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O marketing contextual é a arma secreta de todos os anunciantes. Você verá o que é exatamente isso e quais vantagens de publicidade estratégica você pode tirar disso.
O que é marketing contextual?
Vamos começar com a pergunta mais importante: o que exatamente é marketing contextual? A publicidade contextual funciona reconhecendo o conteúdo editorial e incorporando-o a essa publicidade.
Isso significa que nenhum dado do usuário precisa ser interceptado por meio de cookies. Em vez disso, a IA é usada para colocar publicidade onde os usuários são mais receptivos a ela.
Uma tecnologia de IA contextual detecta automaticamente o conteúdo (imagens, vídeos e textos) e o contexto em que estão localizados. Por exemplo, se a imagem de um artigo é sobre um carro, comida, atividades de lazer, uma situação de viagem ou mudança climática.
Vários recursos são classificados automaticamente para cada imagem, texto ou vídeo, atribuídos a um tema em foco e determinados ambientes de publicidade. Se um cliente reserva veiculações publicitárias sobre o tema “energia verde”, a veiculação do seu produto ocorre automaticamente no ambiente editorial desse tema, por exemplo, em um artigo, foto ou vídeo sobre sapatenis masculino.
Isso acontece sem a ajuda de cookies e é totalmente compatível com GDPR, já que não há análise dos dados do usuário, apenas o conteúdo das páginas do editor colaborador.
Através da combinação de visão computacional e algoritmos de processamento de linguagem natural, a categorização do conteúdo online é extremamente precisa, o que é absolutamente crucial para os clientes de publicidade.
O marketing contextual traz para você essas 4 vantagens
1. Campanhas Relevantes
Uma vez que o conteúdo dos respectivos anúncios corresponde ao artigo lido pelo usuário, o usuário é retirado exatamente de onde já se encontra no contexto do tema.
Na melhor das hipóteses, uma propaganda que seja executada de forma adequada oferece a solução certa para a preocupação ou problema atual do usuário e, portanto, parece significativamente mais relevante do que mensagens publicitárias colocadas em outro lugar.
2. Menos problemático em relação à proteção de dados
A proteção de dados é regulamentada cada vez mais estritamente em muitos países. A publicidade contextual pode ser usada para segmentação sem construir plataformas de gerenciamento de dados ou perfis de usuário semelhantes.
Em contraste com as formas tradicionais de publicidade online, o foco aqui não está nos dados do usuário, mas no conteúdo de um artigo por exemplo de marketing para lojas de calçados, que é informativo e agrega para o usuário. Isso significa que a proteção de dados durante a segmentação de artigos, ou seja, o conteúdo, é menos problemática do que a segmentação de usuários.
3. Não são necessários cookies
Uma grande vantagem do marketing contextual: os cookies não são necessários. Os cookies rastreiam o comportamento do usuário e são cada vez mais regulamentados no Brasil.
Essa tarefa é realizada pela tecnologia de IA em publicidade contextual, de modo que essa forma de publicidade é uma alternativa bem-vinda aos formulários de rastreamento. Desta forma, você também alcança os acusadores de cookies e evita problemas de proteção de dados.
4. Nenhum usuário incomodado
Provavelmente, o maior obstáculo na veiculação de uma propaganda eficaz é óbvio: a rejeição e o aborrecimento dos usuários. Porque quem navega na Internet inevitavelmente tem que lidar com anúncios que não param de pipocar.
No caso da publicidade contextual, a rejeição dos usuários provavelmente será muito menor. Porque os tópicos tocados (identificados pela tecnologia especial de IA) são de interesse do usuário de qualquer maneira e, portanto, fornecem valor agregado real - em contraste com anúncios colocados convencionalmente.