe uma imagem segundo uma perspectiva de Ataíde de como é o céu em outra dimensão. Com a imagem de Nossa Senhora da Porciúncula, porém com traços negros, diferente da italiana, cercada por anjos barrocos músicos, o teto da igreja é sem dúvida um colírio para os olhos dos turistas e moradores da cidade histórica, todas as obras do patrimônio estão em perfeita harmonia, de uma fachada feira por Aleijadinho até o altar-mor de ouro maciço. 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X