Google+

Nossos hábitos nas redes sociais [Infográfico]ZoopCreative

Empresas especializadas em pesquisa e marketing (Hi-Mídia e M. Sense), desenvolveram estudo com...

476 visitantes online

Ter um cachorro ou gato faz bem para a saúde?

Animais de estimação podem diminuir o estresse e os sentimentos de solidão, melhorar a saúde do coração e até ajudar as crianças com suas habilidades emocionais e sociais. Isso é reivindicado pelo NIH (National Institutes of Health), um grupo de instituições de pesquisa médica do governo dos Estados Unidos. Se você está em dúvida se deve ter um animal de estimação, continue lendo para descobrir todos os benefícios.

Durante o período de confinamento implementado em quase todo o mundo por causa da pandemia do COVID-19, levar o cachorro para passear se tornou um momento de relaxamento, quase liberdade, diante de uma situação complexa que nos deixou sem saber como passar o tempo em casa . Para quem costuma conviver com animais, aqueles meses confirmaram algo que já sabiam: seu cachorro, mas gato, peixe, periquito ou cobaia também, para dar alguns exemplos, são muito mais do que apenas um animal de estimação.

Opinião da veterinária

Segundo a médica veterinária Keila Ortêncio (CRMV-SP 14352), que  atende na veterinária de Santo André Uau Uau Que Mia, os tutores apresentam uma forte ligação emocional com os cães e gatos. “Os pets representam grande parte da alegria de vida de muitos tutores, especialmente os que se sentem mais solitários na vida pessoal, não têm família ou muitos amigos. Os cães e gatos são como uma fonte sempre presente para receber e dar amor e carinho.”

Por que ter um animal de estimação? é melhor adotar ou comprar?

De acordo com a hipótese da biofilia desenvolvida pelo biólogo americano Edward O. Wilson, o ser humano possui uma afinidade inata pelos seres vivos e existem parâmetros fisiológicos que indicam os benefícios do contato entre pessoas e animais. Por exemplo, na presença de cães e gatos, liberamos o hormônio do prazer oxitocina, enquanto o nível do hormônio do estresse cortisol diminui.

Se você está pensando em adquirir um animal de estimação, deve estar se perguntando: é melhor comprar ou adotar? Ambas as opções são perfeitamente válidas, mas ao tomar uma decisão tenha em mente que só nos Estados Unidos, os abrigos abrigam 6,5 milhões de cães e gatos. De fato, durante o período de bloqueio, as adoções dispararam nos Estados Unidos e em todo o mundo. Antes de tomar uma decisão, lembre-se de que receber o amor incondicional de um animal de estimação envolve uma série de obrigações: encontrá-lo, cuidar de sua saúde e nutrição e nunca abandoná-lo!

Vantagens de ter um animal de estimação

Os benefícios de ter um animal de estimação para recebê-lo na porta ou aconchegar-se no sofá são variados. Vamos dar uma olhada em alguns deles:

Benefícios emocionais

Eles ajudam a combater a depressão e a solidão, pois sua presença estimula o contato físico e a comunicação. Em situações como o confinamento, os animais de estimação forneceram um valioso apoio emocional aos seus donos.

Benefícios anti-stress

Animais de estimação ajudam a manter o estresse sob controle. Os donos de cães fazem mais exercício físico ao passear com eles, e vários estudos mostram que a natureza lenta dos gatos atenua a ansiedade. Além disso, seu ronronar produz uma vibração que é considerada relaxante.

Benefícios educacionais

Para as crianças, cuidar de um animal de estimação é extremamente educativo: ensina a se responsabilizar por um ser vivo, a manter rotinas e a ser mais disciplinado. Também infunde valores como empatia e respeito.

Benefícios sociais

Ter um cão não só o leva ao ar livre, mas também o ajuda a socializar com outros donos de cães. Para os idosos, que muitas vezes moram sozinhos, ter um cachorro é muito positivo, pois ajuda a estabelecer contato com outras pessoas.

Terapia assistida por animais

A relação entre animais de estimação e saúde não é novidade: já em 1790, na Grã-Bretanha, os animais eram usados como terapia para doentes em alguns sanatórios. Essa tendência continua hoje graças a várias iniciativas em hospitais em todo o mundo. 

Estes incluem a Terapia Assistida por Animais, também chamada de Pet Terapia ou Zooterapia, na qual um animal é incorporado como parte de um tratamento com o objetivo direto de melhorar as funções físicas, sociais, emocionais e cognitivas do paciente.

O animal é o principal agente da terapia, que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente. Esta é a conclusão dos autores de artigo publicado na Revista de Medicina. O trabalho foi apresentado na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde. Em estudo realizado em uma casa de repouso no Espírito Santo, com 25 idosos hipertensos. Foi avaliada a influência da pet terapia na pressão arterial dos idosos. Além da nítida percepção de alegria e felicidade, os idosos apresentaram quadro de melhora e bem estar geral. 

Benefícios em ter um cão ou gato

Segundo um estudo do CDC, ter um cachorro aumenta o nível de endorfinas, um peptídeo que funciona como neurotransmissor e é responsável por nos fazer sentir bem; e reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial , diminuindo os triglicerídeos.

Pesquisadores do Instituto de AVC da Universidade de Minnesota monitoraram mais de 4.000 pessoas ao longo de dez anos para analisar a relação entre estresse e problemas cardiovasculares. Eles descobriram que os donos de gatos eram 30% menos propensos a morrer de ataque cardíaco devido a níveis mais baixos de estresse.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X