Google+

Uma estrela gigante dentro do prédioZoopCreative

Uma estrela gigante dentro do prédio

Como parte do festival de arte Xchange Urban 2015 que acontece em Butterworth, Malásia, o...

521 visitantes online

Como a Inteligência Artificial pode favorecer o setor do turismo

A digitalização é cada vez maior na vida cotidiana e pode facilitar muito o processo de preparar viagens. Saiba mais sobre os impactos da tecnologia nesse segmento! Cada vez mais, a vida cotidiana é marcada pela presença digital.

Seja na hora de se deslocar, pedir comida em um restaurante, pesquisar passagens e hospedagem antes de viajar, conhecer pessoas, estudar e trabalhar. É difícil lembrar como era a vida antes de toda a tecnologia de que dispomos hoje.

O mundo dos negócios reconhece a importância da digitalização, mas, especialmente em países como o Brasil, o uso de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) ainda é limitado em diferentes segmentos econômicos.

Alguns dos principais benefícios em adotar a IA em uma empresa é que ela automatiza diferentes processos, reduzindo o tempo e os erros cometidos. Confira mais sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o setor do turismo.

O que é

A Inteligência Artificial é a tecnologia capaz de simular a forma com que o ser humano pensa, aprende e toma decisões. Os computadores precisam ser alimentados com dados e, a partir disso, avaliam e fazem escolhas, expor problemas ou padrões que se repetem e assim  também gerar novas informações.

Essa tecnologia envolve sistemas de aprendizado, algoritmos, redes neurais artificiais, entre outros. A IBM foi uma das primeiras empresas a lançar um computador com inteligência artificial, em 2006. Desde então, o uso da IA só cresce no mundo dos negócios.

Impactos no turismo

Você pode não perceber, mas a IA já é presente no turismo há alguns anos. Um dos usos nesse setor é para compreender o cliente, o que permite personalizar os serviços e produtos oferecidos. Com a IA, é possível cruzar dados e oferecer serviços diferenciados para cada público, o que aumenta as chances de fidelização. Esse recurso é estratégico principalmente para as agências de turismo.

Quem trabalha com vendas online sabe que empresas que investem em Inteligência Artificial disponibilizam um robô atendente para estabelecer o primeiro contato com o usuário bem como a sua triagem, tirando as suas principais dúvidas. Se for necessário, o cliente então é direcionado para um atendente humano, que vai continuar o atendimento. Isso também é verdade no pós-venda, sendo uma ferramenta importante para gerenciar reclamações, o que é importante para realizar uma boa gestão da reputação online de uma empresa.

A IA também pode te ajudar a organizar as suas viagens com mais tranquilidade. Existem diferentes aplicativos que analisam informações de preferências pessoais e hábitos de consumo para sugerir quais destinos e hospedagens podem ser as mais adequadas para cada turista. Os turistas também podem buscar passagens mais baratas de maneira mais rápida a partir de softwares que interagem com programas de milhagem.

O atendimento aos clientes é outra área em que a IA trouxe efeitos notáveis. Um exemplo disso são os chatbots para check-in online ou para quem tem dúvidas ou problemas que precisam ser sanados no site da empresa. Nos aeroportos, essa tecnologia está presente nos processos de reconhecimento facial e biometria.

Em países como a Finlândia, já existem ônibus e carros turísticos autoguiados (que não são dirigidos por nenhum motorista). Na pandemia, foi ampliado o uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada de modo a reduzir a interação física e, assim, as chances de disseminação da Covid.

Na medida que as diversas empresas do setor turístico perceberem os benefícios trazidos pela Inteligência Artificial para os seus negócios, a tendência é que haja mais espaço para os investimentos necessários acontecerem. A pandemia evidenciou que a digitalização é um caminho sem volta para empresas de todos os segmentos e, além de garantir praticidade e agilidade, podem trazer insights e informações relevantes para uma tomada de decisão mais assertiva pelas lideranças.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

 

X